Retinose Pigmentar

O que é Retinose Pigmentar?
Retinose pigmentar é uma doença genética que afeta a retina e o nervo óptico causando uma importante baixa visual. Na retinose pigmentar ocorre uma alteração em algumas células da retina, chamadas de cones e bastonetes. Essas células são responsáveis por transformar a luz em impulsos nervosos que serão levados ao cérebro para a formação das imagens.
Na retinose pigmentar essas células vão sendo progressivamente lesadas e a visão vai piorando aos poucos. Inicialmente a visão a noite e a visão periférica é que são comprometidas.
Embora seja uma doença rara, estima-se que existam mais de 40 mil pessoas com retinose pigmentar no Brasil.
Comparação da retina nomal (esquerda) com a da retinose pigmentar (direita)
 O que causa a retinose pigmentar?
A retinose pigmentar é uma doença genética. Ou seja, o problema está nos genes, nas células do paciente. Como toda doença genética, a doença passa dos pais para os filhos. Porém algumas pessoas apresentam retinose pigmentar sem ter nenhum caso na família. Isso acontece porque pode ocorrer uma mutação genética na hora da formação das células, ainda na vida embrionária, ou também porque os pais tinham o gene da doença mas não manifestaram os sintomas. Já foram identificados mais de 40 genes causadores da retinose pigmentar.
Em resumo, para uma pessoa ter retinose pigmentar ou ela teve uma mutação genética ou herdou os genes da doença de um dos seus pais.
O padrão de herança genética é variado, podendo ser autossômica recessiva (maioria dos casos), autossômica dominante ou recessiva ligada ao cromossomo X.
Todo paciente com retinose pigmentar deve fazer um aconselhamento genético quando quiser ter filhos para saber as chances de transmitir a doença aos seus descendentes.
Quais são os sintomas da retinose pigmentar?
Os primeiros sintomas da retinose pigmentar são dificuldade para enxergar a noite ou em ambientes com pouca luz e diminuição da visão periférica. Frequentemente, esse pacientes relatam que esbarram em objetos, não vêem alguma pessoa que esteja na parte periférica da visão, principalmente a noite.
Com a evolução da doença, a visão central também piora e a dificuldade para enxergar passa a ocorrer também durante o dia.
A doença costuma se manifestar na infância e inicio da adolescência, evoluindo de forma lenta até a fase adulta. E sempre afeta os dois olhos.
 
Nessa sequência de fotos, você percebe a evolução da doença com o tempo

Como é feito o diagnóstico da retinose pigmentar ?

Através de um exame de fundo de olho, o oftalmologista é capaz de identificar alterações típicas da retinose pigmentar. A principal delas é a presença de pequenos pontos pretos na retina chamados “espículas ósseas”. Também são típicos o afinamento dos vasos da retina e a palidez do nervo óptico. (veja as imagens acima)
Exames mais específicos e que auxiliam o diagnóstico e avaliam a gravidade da doença são o eletrorretinograma (ERG multifocal) e o potencial visual evocado (PEV). Esses são exames complexos, chamados de eletrofisiologia ocular, mas que se bem feitos podem auxiliar bastante o oftalmologista.



Exame de eletrorretinografia
Outros exames que podem ajudar são o campo visual para documentar a progressão da doença e o OCT (tomografia de coerência óptica) que ajuda na detecção do edema macular, que ocorre em fases mais avançadas e compromete bastante a visão.
Eu posso transmitir a retinose pigmentar aos meus filhos?
Sim. Como é uma doença genética, ela pode passar de pai (ou mãe) para filho (ou filha). Como já dito antes, todo paciente com retinose pigmentar deve fazer um aconselhamento genético quando quiser ter filhos para saber as chances de transmitir a doença aos seus descendentes.
A retinose pigmentar só causa problemas nos olhos?
Sim. A retinose pigmentar propriamente dita só afeta os olhos. No entanto, algumas pessoas manifestam alterações também em outros órgãos (ouvidos por exemplo). São as chamadas síndromes. Doenças que afetam vários órgãos e também afetam os olhos na forma de retinose pigmentar. Podemos citar como exemplo Sindrome de Bardet-Bidl, Sindrome de Usher, Síndrome de Cockayne entre outras.
Todo paciente com retinose pigmentar deve fazer uma avaliação auditiva.
Tratamento da retinose pigmentar
Apesar de todos os estudos e pesquisas feitos sobre essa doença, ainda não existe um tratamento específico para a retinose pigmentar.
No entanto, o futuro é promissor. Novas pesquisas com terapia genética e uso de células tronco tem sido feitas e poderão interromper o processo de deteriorização das células da retina e até recuperar as células que já foram lesadas. Os resultados iniciais tem sido animadores mas nesse momento ainda não estão disponíveis para uso em pacientes (tanto no Brasil com em nenhum país do mundo).
Em fases muito avançadas alguns pesquisadores tem utilizado uma técnica de implante de um “chip eletrônico na retina”, uma espécie de olho biônico. Os resultados ainda são muito iniciais para dizer se funciona mesmo ou não, mas é mais uma esperança.
Saiba mais sobre o olho biônico para a retinose pigmentar clicando aqui
A suplementação alimentar com vitamina A (palmitato de retinol) em altas doses pode ajudar a retardar a progressão da doença, embora isso ainda não seja um consenso entre os pesquisadores e estudiosos do assunto. No entanto, não tome esses remédios por conta própria. Sempre procure a orientação de um médico. A vitamina A em altas dosagens pode causar problemas.
Se você não tem retinose pigmentar, não tome vitamina A para previnir a doença. Além de não fazer o efeito desejado e ser desnecessário poderá te trazer efeitos colaterais.
 O uso de suplementação de Omega 3 também tem tido resultados controversos. Alguns estudos mostraram benefício mas outros mostratram não ter nenhuma alteração na evolução da doença. O mesmo vale para a vitamina C (ácido ascórbico).
Alguns pesquisadores sugeriram que alguns medicamentos devem ser evitados em pacientes com retinose pigmentar porque podem acelerar a progressão da doença. São elas: Isotretiniona (Roacutan), que é um medicamento usado para acne (espinha); Viagra e similares, usado para disfunção erétil.
Os pacientes com retinose pigmentar podem apresentar edema de mácula e nesses casos, o uso de medicamentos específicos para o edema macular (avastin e lucentis) podem ajudar a melhorar a visão, mesmo que parcialmente.
Na retinose pigmentar também é comum o aparecimento de catarata ocorre de forma precoce e a cirurgia pode ser necessária.
Em casos extremos, aonde a visão atingiu níveis subnormais o uso de óculos especiais, lupas, lentes de aumento etc… podem pelo menos restaurar parte da visão permitindo que a pessoa leia determinados textos ou assista televisão. São os chamados auxílios de visão subnormal.
Cura da retinose pigmentar
A cura para a retinose pigmentar ainda está longe. Mas está cada vez mais perto e passa pelas pesquisas de terapia genética e células tronco. Alguns desses experimentos já foram realizados até aqui no Brasil mas ainda em número reduzido de casos e com pouco tempo de acompanhamento o que inviabiliza o uso desses tratamentos de forma rotineira.

