Toxoplasmose Ocular

A Toxoplasmose Ocular é uma doença causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii. A toxoplasmose pode causar diversas alterações no nosso organismo. Nesse texto, falaremos apenas das lesões oculares causadas pela toxoplasmose, a Toxoplasmose Ocular.
Como se pega Toxoplasmose Ocular?
O toxoplasma Gondii que é o germe causador da toxoplasmose pode ser contraído de 2 formas:
  • Através da ingestão de alimentos contaminados, como verduras, legumes, água, carne de porco mal cozida etc…
  • Através da passagem do parasita pela placenta. Ou seja, uma gestante contaminada pela toxoplasmose pode transmitir a doença para o ser filho durante a gravidez.
Acredita-se que a maioria das lesões oculares causadas pela toxoplasmose seja decorrente de casos de transmissão intraútero.
Vale ressaltar, que nem todos os pacientes que contraem o toxoplasma vão ter lesões no olho. Alguns vão ter apenas lesões em outros órgãos ou sintomas parecidos com uma gripe comum. Não sabemos porque algumas pessoas vão apresentar lesões oculares e outros não.
O que a Toxoplasmose causa no Olho?
A toxoplasmose ocular pode causar lesões na parte anterior do olho, chamada uveite anterior. Essa forma é leve e geralmente não deixa grandes seqüelas se tratada corretamente.
A forma mais grave da toxoplasmose ocular são as lesões da retina e da coróide. Essa forma é chamada de coriorretinite ou uveite posterior.
A retina é a estrutura do olho que capta as imagens e leva para o cérebro através do nervo óptico. A toxoplasmose ocular causa uma lesão na retina causando uma cicatriz. No local dessa cicatriz a retina não funciona mais. Logo, podemos concluir que se a cicatriz for grande e em uma parte importante da retina, a pessoa pode ter a visão bastante prejudicada. Entretanto, se a lesão for pequena e numa região mais periférica e menos importante da retina, a pessoa não vai apresentar nenhuma repercussão visual.
A região mais importante da retina é a mácula. A mácula é responsável pela visão central e infelizmente é uma região muito afetada pela toxoplasmose ocular
Lesão de toxoplamose em atividade
Lesão de toxoplamose cicatrizada
A Toxoplasmose pode afetar os dois olhos?
Sim. As lesões da toxoplasmose podem ocorrer nos dois olhos e cada olho pode ter uma ou várias lesões. As formas de toxoplasmose transmitidas durante a gestação são mais fáceis de acometer os dois olhos
Como evitar pegar a Toxoplasmose?
Primeiro evitar comer alimentos contaminados. Ou seja, evitar comer verduras mal lavadas e carne de porco mal cozidas em locais aonde não se pode confiar na higiene. Também é importante evitar contato com animais domésticos contaminados (gatos principalmente) e locais aonde esses animais freqüentam, como tanques de areia, parques públicos etc. As mulheres grávidas além de seguirem as recomendações acima com mais rigor, devem realizar um pré natal adequado, com exames de sangue no 1º e no 3º trimestre de gestação. Se estiverem contaminadas devem ser medicadas para impedir de transmitir a doença para os seus filhos

Quando a mãe pode passar toxoplasmose para o filho ?


Uma mãe pode passar toxoplasmose para o seu filho durante a gravidez. Quando uma grávida faz o exame de pré natal e vem com IgM e IgG negativos para toxoplasmose signfica que ela nunca teve contato com toxoplasmose antes. Se ela pegar toxoplasmose durante a gravidez (nesse caso o IgM passa a ser positivo) ela tem grande risco de passar a toxoplasmose para o seu filho (toxoplasmose congênita). Mas se o exame de sangue mostrar IgM negativo e apenas o IgG positivo, significa que ela já teve contato antes com o germe da toxoplasmose. Nesse caso, ela não corre risco de transmitir a doença para o filho.
Resumindo, o risco de transmissão existe quando a gestante se contamina com a toxoplasmose pela 1a vez na vida durante a gravidez.