Leia mais sobre o novo tratamento para alguns casos de cegueira. O olho biônico
http://www.medicodeolhos.com/2011/03/olho-bionico-e-retinose-pigmentar.html

Para saber mais sobre Catarata, leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/catarata-diagnostico-e-cirurgia.html
Para saber mais sobre degeneração macular e seu tratamento, leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com/2010/07/degeneracao-macular-dmri.html

About these ads

Sobre wendelteste

blog de teste
Esse post foi publicado em células tronco, cura da retinose pigmentar, retinose pigmentar, tratamento da retinose pigmentar. Bookmark o link permanente.

97 respostas para Retinose Pigmentar

  1. Cristhian disse:

    Olá Dr. Renato,

    Descobri seu blog a pouco tempo e devo lhe parabenizar pelo trabalho feito aqui, sem dúvida ajuda muito gente pouco informada.

    Eu gostaria se possível tirar um dúvida com o Doutor, a cerca de um ano consultei um oftalmologista devido ao fato de eu enxergar pontos “pretos”, estava muito preocupado com isso com medo de um possível “descolamento da retina” mas descobri ser normal devido a minha idade mesmo eu ainda sendo muito novo (20) e nesse caso não ter a ver com tal problema que pensei que fosse. Porém a alguns meses comecei ter uma visão que não sei como descrever especificamente mas é como se estivesse “chiando” como tv forado ar, como se tivessem milhares de bolinhas se mechendo enquanto observo algo, isso piora muito quando se olha pra algo mais claro, e agora estou ainda mais preocupado pois nem dormir direito mais estou conseguindo, quando fecho os olhos me da “aflição” medo de acordar sem visão. Gostaria muito que o Doutor me respondesse o que poderia ser isso, é grave? A proposito tenho astigmatismo e fotofobia.

    Se possível pode responder por email, cristhian-duarte2@hotmail.com ou aqui mesmo.

    Muito obrigado e até.

  2. Cristian

    Sua queixa sugere muito um problema chamado descolamento do vítreo. Apesar do nome é uma doença sem maiores riscos (como disse seu médico da ultima vez).
    De qualquer maneira, um exame de fundo de olho e um ultrassom ocular ajudam a confirmar o diagnóstico e afastar outras causas. Volte no seu médico
    Fique tranquilo

  3. Cristhian disse:

    Dr. Renato,

    Muito obrigado mesmo, já me deixou bem mais tranquilo, dormirei até melhor hoje.

    E vou marcar outra consulta semana que vem então.

    E mais uma vez, muito obrigado =D

  4. Jeanne disse:

    Tenho retinose e ceratocone. Fiz a cirurgia para implantar o anel de Ferrara e houve uma diminuição significativa no grau do meu astigmatismo. No entanto, minha visão, em geral, piorou muito no ultimo ano. Parece que a retinose evoluiu significativamente. Ha a possibilidade de o anel interferir na evolução da retinose?
    Estou cansada de trombar em tudo pelo meu caminho… Encontrar objetos que estao bem em minha frente é dificil. Meus alunos já sabem da minha deficiencia e sempre me ajudam, indicando onde está o meu lapis que acabou de cair no chao, por exemplo. E ainda assim, apesar da indicação deles, as vezes eu nao consigo encontrar. Quem nao sabe o que é esta doença, nao acredita que eu nao vi o que estava bem a minha frente. É complicado descrever como eu enxergo e é dificl conviver com a incompreensao dos outros.

  5. Jeanne

    O anel de ferrara não interfere na evolução da retinose.
    Seu depoimento é tocante e comovente como são a maioria dos casos de retinose pigmentar.
    Voce participa ou conhece algum grupo de pacientes com retinose? Mesmo que seja na internet. Se conhecer, me avise pois eu gostaria de visitar.
    Abç

  6. José disse:

    Dr.Renato
    Sou portador de retinose e era motorista de onibus rodoviário há dois anos praticamente estou recebendo pelo inss, tenho 38 anos, já fiz várias perícias e vi que os peritos ficam sem saber o que fazer comigo, também estou aguardando uma vaga no setor de reabilitação.Fiz também uma Retinografia, um exame de campo visual sendo o resultado destes nada bom, perdi doze por cento da visão o Sr. acha que sou capaz de exercer outra função?

  7. José

    Sim, claro que voce poderá exercer novas funçoes.
    Existem alguns auxilios oticos (oculos especiais) que podem melhorar sua visão e te permitir uma vida praticamente normal. Isso se chama auxilios de visão subnormal. Seu oftalmologista poderá te informar melhor

  8. Anonymous disse:

    Dr Renato
    sou portadora de retinose e glaucoma ja fiz uma cirurgia de catarata minha visão não esta nada boa meu medico me orientou a fazer um perfil imunologico,pois existe uma vacina contra a retinose que pode paralisar a doença, gostaria de saber o que o Dr sabe sobre esse assunto.obrigada

  9. Ao anonimo acima

    Eu desconheço a existencia de qualquer vacina para retinose pigmentar
    Depois se voce pudesse me mandar mais informaçoes sobre esse tratamento que o seu oftalmo te recomendou, eu agradeceria
    Mas, sinceramente eu não conheço e nunca ouvi falar

  10. Anonymous disse:

    Tenho retinose pigmentar, descobri há uns cinco anos atrás, tenho 37 anos, moro em Uberlândia, já fiz cirurgia de catarata e melhorou tanto que até me assustei o quanto a melhora foi significativa, e graças há Deus a visão estabilizou, gostaria de deixar um incentivo e apoio aos portadores e dizer que tem coisas que só Jesus faz, que Deus abençoe há todos em Nome de Jesus.

  11. Ermanda disse:

    Olá Dr. Renato!

    Meu nome é Ermanda…

    … Eu tenho um primo de 33 anos que possui Retinose Pigmentar. Mais além desse problema, ele é um rapaz especial, com deficiencia fisica/motora e retardo mental.
    Gostaria que o senhor me desse algumas dicas, de como lidar com uma pessoa nessa situacao… nos que somos familiares gostariamos de poder ajudar mais, entende-lo melhor.
    Se o senhor conhecer outros casos ou sites favor me indicar.

    Obrigada pela atencao!