Ficou na dúvida… quer entender melhor sobre a toxoplasmose na gravidez…então leia o texto abaixo
http://www.mdsaude.com/2010/08/toxoplasmose-gravidez-toxoplasmose.html

Toxoplasmose ocular: Sintomas
O sintoma mais importante da toxoplasmose é a diminuição da visão. Ela pode ser muito ou pouco importante dependendo do tamanho e da localização da lesão (vide explicação acima). Além disso, pode ocorrer vermelhidão ocular, visão de pontos pretos flutuando na frente dos olhos, dor ocular e fotofobia.
Como é feito o diagnóstico da Toxoplasmose Ocular?
A toxoplasmose ocular é diagnosticada pelo exame de fundo de olho. Através de lentes especiais o oftalmologista é capaz de observar diretamente a retina e visualizar se há lesões compatíveis com a toxoplasmose. Ao lado disso, exames de sangue (sorologia IgM e IgG para toxoplasmose) ajudam a confirmar ou não o diagnóstico.
Toxoplasmose ocular: Tratamento
O tratamento da toxoplasmose no olho é feito com colírios antiinflamatórios a base de corticóide e colírios chamados cicloplégicos (dilatam a pupila) para amenizar a dor. Mas o mais importante desse tratamento é o uso de antibióticos por via oral (comprimidos).
O tratamento clássico é feito com 3 medicamentos associados: Sulfametoxazol, pirimetamina e ácido folínico.
O ácido folínico é usado para evitar um dos efeitos colaterais da Pirimetamina, que é a supressão da atividade da medula óssea (pode causar dimuição das células do sangue). O ácido folínico as vezes é difícil de achar em farmácias comuns e pode ser preciso mandar fazer em farmácias de manipulação. Atenção: ácido fólico não é a mesma coisa de ácido folínico. Tem que tomar cuidado para não confundir na hora de comprar.
Uma opção mais simples e também muito eficaz é usar Bactrin F (Sulfametoxazol + trimetoprima juntos). Em alguns casos mais graves também é necessário utilizar corticoesteróides por via oral (comprimidos), como a Prednisona (meticorten).
Para pessoas que tem alergia à sulfa, as opções disponíveis são Clindamicina e também a Azitromicina.
Toxoplasmose Ocular
Existe tratamento para a cicatriz da Toxoplasmose?


Infelizmente, a medicina atual ainda não tem como recuperar a visão que foi perdida devida a cicatriz da toxoplasmose. Não há como nós médicos “retirarmos” a cicatriz do olho, então, o local aonde a cicatriz atingiu, não tem como ser recuperado. Talvez, no futuro, com terapia genética ou células tronco seja possível mudar o tratamento da toxoplasmose.

A Toxoplasmose pode voltar?
Sim. Não se sabe porque alguns pacientes apresentam várias recidivas da toxoplasmose no olho enquanto outros tem a doença apenas uma vez. No entanto, sabemos que uma diminuição da imunidade pode fazer com que a doença volte. O parasita fica alojado na retina em forma de cistos. Esses cistos são resistentes aos medicamentos. Quando esses cistos rompem, o parasita pode causar novas lesões na retina.
Para saber mais sobre a Toxoplasmose na gestação, como diagnosticar a tratar essa doença, além de outras formas de toxoplasmose como a toxoplasmose congênita, leia esse blog de autoria do Dr. Pedro Pinheiro
http://www.mdsaude.com/2010/08/toxoplasmose-igg.html

Para saber sobre os efeitos colaterais dos Corticóides leia esse texto:
http://www.medicodeolhos.com/2010/04/corticoides-efeitos-colaterais-nos.html


Saiba mais sobre outra formas de Uveite lendo o texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com/2010/10/uveite-ocular.html


Leia mais sobre Degeneração Macular da retina no texto abaixo
http://www.medicodeolhos.com/2010/07/dmri-prevencao-e-tratamento.html

About these ads

Sobre wendelteste

blog de teste
Esse post foi publicado em acido folinico, bactrim F, cicatriz toxoplasmose, coriorretinite, pirimetamina, sintomas toxoplasmose, sulfametoxazol, toxoplasmose no olho, Toxoplasmose ocular, transmissão toxoplasmose, uveite. Bookmark o link permanente.

319 respostas para Toxoplasmose Ocular

  1. Mariana disse:

    Bom dia,
    fiz a cirurgia de miopia há 8 dias, mas minha visão está longe de ficar boa. Retornei ao médico hoje e ele constatou um resíduo de 1,5 grau, ou seja, terei de usar óculos e, posteriormente, um retoque. Ele agendou meu retorno para o início de outubro. Gostaria de perguntar três coisas: quanto tempo depois da primeira cirurgia é aconselhável fazer o retoque? Ele realmente corrige o grau que restou? Não é muito agressivo fazer duas cirurgias nos olhos? Aproveito o espaço por que meu médico não foi simpático e não procurou me acalmar. Obrigada.

  2. Mariana

    Nao tem um tempo minimo para fazer um retoque nao.
    Sim é possivel zerar o grau que sobrou
    Duas cirurgias no mesmo olho logicamente nao é a melhor opçao. Quanto menos mexer melhor.
    Se seu medico nao te passou confiança, consulte um outro, mesmo que seja só para ter uma outra opinião. Te avaliando, vendo os exames etc.. é possivel ter uma ideia melhor

  3. demetrio disse:

    bom dia…

    tive toxoplasmose ocular, constatei a poucos dias atrás quando fui submetido a um exame, o médico me informou que como ja tenho a lesão a muito tempo (sempre percebi que tinha a visão esquerda prejudicada, provalamente adquiri a doença na gravidez da minha mae) não exitia tratamento para a lesão causada, gostaria de saber se o médico está certo ou se haveria a possibilidade de algum tipo de tratamento ou cigurgia para reparação da lesão e ter a visão perfeita? obrigado pela atenção,, desde já agradeço…

    DEMÉTRIO GIACOMET

  4. Demetrio

    O medico está certo. Infelizmente nessa fase nao há mesmo o que fazer. Pesquisas com celulas tronco tem sido feitas e talvez no futuro te ofereçam uma opçao de tratamento

  5. Anonymous disse:

    oi sou jhone eu tenho uma cicatriz no olho esquerdo sp que ela ta bm glande e tenho outra no olho direito fui ao of. ele disse que meu liquido ta linpo com com o tempo a cicatriz vai sumir queria saber mesmo se essa cicatriz vai desapareçe . o dotor que eu fui e uns dos melhores da minha região sou de porto velho .e espero uma resposta..

  6. Jhone

    a cicatriz nao some. Mas quando a inflamaçao some a visao melhora

  7. jhone disse:

    e que apareçeu no olho esquerdo algumas cicatrizes e e mas encima apareçeu uma monte de pontinho preto que não dar pra conta, ele vai desapareçer ou vai cicatrizar primeiro .. e as cicatrizes alguns quando eu me concentro na retina e movo o olho ela e move por sima da outra e normal?. . me desculpe se eu perguntar demas e que fico preucupado a minha visão pareçe que alguma coisa atrapalha eu ver ..e mas uma coisinha DR. mes que vem vou viajar e e vor passar ums tres meses e la e um interio de uma cidade tipo jaci so que e no para e não tem recurso ..sera que eu posso ir despreucupado com eesa doença .ou ela pode piorar seila..agradeço pela sua atenção .

  8. Flavio B. Rio disse:

    Prezado Doutor…
    Muito prazer em conhece-lo!!!…
    Começo informando que já possuo a doença Toxoplasmose Ocular a mais de 15 anos…
    E existem algumas perguntas que eu gostaria de
    saber a resposta, se possivel, como por exemplo:
    Esta doença se estabiliza com o tempo, após o tratamento ou ela pode voltar de acordo com a baixa da himunidade da pessoa?
    De quantos em quantos anos tem que ser feito um exame de fundo de olho como prevenção do avanço e acompanhamento da doença?
    Hoje eu tenho 38 anos e será que com o passar dos anos, do tempo, a diminuição do campo visual vai aumentando, dando espaço para pontinhos pretos e “teias de aranhas”?
    Se puder responder todas as perguntas eu lhe agradeço…
    Um abraço Flavio

  9. Jhone

    Esses pontos pretos tendem a diminuir com o tempo.
    Quanto a sua viagem, se a sua inflamaçao for recente, fica um pouco arriscado. Tem q ver, em quantas horas vc consegue chegar ao médico mais proximo. Se for demorar muito, ai eu ficaria com receio

  10. Flavio

    Boas perguntas:
    1 – Sim, a toxoplasmose pode recidivar. Isso pode ocorrer em situaçoes de baixa imunidade mas as vezes ocorre mesmo com a imunidade boa
    2 – Pelo exposto acima, quem já teve toxoplasmose, deve se consultar com o oftalmo pelo menos 1 vez ao ano. Mesmo sem qualquer outro sintoma.
    3 – A diminuiçao do campo visual só vai piorar se tiver novas recidivas (novas inflamaçoes)

    Tudo respondido??