  12. Ermanda

    A minha sugestao é avaliar o potencial de visao dele
    Alguns oftalmos, principalmente os que atendem crianças (oftalmos que fazem mais a parte de oftalmo-pediatria) estão acostumados a avaliar pessoas que tem pouca interaçao ou que nao informam bem suas queixas etc)
    Se a visao dele já estiver muito comprometida, pode buscar ajuda de equipamentos de visao subnormal
    O oftalmologista pode te orientar sobre isso

  13. Anonymous disse:

    ola doutor Rubens meu nome e gabriela de minas gerais foi eu quem disse sobre a vacina que pode paralisar a retinose pigmentar; e que aqui em BH tem um hospital chamado “HILTON ROCHA” especialista em tratamento de retinose,e eles desenvolveram essa vacina recentemente mas muitos ja estão fazendo o uso,e tendo resultado positivos o meu medico se chama “claudio otavio vasconcelos”e depois de varios tratamentos ele me sugeriu fazer o esperimento dessa vacina não ha tomei ainda pois estou esperando o laboratorio terminar a reforma para fazer o exame de sangue que se chama perfil imunologico e que e feito somente nesse lugar e a vacina se chama “fator de transferencia”caso tiver alguma novidade me mande resposta pois o mesmo eu farei;obrigada por responder.

  14. Anonymous disse:

    Doutor Renato, bom dia
    Tenho 26 anos e apresento baixa visual desde a primeira infância, ao que tudo indica eu nasci com problema de visão grave, sofri com nistagmo, estrabismo, hipermetropia e astigmatismo a infância toda, usei óculos desde os dois anos de idade. Passei por vários médicos mas nenhum me disse o que causou meu problema. Há quase dois anos uma médica da minha cidade percebeu alterações na minha retina e me pediu que fizesse retinografia, o resultado foi retinose pigmentar, desde então tenho procurado alguma esperança pra me apegar, mas tenho sentido queda em minha capacidade de visão que já foi sempre muito baixa. Gostaria de saber se é provável que já tenha nascido com retinose, já que sempre tive problemas sérios de visão. Sei que existe um tipo de retinose que surge na gestação (retinose congênita), de acordo com os dados que passei, e se esse tipo de retinose passa a evouir na fase adulta. Sei que é difícil dar resposta sem avaliar um paciente mas peço que me dê alguma orientação pois os médicos pelos quais passei até agora não dão respostas claras.

    Obrigada

  15. Anonymous disse:

    A minha sugestao é avaliar o potencial de visao dele
    Alguns oftalmos, principalmente os que atendem crianças (oftalmos que fazem mais a parte de oftalmo-pediatria) estão acostumados a avaliar pessoas que tem pouca interaçao ou que nao informam bem suas queixas etc)
    Se a visao dele já estiver muito comprometida, pode buscar ajuda de equipamentos de visao subnormal
    O oftalmologista pode te orientar sobre isso

    Eu tenho um primo de 33 anos que possui Retinose Pigmentar. Mais além desse problema, ele é um rapaz especial, com deficiencia fisica/motora e retardo mental.
    Gostaria que o senhor me desse algumas dicas, de como lidar com uma pessoa nessa situacao… nos que somos familiares gostariamos de poder ajudar mais, entende-lo melhor.
    Se o senhor conhecer outros casos ou sites favor me indicar.

  16. Cristiane - Cuiabá/MT disse:

    Tenho 29 anos e descobri a doença quando tinha 17 anos. Sinto que a minha visão está cada dia pior e eu estou ficando muito assustada. Além disso, tenho deficiência auditiva. Além de mim, tenho duas irmãs mais velhas com RP e deficiência auditiva e, a minha outra irmã que não desenvolveu a doença, infelizmente, o filho dela (meu sobrinho) tem RP e deficiencia auditiva. Minha irmã que tem RP operou da catarata e teve sérias complicações. Teve que fazer transplante de córnea no olho esquerdo. Das tres irmãs com doença e um sobrinho, essa minha irmã é a que tem mais dificuldade em enxergar.
    Peço a Deus para que tenha alguma cura ou, pelo menos, que paralise o avanço da doença. Gostaria muito de obter mais informações sobre a doença e colaborar naquilo que for necessário.

  17. Cristiane - Cuiabá/MT disse:
  18. Rosimere Dias.
    tenho um filho de 11anos, que aos 9 descobri que
    tinha a retnose pigmentar..gostaria de saber se a
    audição é afetada pela doença..obrigada pela atenção.

  19. Rosimere

    A retinose em si não afeta a audiçao
    Mas muitas vezes a retinose faz parte de uma doença maior que tambem afeta a audiçao
    Faça um exame de audiometria no seu filho

  20. Ao anonimo do dia 19

    É possivel sim que voce tenha nascido com a retinose. Nao é comum mas é possivel
    Voce deve ter um acompanhamento com algum oftalmo especialista em retina e acostumado com a retinose. Procure um bom e fique com ele
    Alguns oculos especiais podem te ajudar a ter uma visao melhor

  21. Cristiane

    Obrigado pelo seu comentario
    Uma outra leitora postou sobre uma vacina que estao usando experimentalmente em MG

  22. Gabriela

    Seu comentario é muito bom para esse blog
    Vou procurar saber mais sobre essa vacina

  23. fernanda disse:

    oi dr renato! tenho um filho de 22 anos q foi desligado da escola de sargento das armas por apresentar retinose, gostaria de saber se o inss libera auxilio doença para portadores de retinose, ele esta com problemas na visão noturna, quando ha ausencia total de luz, durante o dia ele enxerga bm!! ele pode fazer concurso como portador de defici~encia?// por favor esclareça minhas dúvidas!1 ele está bebendo e fumando isso vai acelerar o processo degenerativo?//

  24. Fernanda

    Eu nao sei informar sobre essas questões do INSS. Só um médico perito pode te dar infromaçoes corretas sobre o assunto.
    Fumar prejudica tantas coisas que deve atrapalhar a retinose tambem…

  25. paulo xavier disse:

    bom dia dr , tenho 42 anos e descobri a RP á 05 anos. ás vezes vejo vários pontos pretos na minha frente e também algo como se fosse ” caracol prateado ” que ficam circulando por alguns segundos na minha visão e nesse tempo não enxergo nada além desse ” caracol “, faço acompanhamento oftalmológico no hospital das clínicas de são paulo . tenho medo terrível de dormir e acordar sem visão ! tenho 03 filhos homens : um de 19 anos , um de 08 anos e um de 05 anos . eles correm algum risco de contrair a doença ? por favor me responda , meu e-mail é : paulufan@hotmail.com , grato pela sua atenção . até mais . meu nome é paulo

  26. Paulo

    Esse seu medo de dormir e acordar cego nao se justifica. Isso nao acontece na retinose pigmentar.
    Seus filhos podem ter herdado sim o gene da retinose e devem ir ao oftalmologista fazer exames, independente da idade

  27. Juliana disse:

    Boa tarde Dr.