    Abç

  11. jhone disse:

    dr. uma pergunta e normal que a visão fique um pouco fraca pareçe que eu to foçando pra ver .o dr. meu me passou um oculhos mas so vo reçeber dia 30 vai melhorar com ele sou o jhone.

  12. luana disse:

    boa noite
    apos 6 dias com, no inicio olhos vermelhos,depois um pouco de coceira e por ultimo visao embaçada e disfocada
    hoje fui ao of.e ele me disse que estou com toxoplamose,e se nao me bastase o susto sou alergica a sulfa,estou com muito medo de perder a visao,pois todos os tratamentos que vejo pela net levam a sulfa.gostaria de saber qual o real risco que tenho de perder a visao e de passar pro meu outro olho?
    um abraço aguardo resposta

  13. Luana

    Existem outros tratamentos que nao usam Sulfa e são eficazes.
    A sua visão vai depender do local da lesão na retina (se atinge a mácula ou não) e da resposta ao tratamento.
    Voce pode ter algumas lesoes no outro olho tambem.
    Pergunte ao seu médico pois ele te examinou e sabe a resposta

  14. Cinthia disse:

    Dr. Tenho toxoplasmose ocular. Isso foi constatado na ultima sexta(17/09) pela oftalmologista começei a sentir um pontos pretos flutuando no meu olho direito no ano passado mais como sumiram não liguei. Agora eles reapareceram só que maiores e atrapalhando a visão senti dores no globo o ocular e procurei um médico. Ela mi disse que eu ja tenho cicatriz de outra e que concerteza é toxoplamose e me disse que está bem perto da area nobre. To fazendo tratamento com sulfadiazina, acído folinico, pirimetamina,e predinisona e 2 colirios. Mais minha visão ainda está bem prejudica; gostaria de saber se ao terminar o tratamento posso voltar a enxergar normalmente e se tem alguma possibilida de mesmo seguindo o tratamento se posso ficar cega e se posso ficar livre disso por completo. Desde ja agradeço!! Obrigada D

  15. Cintia

    O tratamento está correto e bem feito.
    A sua visão depois do tratamento vai depender se a lesão vai afetar a mácula, que é a região “nobre” da retina responsavel pela visão central.
    Se ela nao for atingida sua visao melhorará bastante

  16. Anonymous disse:

    Por favor, no caso de toxoplasmose ocular em uma gestante, sempre o resultado do exame de toxoplasmose IgM vai dar reagente?? no caso uma amiga esta gravida, com diminuição drastica da visão, o oftalmologista referiu ser toxo, mas o obstetra ja pediu 2 exames mensais e deu negativo e IgG reagente =200, isso é possivel, estou preocupada… Obrigada…Regina.

  17. Regina

    O IgM pode ser negativo e mesmo assim ser toxoplasmose.
    Te aconselho a ler o blog MDSAUDE.COM que tem um otimo texto sobre toxoplasmose na gestação. Entre no blog e procure por esse assunto

    Abç

  18. Roseane disse:

    Boa tarde, dr.!
    Fui diagnosticada com toxo.ocular há aprox. 3 meses. Fiz o tratamento com os remédios prescritos (sulfa,predisona, etc.)e mesmo assim não vejo melhoras. Ainda foi constatado no último mapeamento que estou com astigmatismo. Perguntei ao oftalmo. se seria por conta da doença e ele me garantiu que não. Ainda assim estou preocupada pois não vejo melhora significativa…
    Algo mais a fazer?
    att.,
    Rose.

  19. ROse

    O tratamento foi correto.
    Se nao ficou com nenhuma cicatriz na macula ou proximo dela realmente nao tem como sua visao ficar ruim.
    O astigmatismo corrige-se com oculos
    Converse novamente com seu medico

  20. Anonymous disse:

    Boa noite,dr!
    Fui diagnosticada com toxo.ocular há menos de uma semana e já estou fazendo o tratamento com os antiinflamatória(bactrim,corticorten e dois colirios o pred fort e o mydriacyl) ainda ñ estou vendo melhora na minha visão.
    Mas ñ é por isso que estou escrevendo eu estou sentindo muita dor de estômago,ansia de vomito e minha boca fica muito adocicada isso é normal.
    Por favor me responda ñ estou aguentando mais.
    Até mais,Bruna

  21. Anonymous disse:

    Sou eu denovo a Bruna esqueci de comunicar troquei o bactrim f,pelo bactrim normal que é de 400mg e o outro o f é de 800mg então em vez de tomar 2 do f eu tomo 4 do normal.
    4 pela manhã e 4 pela noite será q é isso o motivo de todas essas coisas q estou sentindo.
    Desde já agradeço e espero respostas.
    Boa noite!!!Bruna

  22. jhone disse:

    dr. minha cicatriz almentou bastant no olho esquerd fico meio co receio aonde tinha alguns pontos bem visives estão cicatrizando o processo estar normal ou tinha que parar de cicatrizar?:

  23. Bruna

    Os efeitos q vc descreve podem ser atribuidos a sulfa, componente do bactrim
    Converse com seu medico sobre outras opçoes de tratamento ou se, apesar desses efeitos, é melhor manter o tratamento atual

  24. Bruna,

    os efeitos que vc descreve podem ser atribuidos à sulfa, que é o componente do bactrim.
    Converse com seu médico sobre outras opçoes de tratamento ou se, apesar dos efeitos colaterais, é melhor manter o tratamento como está

  25. Jhone

    Quem disse que a cicatriz aumentou? Seu médico ou vc que está achando? Esses pontos pretos que vc vê não são as cicatrizes… Só o medico ao te examinar consegue avaliar se a cicatriz está maior o menor
    Alias, a cicatrizaçao é o processo natural de cura. Tem q cicatrizar para dizermos que houve cura da infecção

  26. Anonymous disse:

    dr. meu marido está tratando de uma inflamação no olho há quase dois anos, apenas com meticorten e colírios, só agora o dr. diagnosticou ser toxoplasmose, o fato é que ele não tem conseguido arrumar um trabalho por causa da vista e os que ele encontra não consegue passar na experiência porque a visão ruim atrapalha tudo, a pergunta é: será que com este tratamaento ele vai voltar a enxergar melhor, ou será preciso entrar com auxílio doença por ex.?

  27. FBR disse:

    Entendi perfeitamente…
    Mas Dr ainda dentro da 3ª pergunta, me diga p/f: Existe alguma coisa que eu possa fazer para evitar recidivas(novas inflamaçoes), além das quais Senhor ja me informou? Tomar uma medicação, Evitar estresse, seria bom?…
    Uma ultima pergunda: Eu sendo pai, posso transmitir essa doença hereditariamente para o meu filho?
    Aguardo resposta…
    Mui Grato!

  28. resposta ao comentario acima

    Além das medidas já citadas a unica possivel seria evitar estresse (se isso é possivel nos dias de hoje)e manter uma boa alimentação. Nao há outra medida que possa ser feita

    Ã toxoplasmose ocular não passa de pai para filho.
    Apenas a mulher que contrai a doença durante a gestaçao pode passar a doneça para o filho.
    Em outras situaçoes (mae que já teve a doença anos antes ou pai com a doença) não há transmissao

  29. resposta ao comentario de 29 de setembro de 2010

    Alguma melhora na visão pode ocorrer na visao, mas pelo que voce escreveu, deve haver alguma lesao na regiao da macula. Se isso for verdade, realmente a visao estará comprometida e com poucas chances de melhora
    Seria melhor seu marido fazer uma pericia medica para avaliar que tipo de trabalho ele pode fazer

  30. Anonymous disse:

    Bom dia Dr. Renato:fui diagnosticada com uma toxoplasmose do olho direito,sintomas que ja foram decritos aqui pelos internautas,mas n sinto vermelhidão,nem coceira,nem dor!Minha médica disse que tenho uma uveite posterior evocador de reativação de toxoplasmose,o que foi confirmado pelo exame de sangue,e me enviou para outros especialistas em retina para segunda opinião sobre o meu caso,e me disseram que não era grave,que tudo isso que eu tenho no meu olho iria passar com o tempo,2 ou 3 meses,e que não tinha indicação para tratamento,que o meu corpo iria aspirar a inflamação com o tempo;o problema é que estou muito preocupada,não vejo melhora nenhuma,e isso me deixa amargurada!O senhor acha que devo confiar no que eles disseram? Posso esperar tranquila? Desde ja agradeço a sua resposta!Cordialmente Silvia!