    Minha avó tem retinose pigmentar gostaria de saber se os netos correm risco? em minha mãe e seus irmãos a doença nunca se manifestou.
    Porém eu enxergava muito bem até o meio do ano passado, estou com 24 anos e estou com algumas dificuldades de enxergar, marquei médico e tenho medo de ir e descobrir que tenho a doença!
    minha avó perdeu a visão totalmente quando tinha aproximadamente 40 anos, não existe tratamento ainda?

    Obrigada!

    Juliana

  28. Juliana

    sim, o risco existe. Mas o mais provavel é voce estar apenas com algum grau de oculos
    Mas nao deixe de fazer o exame

  29. nayara disse:

    Olá eu tenho essa doença retiniti e eu gostaria de saber cmo eu peguei essa doença ela é passada para outras pessoas ou isso vem de nacencia ?

  30. Nayara

    A pessoa nao pega retinite pigmetar. Ela tem um aalteração nos seus genes que fazem com que essa doença apareça.
    Ela não passa de pessoa para pessoa

  31. Paula disse:

    tenho retinose pigmentar e 8 graus de miopia,já a algum tempo tenho tido muitas dores de cabeça consultei em um clinico geral ele diagnosticou q tenho inxaqueca gostaria de saber se ela pode ter alguma ligação com a retinose pigmentar

  32. nina disse:

    Senhores, boa noite!!

    Primeiramente quero parabenizar pelo excelente idéia do blog, pois nele estamos conseguindo tirar algumas dúvidas pendentes.
    Meu nome é Nathanael Menezes, tenho 41 anos e sou portador de Retinose pigmentar, dêsdos 22 anos.
    Durante esse período já freqüentei vário centro oftomológicos, na busca de encontrar respostas para essa doença degenerativa.
    Atualmente faço tratamento em IOBH, com Dr. Elisabeto Gonçalves, a base de Palmitato de vitamina A e da vacina de fator de transferência.
    Sei que a angústia e a incerteza das pesquisas da cura são muito grandes, e causa um sofrimento terrível nos portadores dessa doença cruel.
    Hoje os resultados dos meus exames não são nada animadores, pois estou com a visão subnormal muito baixa, mas o que me sustenta é a certeza de termos uma cura bem próxima.
    Diante do exposto, gostaria que os senhores verificassem a título de informação, que no EUA, os pesquisadores selecionaram cobaias humanas para aplicação da célula tronco e que os resultado das pesquisas foram muito satisfatório.
    Enquanto isso, não perdi a fé em JESUS CRISTO, creio em algo divino que irá acontecer em breve.
    Um grande abraço.
    Nathanael Menezes
    E-mail : Nathanael.Menezes@r7.com
    Tel.: (29) 9981-1627

  33. Paula

    A enxaqueca NAO tem relaçao com a retinose pigmentar

  34. Nathanael

    Obrigado pelo seu depoimento. É muito importante para os outros portadores da retinose que visitam esse blog
    Nos mantenha informado sobre as melhoras que voce tem tido com esse tratamento com vacinas pois é um tratamento que é feito em poucos lugares no Brasil.

    Abraço

  35. simone disse:

    Dr. Renato

    Olá ,meu marido tem retinose pigmentar,descobriu ha uns 10 anos,a visão dele vem piorando a cada ano.
    gostaria de saber se essa doença é considerada uma deficiencia fisica?,se quem tem esssa doença pode aposentar? ,se uma pessoa que tem retinose pigmentar pode se escrever em concurso publico como pessoa com nessessidades especiais?

    Abraço

  36. Boa Noite Dr.
    sou Julian Raphael,tenho 23 anos sou portador da retinose pigmentar,faco acompanhamento oftamologico em 6 em 6 meses. A noite tenho dificuldades para dirigir, uma oftamologista me recomendou oculos de lentes nightdrive , isso é recomendavel.. porem tem grau , é pra longe.
    pois esse oculos deixa a vista cansada e pesada, cria olheiras .
    é correto o uso das lentes ?
    obrigado pela atencao.
    boa noite.

    email
    julianraphael123@hotmail.com

  37. Jefferson disse:

    Dr. Meu avô possui tal doença a muitos anos ele perdeu consideravelmente a visão, só enxerga vultos. Atualmente ele se apóia na esperança de que alguma cirurgia com células troncos devolva alguma visão para ele. Gostaria de saber se conheces alguma linha de pesquisa usando células troncos em pacientes com retinose pigmentar. Ele gostaria muito de ser um voluntário.

  38. Simone

    Dependendo do quanto a retinose comprometeu a visao pode sim ser considerada deficiencia para fins de concurso publico ou aposentadoria
    Procure se informar melhor nos postos do INSS

  39. Julian

    Essas lentes costumam melhorar a qualidade da visao e a visao de contrastes principalmente a noite. Mas voce nao é obrigado a usa-lo.
    Faça com se sentir melhor. mais seguro, mais confortavel etc

  40. Jefferson

    Nao conheço nenhuma linha de pesquisa aqui no Brasil com celulas tronco para retinose que esteja em fase de testes em humanos

    Assim que isso acontecer, colocarei aqui no Blog

  41. BOa Tarde doutor
    Tenho 19 anos e des dos 12 eu tenho retinose pigmentar, mas ao contrario da naioria a minha visao central é a q mais ffou deteriorada, tanto q ultilizo a periferica como a minha visao, antes dos 12 sempre usei óculos pois tbm tenho estigmatismo,então n sei se isso pode ajudar ou não para a retinose se alastrar mais ou nao, Gostaria muito de saber,já que infelizmente tratamento para o mesmo ainda n é possivel, se corro muito risco de ficar cego, tendo em vista que quando completei 12 em cerca de 3 meses perdi quase toda a minha visao, ficando agora com 10 porcento no olho esquerdo e 5 no direito, e agora aos 19 n vejo q a minha visao tenha piorado muito,apenas a central q percebi q ja n e a mesma coisa,mais tbm n muito diferente.
    Desde ja agradeço a atençao e ficaria grato se o senhor me respondesse
    meu email é johnatanfar100@hotmail.com
    Grato

  42. Johnatan

    è pouco provavel que sua visao continue a piorar

    O astigmatismo tambem nao interfere com a retinose

  43. dayan disse:

    Dr. Renato
    Meu nome é André,tenho 30 anos, descobrir que tinha retinose aos 22, e o caso ta se agravando pois não estou conseguindo ler e nem assistir tv,passei a enchergar vultos a noite, e durante o dia vejo o semblante embaçado, não destinguindo mais a fisionomia do rosto das pessoas, conheço-as pela voz. Existe algum auxilio que possa me ajudar neste caso?
    quero resposta. Por favor…

    Obrigado pela atenção.