  31. Silvia

    A posiçao dos seus medicos parece correta
    Mas quais sao os seus sintomas?
    O que vc não sentiu melhorar?

  32. Anonymous disse:

    Dr. Renato, minha filha de 7 anos começou a reclamar de mancha preta no olho direito. Levei-a ao oftalmo q diagnosticou toxoplasmose ocular. Ele receitou Prednisona 20mg 1,5 cp ao dia;Sulfadiazina 500 mg 6 cp no primeiro dia e 1,5 cp nos outros dias de 12/12h; Pirimetamina 25mg 1 cp ao dia; Acido Folínico 25mg 1x ao dia em dias alternados. Minha filha tem 35kg. A dosagem está correta? Quanto ao corticóide, posso dar sem medo de haver comprometimento visual? Li q o corticóide para tratar Tox.Ocular pode comprometer a visão. Por favor, me responda, pois tenho medo de dar tanto remédio, mas quero vê-la curada. Obrigada. Mãe

  33. Anonymous disse:

    Só complementando, levei-a ao médico 1 dia após o inicio dos sintomas e ele já passou 2 colírios(Mydriacyl e Pred Fort), que ela deverá continuar usando durante o tratamento com remédios orais. Quais as chances dela ficar boa? Mãe

  34. Anonymous disse:

    Bom dia Dr.Renato!Talvez eu não tenha sido muito clara,eu vejo nuvens,pontos pretos,vejo um ponto maior e pigmentado,o que me incomoda muito,parece que falta alguma coisa,eu vejo embaçado!Para ser mais exata,se trata de uma uveite posterior do olho direito com foco “corioretineo” em meio periférico fortemente evocador da toxoplasmose nas proxmidades de um segundo foco ativo,branco com bordos desfocados,ausencia de vascularidade.Segundo ele,não se trata de uma infecção grave,no meu caso,e esta longe de atingir a retina,acho que foi isso mesmo que ele disse.Fora isso,não sinto mais nada,so o incômodo de n poder enchergar direito,e tbém,na mesma época que tudo começou,em 2008,comecei a usar oculos de correção!O senhor acha que posso confiar nisso? O senhor ja viu algum caso onde a pessoa recuperasse a visão? E se for o caso,qual o tempo que leva para isso acontecer?Cordialmente Silvia

  35. Mãe

    O tratamento está correto. Mantenha tanto os comprimidos quanto os colirios
    O corticoide tem sim seus efeitos colaterais mas nesse caso os beneficios superam muito os riscos

    Mantenha o tratamento e volte ao medico nas datas estipuladas

  36. Silvia,

    a toxoplasmose só deixa um comprometimento grave da visão quando atinge a macula que é a regiao central da retina, o que parece nao ser o seu caso. Entao, todos os outros casos, ficam com visão boa
    As vezes esses pontos pretos persistem o que NAO quer dizer que a infecção está ativa e que precisa tratar.
    Entao, se o seu medico, que fez o exame e viu seu fundo de olho, acha que está tudo bem e nao precisa tratar… eu (sem te examinar, só pelo computador) não tenho como discordar.
    A conduta me parece correta

  37. Anonymous disse:

    Dr, obrigada pela resposta. Estou com receio de dar 6 cp de Sulfa de 1 vez só pra ela. Vejo em outros tratamento o emprego da Pirimetamina em doses elevadas no primeiro dia e não de Sulfa. Ela é muito pequena e tenho medo dos efeitos colaterais. O uso combinado de sulfa e pirimetamina, segundo já li, pode causar supressão da medula, e isso me assusta. Não seria melhor o uso do Bactrim F? Ela já o utilizou para outra doença e não apresentou efeito colateral. Já tentei falar com o médico, mas ele não atende e preciso começar o remédio hoje. Obrigada. Mãe