  44. Dayan

    Vc pode tentar uns auxilios chamados visao subnormal. São alguns tipos de oculos especiais que podem melhorar a sua visao de longe ou de perto
    Converse com seu oftalmologista sobre isso

  45. Jessica disse:

    Boa Tarde Dr.
    Meu nome é Jéssica, tenho 17 anos e descobri a retinose aos nove, qdo já havia perdido 95% da visão do olho direito. Também tenho astigmatismo e uso óculos desde os 7, porém meu grau tem diminuido com o passar dos anos, hj meu grau é de apenas 1 e somente para o olho esquerdo. Faço acompanhamento 1 vez por ano, pois os oftalmologista q me atenderam disseram q não seria preciso mais q isso, além disso faço tbm 1 vez por ano os exames de campo visual para o olho esquerdo e retinografia colorida, os oftalmos dizem q tenho retinose nos dois olhos, no entanto no esquerdo está “por trás da retina” é assim que me dizem, ao contrário do direito q já afetou a retina. O primeiro médico por onde passei disse q provavelmente eu havia nascido com a doença, mas nunca notei piora da retinose, após a perda da visão direita. Nunca me disseram nada sobre os tratamentos que li na internet, sempre me dizem q não há cura. A única coisa q me disseram foi q meus pais tinham q fazer um exame de genética para saber de onde vem meu caso, já que não tenho conhecimento de nenhum parente meu que teve essa doença, gostaria de saber um hospital que tenha um tramento confiável e que ofereça alguma resultado, mesmo q seja minimo…

    Obrigada!!!
    Até mais!!

  46. goddyss disse:

    óla doutor!
    gostaria de saber se há alguma novidade no estudo sobre o uso de celulas tronco em pacientes com retinose pigmentar?
    Sei que em ribeirao preto Sao paulo o professor julio cesar voltarelli esta fazendo um estudo a respeito disso e gostaria muito de saber qual a evoluçaõ do estudo ,se há alguma chance de pacientes com retinose ter esperança de recuperarem a visao?
    Aguardo ansiosa sua resposta!!
    Obrigada pela atençao
    Paula Santos
    Cachoeira do sul,rio grande do sul

  47. Vandson disse:

    Dr. Renato
    Descobri que sou portador de Retinose Pigmentar no final de 2008, Tenho 28 anos. Minha visão frontal é praticamente 100%, durante o dia tenho uma vida normal (dirijo, pratico esportes, caminho em ruas movimentadas, etc…) meu problema é a visão periférica. As vezes me esbarro em obstáculos que estão aparentemente visíveis. Durante a noite não enxergo quase nada e muitas vezes até evito sair na rua esse horário com medo que ocorra algum acidente comigo.
    Meu olho direito está quase perfeito, o problema é mais no esquerdo onde não tenho quase nenhum campo de visão.
    Existe algum tipo de remédio? Vi um comentário acima que existe óculos especiais para RP.
    Poderia me explicar melhor sobre esses óculos?

  48. Cristina disse:

    Dr. Renato, me anima ver suas respostas às questões postadas aqui. Parabéns!Como todos, trago uma dúvida: não há mesmo tratamento para Retinose Pigmentar? Conheço 4 pessoas com essa doença e queria tenatr o transplante de córneas – não resolve? E se a pesquisa com células tronco der certo, vai prover a cura mesmo, completamente?

    Rita

  49. Jessica

    As pesquisas na area da retinose sao intensas e acho que em poucos anos teremos algum tratamento mais eficaz
    No momento sao muitos tratamentos ainda experimentais
    Nao perca sua esperança

  50. Paula

    Nao sei te informar sobre os resultados do Dr. Voltarelli. Acho q ainda nao foram publicados

    COmo disse acima há mtas pesquisas mas a maioria ainda em fase de laboratorio

  51. Vandson

    Esses oculos sao só um paliativo e para casos mais avançados.
    Alguns oculos tem uma lente de coloraçao diferente para auxiliar a visao noturna. Nao que fique normal mas pode melhorar a visao de contrastes. Converse com seu medico ou com o ótico da sua otica.

  52. Rita

    A retinose pigmetar afeta a retina e não a cornea por isso o transplante nao funciona nesse caso. Ainda nao há transplante de retina infelizmente.

    O tratamento com celulas tronco é promissor mas ainda levará um tempo até ficar disponivel a populaçao geral

  53. mile disse:

    Olá, eu sou Jamile Aguiar, estava pesquisando sobre retinose e achei esse seu blog. Ele explica muito bem. Minha mãe é portadora, infelizmente! Ela descobriu esse problema à 7 anos atrás e só tem piorado. Hoje mesmo ela estava reclamando do quanto está pior. Na ultima consulta de rotina a médica disse que ela ainda possui 15 a 18 % de campo visual e que em relação as outras consultas, a doença tinha evoluido pouco. Ela agradece todos o sdias por ainda enxergar pouco, mas enxerga. Com esperanças, mas sabemos que o futuro é a perda da visão (campo visual). Tenho 18 anos, desde que soube desse doença da minha mãe venho pesquisando e ate pensei em fazer alguma faculdade que me deixasse mais “a par” do assunto, mas ainda não consegui passar. Estou torcendo para que a Terapia Genética seja aprovada! Adoro genética e essa terapia é um grade avanço não só para a retinose, mas para milhoes de doenças!

  54. Jamile

    Isso ai, mantenha esperança e procure saber o maximo possivel sobre a doença da sua mãe
    Tomara que vc nao desenvolva esse mesmo quadro
    Obrigado pela visita

  55. Olá
    A uma semana venho tendo sintomas, neste ultimo sabado meus olhos estavam doloridos, vermelhos, lagrimejantes, esses sintomas passaram, mas notei que não consigo prestar prestar atenção no meu pai e na minha mãe quando eles estão proximos, tenho que ficar olhando um de cada vez. Fiz um deste de acuidade visual e minha visão ta normal, o estranho é que eu fiz um teste de campo visual que aprendi a muito tempo e deu normal, eu fiquei olhando um ponto fixo na parede, coloquei as mão fora do campo visual, e ia aproximando as mãos quando eu notava a ponta dos dedos eu parava e começava de outro ponto, deu a mesma coisa em ambos, quando minhas mãos ficavam retas com meu corpo eu ja notava. Tem dias que tenho dificuldade de enxergar a noite, mas eu noto objetos e nunca cheguei a esbarrar neles, e tem dias que eu enxergo perfeitamente a noite, e acho estranho isso.
    Meu pai teve catarata e glaucoma em um dos olhos, pois, quando adolescente ele levou uma pedrada, e infelizmente ele perdeu a visão desse olho a alguns anos.
    OBS: Eu não tenho pontos pretos eu escuros na minha visão
    Esses sintomas são normais?
    Obrigado

  56. Maicon

    Nao sao normais mas tbem nao parece ser nada demais
    Vc precisa ir no medico fazer alguns exames, ver grau, fundo de olho etc

  57. kelly disse:

    Olá Dr. Renato meu nome é Kelly e eu tenho um problema chamado retinose pigmentar e eu estava pesquisando sobre a minha doença com o meu filho e descobrimos que na USP estão pesquisando a cura da mesma.Gostaria de saber se vc sabe algo a respeito.Se souber por favor me informe…….agradeço desde já

  58. Kelly

    Nao conheço nenhuma pesquisa da USP sobre a retinose
    mas foi bom vc me avisar pq vou procurar saber

  59. KARLA disse:

    ola Dr.,meu nome é karla e curso pedagogia e minha professora de cegueira e baixa visão pediu uma pesquisa sobre retinose pigmentar.gostaria de saber se tenho como entrevistar o senhor diretamente de algum modo?

  60. Karla

    podemos fazer sim, até por email mesmo ou se vc morar no Rj a gente pode marcar…escreva p renatocso15@yahoo.com.be

  61. clary disse:

    Clara,
    ola doutor meu marido semana retrasada sentiu q sua visao periferica ficou comprometida coma se tivesse uma mancha na região mais proxima do nariz a principio ele pensou q fosse a lente q tivesse saido do lugar mas como não era marcamos o oftalmologista e segunda passada ele foi, ele o examinou, fez o exame de fundo de olho e disse q tava normal o exame de campo visual constatou a mancha preta q significa a parte q ele não enxergava e umas mancha vermelha q significava leve comprometimento, a preta somente no direito e uma pequena mancha vermelha somente no esquerdo. O oftalmologista orientou q fossemos ao neurologista q passou uma ressonancia q deu normal, incrivelmente isso tudo conseguimos fazer em uma semana pois estavamos mt desesperados. O neurologista atraves do historico dele sugeriu q ele podia estar com uma inflamação no nervo optico devido a uma virose recente. Hj é o terceiro dia do antinflamatorio e ate agora a visão continua a mesma. Ele não consegue dormi com medo de acordar sem enxergar. Por favor me ajude!!!

  62. Clara

    Muito dificil opinar sobre o caso do seu marido
    Tem que repetir o campo visual, procurar um oftalmo especialista em neuro oftalmologia, poderia fazer um exame chamadao angiofluoresceinografia para ver se tem inflamação no nervo optico…

  63. clary disse:

    Obrigada por me ajudar, estou mt preocupada com ele , tentei procurar aqui em fortaleza um neuro oftalmologista, mas não tenho ideia de onde encontrar. Obrigada.

  64. clary disse:

    Doutor agora pouco meu marido chegou dizendo q a visão dele piorou, estou angustiada, aqui em Fortaleza já procurei nos melhores centros e não existe nenhum neuro oftalmologista, por favor teria como o senhor me da algum contato de um medico neuro oftalmologista q eu possa relata este fato por e-mail, q ele possa me orientar o q fazer, q der alguma resposta , o Oftalmologista dele disse q em alguns casos se perde a visão sem saber nunca a causa. Desculpe tomar seu tempo, mas pq estou mt desesperada. Me ajude!

  65. Clary

    Infelizmente nao conheço nenhum neuro oftalmo que tenha disponibilidade para esse tipo de duvidas pela internet
    Em SP há grandes especialistas nessa area
    Voces precisam manter acompanhamento com o neuro e escolher um oftalmo (que mesmo nao sendo neuro oftalmo) esteja interessado em ajudar no caso do seu marido

  66. voce pode disse:

    Urgente, Dr. meu irmão de 49 anos tem retinose pigmentar, e a cada dia está piorando muito e os especialistas ( em RIBEIRÃO PRETO)que procuramos não tem nenhuma solução para o caso dele, gostaria de saber se existe algum especialista nesta área que possa nos ajudar. por favor me responda não me deixe com essa angústia, obrigada.
    (mmbgbonetti@hotmail.com)

  67. Joelma disse:

    Olá meu nome é Joelma tenho 26 anos moro no RJ, descobri que sou portadora de RP aos 15 anos, tenho uma tia que também é portadora de RP, não se é pelo fato dela ser mais velha o caso dela é bem mais grave. Durante o dia eu enxergo bem, mais a noite não enxergo nada, vou ao oftalmo uma vez por ano sempre na Santa casa, mas gostaria que o senhor me indicace um local que tenha u especialista em RP. Em todos esses anoss o unico tratamento que fiz foi tomar a vitamina ocvite e usar óculos, fiquei curiosa para saber sobre esse óculos de visão subnormais que o Dr menssionou em comentários anteriores.
    Gostaria de dar os parabéns ao seu trabalho, esse blog com certeza vai ajudar a muitas pessoas, de tudo que ja vi sobre RP o seu bog foi o que me deixou mais satisfeita, que mais esclareceu minhas duvidas,
    muito obrigada!!!!
    Qualquer novidade meu E´mail: joelmafidelis@click21.com.br
    joelmafidelis@hotmail.com

  68. mmbgbonetti

    Infelizmente as opçoes de tratamento para retinose pigmentar são pequenas

    Em Ribeirao Preto, na faculdade de medicina da USP voces tem a opçao de ter contato com alguns dos melhores especialistas em Oftalmologia. Talvez eles tenham algum experimento cientifico ou algum tratamento novo para oferecer

  69. Joelma

    Esses oculos de visao subnormal certamente nao serão uteis a voce pois sua visao é relativamente boa. Eles servem para as pessoas que tem a visão chamada subnormal, que é uma visao bastante prejudicada. Felizmente nao deve ser o seu caso.

    No rio de janeiro, voce pode ser consultada por especialistas de retina no Hosp dos Servidores do Estado ou na UERJ por exemplo.

    Em clinicas privadas, voce tambem poderá ter um bom atendimento

  70. Ana Paula disse:

    ola ,mechamo anapaula sao casada com um portador de rp e ele nao faz nem um tipo de tratamento e muito teimoso acha que nao tem oque fazer e agora esta sofrendo de disfunçao eretil e descobrimos que essee remedios nao sao indicados .por favor me ajuda nao sei oque fazer para ajudar

  71. michele disse:

    Dr.
    Me chamo Michele, A mais ou menos 4 anos, fui ao oftamologista e fiz varios exames e , foi diagnosticado glaucoma, usei o colirio, mas apos um periodo, vi que minha visão não melhorava, fiz outro campo visual e , perdi parte da minha visão periferica. Acontece, que durante esse periodo, meu irmão e minha irmão fizeram tambem exames, pois tinha dificuldades de enxergar a noite e foi diagnosticado nos dois a retinose pigmentar, fiquei muito preocupada e mudei de oftamologista e fiz o fundo de olho, e fui tambem diagnosticada com a retinose, estou muito abalada, pois não sabemos como liudar com isso, nós tres vamos ficar cegos.

  72. Ana Paula

    Ele precisa procurar um oftalmo especialista em retina.
    Algumas coisas podem ser feitas para evitar algumas pioras do quadro
    E ele poderá orientar sobre esses medicamentos

  73. Michele

    Cegos voces nao vão ficar. Mas podem ter uma importante baixa visual sim. É importante manter o acompanhamento regular com o oftalmo e aguardar as pesquisas que estão sendo feitas nessa área

  74. be bela disse:

    OLÁ EU SOU BENEDITA,TENHO 55 ANOS SOU PORTADORA DE RETINOSE PIGMENTAR,VIM A DESCOBRIR COM 38 ANOS,A MUITO TEMPO PROCURO CURA MAS ATÉ AGORA NÃO ENCONTREI,SOU UMA PESSOA REVOLTADA TRISTE SÓ PENSO EM MORRER.POR FAVOR ME DR. ME DE UMA SOLUÇÃO,ME AJUDE.ME ORIENTE EU CHORO DEMAIS NÃO SEI O QUE FAZER DÁ MINHA VIDA?
    DR.EU FUI AO OFTAMOLOGISTA E ELE FEZ O DIAGNOSTICO E DEU QUE EU SÓ TINHA 10% DE UM OLHO E 5% DO OUTRO.HÁ ALGUMA CHANCE DE QUADO EU ESTRSSO E PASSO NERVOSO TENHO POSSIBILIDADE DE PERDER A VISÃO?MINHA NETA ESCREVEU PRA MIM POIS NÃO CONSIGO.ME DE A RESPOSTA O MAIS RÁPIDO POSSIVEL.AGRADEÇO.

  75. Benedita

    acho que voce precisa de um acompanhamento psicologico. Procure um psicologo pois isso irá te fazer bem
    A vida nao acaba pq nossa visão ficou prejudicada
    Nao perca as esperanças de um dia surgir um tratamento para recuperar sua visão mas enquanto isso, aprenda a conviver com a sua limitação. Com certeza voce verá que pode fazer mais do que imagina

  76. olá Dr. Renato Souza Oliveira, bem eu tenho notado uma diferença na minha visao, há dois anos que comecei a ver tudo enbaçado,tinha 20 anos, agora já com 22 vejo que a visao do meu olho direito está bastante altereda,pois acho que mimha visao esta escurecendo,no meu olho tem uma espécie de mancha azincentada no canto do olho e com umas veinhas aparecendo,fora que quando eu fecho um olho e deixo o outro aberto, quando eu abro o outro outro percebo uma grande alteraçao na visao, vejo que o olho que ficou fechado a visao fica escurecida, e o outro fica clariada.Queria muito que o Senhor me dissese que DOENÇA é essa,por favor. Meu email é eduardofernandes_2010@hotmail.com

  77. Dr Renato desde criança q eu tenho um problema de visão sempre tive dificuldade de enxergar a noite, andei fazendo alguns exames, e ninguem sabe me responder q tipo doença e essa. vc sabe me dizer se e retinose pigmentar?

  78. Eduardo

    é impossivel fazer um diagnostico dessa forma
    Um diagnostico correto exige uma consulta, exames etc etc
    seus sintomas não são caracteristicos de nenhuma doença em particular

  79. Francisco

    Só com esse dados é impossivel eu dizer se é retinose ou não
    O diagnostico pelo que voce pode ler acima exige a realizaçao de alguns exames

  80. Gabriela disse:

    Gabriela,

    Doutor gostaria que me ajudasse.No mês de fev comecei sentindo no canto do olho direito um incomodo,mas não conseguia vizualizar nada,fui ao oftalmo e ele nd encontro na região,após 1 mês (em março) comecei a sentir nessa região dores intensas como pontadas,fisgadas(indo parar em emergências) para tomar remédio p/ dor tbm nesse periodo senti o mesmo incomodo no olho esquerdo só que proximo a glandula lacrimal.Hj esses incomodos se encontram difusamente espalhados pela região periobital,mas não visível ,sinto lá por dentro na cavida orbital.
    Sintomas atuais: fisgadas,pontadas,ouço estalos,sinto no canto interno como se tivesse inchado ( algo lá pressionando ao redor dos olhos).Algo cortante.jah fiz RNM e tomografia e retinografia,potencial evocado e exames de sangue,mas não conseguiram encontrar nada.Ressalva o exame de ressonancia fiz logo no início das dores.

    meu e-mai : exotica-rj@hotmail.com Se o senhor puder me ajudar e quiser saber melhor a minha história agradeço

    atualmente faço uso de Tylex pra dor e uso de anti-depressivo pra conciliar sono.

    obrigada

  81. Doutor muito obrigado por me responder prontamente, de qualquer forma já marquei uma consulta com o oftomológista pra terça, mais acho que eu não soube explicar direito, o que eu acho que tem de diferente, é o fato do limbo do meu olho está crecendo, percebi que antes não era tão visivel, mais agora está bem visivel, e tem umas veinhas vermelhas que também não desaparecem, queria saber o que isso pode representar, qual doença pode ser, de já agradeço, abraço.

  82. Adriano disse:

    Dr Renato, sou Adriano, e Minha mãe descobriu a doença ano passado aos 38 anos depois de sentir uma “nuvem” na sua visão, logo em seguida ela procurou um Oftamologista e o medico diagnosticou a RP, ela prosseguiu com os exames numa clinica com mais recursos e , o oftamologista recomendou o uso da suplementação alimentar com vitamina A(ela está usando), e tambem reafirmou que a perda seria gradativa e pode demorar até anos para se ter a perda total da visao ou não. Tenho realmente medo de ter esta doença, tenho 18 anos e ja tenho miopia não muito forte,mais uso óculos. Dr, Eu sei que tenho chance de ter a doença mais queria saber se o fato de ja ter problema de visão pode possa indicar algo para mim no futuro, e se como minha mãe descobriu ja aos 38 anos a doença, os efeitos por serem gradativos(de 20 a 50 anos) demorariam mais para a perda de visão.
    att.
    Adriano

  83. Adriano

    o fato de vc ter miopia nao aumenta as suas chances de ter RP
    quando a doença aparece numa fase mais tardia da vida, como ocorreu com sua mãe, a evoluçao costuma ser mais lenta e menos agressiva

  84. Adriano disse:

    Muito Obrigado Dr Renato!
    Tava dificil pra todos aqui em casa(Meu pai e irmãos) acreditar que minha mãe iria perder a visão! Tava-mos todos tristes e angustiados e chorando por dentro, Mas sem deixar ela perceber nada!
    Apesar de fazer diversas pesquisas na internet, sua resposta foi a que mais me deu segurança e alivio e a todos aqui…
    Estou sempre aconselhando ela a nunca esquecer de tomar o remedio e levar uma vida normal, afinal ela ainda está viva e enxerga perfeitamente.
    Estamos todos torcendo pela descoberta da cura desta doença,mais por enquanto estamos seguindo a vida…

  85. Aline disse:

    Oi Dr me chamo Aline tenho 27 anos e cerca de 3 anos atras, passei a ter dificuldade de enxergar a noite, vivia esbarrando em objetos, ficando com hematoma em membros achava que era devido a uma necessidade de óculos,passei em oftalmologista e foi diagnósticado a retinose pigmentar, e também constatou 0.5 grau de astigmatismo em ambos os olhos, passado 12 meses do diagnóstico voltei e o grau permaneceu o mesmo, e me receitou ocuvite lustein para a retinose, o oftalmo me informou q com a minha idade estaciona, mas tenho medo de ir aumentando ao ponto de perder a visão, pois a minha diificuldade é a noite, durante o dia enxergo mto bem.
    Se puder me orientar
    desde já Obrigada

  86. Aline

    O unico modo de tentar impedir a evoluçao da doença é com o uso de vitaminas, como essa que o médico passou.
    Muitas pesquisas tem sido feitas nessa área e talvez daqui a poucos anos já tenhamos algo mais efetivo para tratar a retinose

  87. Joyce disse:

    Dr. Renato

    Vejo flashes no canto do olho ., pontos brilhantes , e visão com riscos quando acordo a noite , e visão embaçada e sinto uma perda da acuidade visual , o oftalmo fez um mapeamento de retina e disse que estava ok , que pra procurar um neuro , estou muito preocupada , pois o neuro pediu uma tomo que deu ok também , porem os sintonmas pioram durante o di os pontos brilhate me icomodam muito , pS : se olho num ponto fixo com olho esquerdo ele escurece

  88. Joyce

    dificil dizer o que é

    Talvez voce devesse fazer um exame chamado potencial visual evocado e um campo visual
    Pergunte ao seu oftalmo se vale a pena fazer isso

  89. kikoacademia disse:

    boa noite dr.Renato.
    Minha mãe é portadora da RP ,ela tem 62anos e enxerga muito mal e hoje fiz o exame de mapeamento da retina e descobri q tambem sou um portador,tambem tenho 3,75 graus de miopia e astigmatismo, tenho 32 anos,fiquei muito triste.A RP pode cegar? qual a probabilidade? grato!

  90. Kiko

    nao dá p dizer a probabilidade
    Existe o risco de cegueira sim mas o fato de vc só ter descoberto a doença aos 32 anos é um sinal de que a sua doença nao é das mais graves
    converse bem com seu medico

  91. Radio digital disse:

    OLA DOUTOR, VEJO MUITAS MANCHAS PRETAS OU SEJA PINGUINHOS. NA MINHA VISAO, DE ONTEM PRA HJ AUMENTOU DO NADA E NA OUTRA VISAO- DIREITA ESTA COM MANCHAS MAIS TRANSPARENTES..

    O QUE FAÇO ?

  92. adriany disse:

    ola Dr. me chamo adriany tenho21 anos e tenho RP descobrir a doença cm 18 anos e alem disso uso oculos desde os 5 anos pois tenho miopia de 4,15 graus..cmo algumas pessoas ja relataram tbm vejo umas manchas pretas. Gostaria de saber o que posso fazr para retardar a doença, faço acompanhamento de 6 em 6 meses e minha medica falou q devo cuidar da alimentação, evitar me estressar e dormi bem.isso realmente ajuda a não piorar a RP? e gostaria de saber se ficar muito tempo no computador pode piorar a doença?
    aguardando resposta.. boa noite

  93. Luiz Pinto disse:

    Bom dia, dr. Renato
    Primeiramente, bom saber que não estou sozinho no mundo.
    Seguinte: me dei conta, no início deste ano, que meu olho esquerdo não funcionava bem. Pode ser que houvesse isto há mais tempo mas acho que o direito maquiava isto.
    Pelo que li e ouvi até então, me parece que estou com falta de bastonetes para formar o ciano. Com o olho esquerdo consigo ver um céu esverdeado e às vezes, em refração em vidros, vejo brilhos magentas. O azul fica mais difícil (com o olho esquerdo).
    É muito difícil diagnosticar a RP? Porque desde fevereiro venho passando por oftalmos em BH e até hoje nenhum deles levantou esta hipótese. Já me disseram que NÃO tenho neurite retrobulbar, retinite, uveíte, catarata, glaucoma, toxoplasmose e etc mas nenhum, ainda, havia falado em RP. Já fiz OCT, VCV, retinografia e vários outros exames.
    Sempre falo das minhas 'moscas volantes', da minha cegueira noturna e, parece-me, que elas predizem a RP, né? E nenhum oftalmo (nesses 40 anos em que uso correção visual) me indicou vitamina A ou algo parecido.
    Meu nome é Luiz Carlos de Assis, tenho 48 anos, fiz ceratotomia radial em 88 (tinha 9°5 em um olho e 8°75 + 0,5° no outro). Hoje uso óculos multifocal com +ou- 1°25 nos dois.
    Conhece algum afiliado à Associação Brasileira de Oftalmologia (se é assim que se chama), em Belo Horizonte, que possa me indicar para acompanhamento?
    Desde já, agradeço.
    Se possível, favor responder no lucadeassis@hotmail.com

  94. Radio digital

    procure um oftalmo e faça um exame detalhado

    Deve ser ” moscas volantes”
    Leia o texto desse blog sobre esse assunto
    http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html

  95. Adriany

    o computador nao vai atrapalhar em nada

    As orientaçoes da sua medica estao corretas

  96. Luiz

    Com esses exames todos que voce fez certamente a retinose ja teria sido diagnosticada
    Sendo assim, acho que esse nao é o seu diagnostico
    Raramente, ocorre a retinose pigmentar sem as alteraçoes tipicas da doença no exame de fundo de olho. Isso existe mas é bem raro.

    A maioria dos medicos oftalmo sao filiados ao conselho brasileiro de oftalmo. Se quiser voce pode consultar pelo site http://www.cbo.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s