  38. Anonymous disse:

    Obrigada Dr,por ter me respondido,mas demora mesmo muitos meses para sentir uma melhora na visão?Mais uma vez agradeço a atenção!Silvia

  39. Mãe

    Eu costumo usar o bactrin F e a ação (e tambem os efeitos colaterais) são praticamente os mesmos. Pergunte ao seu médico se ele concorda em trocar pelo bactrin F
    O acido folinico que te foi prescrito é justamente para evitar a supressão da medula. não deixe de usa-lo

  40. Silvia

    com o tratamento o borramento de visão causada pela inflamção do olho melhora rapido mas a visão perdida devida a cicatriz na retina não retorna
    E como já disse os pontos pretos persistem por muito tempo sem significar que a lesao está ativa

  41. demetrio disse:

    Dr. Renato, Boa Tarde,,

    Gostaria de agradecer por responder a minha dúvida,,, desde ja agradeço,,,,

    Sucesso,,,,

    Demétrio Giacomet

  42. Valéria disse:

    Meu filho de 12 anos tem toxoplasmose ocular, ele tem uma cicatriz no centro da visao esquerda e agora esta com Uveite no olho direito, esta sendo medicado e a inflamaçao ja melhorou muito,graças a deus foi na parte periferica, a minha duvida é a seguinte:
    Passei meu filho em dois Oftalmos, um deles prescreveu BactrinF 3 vezes por semana por um ano, depois do tratamento (45 dias), para nao haver recaidas. Isso está correto?
    Estou preocupada, pois o outro oftalmo nunca ouviu falar nesse tratamento. O que faço?
    Grata,Valeria

  43. Valeria

    eu nunca fiz esse tipo de profilaxia. Mas já soube de médicos que utilizam.
    Não há ainda uma comprovação cientifica mas isso nao quer dizer que nao funciona.
    No seu lugar é uma dificil opção a fazer.
    Eu iria em algum especialista em uveite. Existem alguns bons no Brasil

  44. Valéria disse:

    Dr. Renato, Bom Dia!
    Vc poderia me indicar um bom especialista em Uveite?
    Grata,
    Valéria

  45. Anonymous disse:

    Ainda na vida uterina minha visão ficou afetada pela toxoplasmose, tenho apenas cerca, segunda a oftalmologista, 5% da visão do olho esquerdo e estrabismo.

    -Dr, há algum risco, mesmo após 20 anos, que possa afetar a visão do olho direito, saudável?

    -E, quanto a cirurgia de correção do estrabismo, posso realizar sem que comprometa a visão?

    -Eu sei que a cirurgia é feita nos músculos que controlam o movimento do globo, mas mesmo assim, há algum risco?

  46. Maiara disse:

    Olá doutor! Boa noite.. Gostaria muito que me clareasse umas dúvidas se possível.. Bom, a aproximadamente 3 anos, surgiram os primeiros sintomas de toxopalsmose ocular, visão embaralhada, pntos pretos, perda de foco etc.. Consultei um oftalmo e foi constatada a toxoplasmose. Meu olho esquerdo ja possui uma cicatriz, fiz o tratamento por um longo tempo fiquei ótima novamente, minha visao ficou normal como antes..Minha oftalmo pediu para q se surgisse qualquer sintoma novamente era para voltar. Ano passado, retornei, pois estava vendo novamente pontos pretos e algumas “fumaças”, mas ela me disse que isso é normal e pode permanecer nao significando q a infecção voltou. Então fiquei tranquila. Bom, a 1 mês atrás, a fumaça começou a piorar, hj pela manha perdi o foco, como a 3 anos atrás, mas a tarde logo voltou ao normal só q a fumaça insiste. Gostaria de saber, se a infecção voltou e se principalmente corro algum risco sério. Terei q fazer todo o tratamento novamente? Bom, vou marcar uma consulta urgentemente, mas até lá gostaria muito q o senhor me desse uma posição. Estou muito preocupada! Desde já agradeço..

    Atenciosamente..

    Maiara

  47. Ao anonimo de 6 de Outubro

    Existe o risco de voce apresentar uma nova lesão de toxo depois de tantos anos. É um risco bem pequeno mas existe e não sabemos direito porque isso ocorre.
    pode fazer a cirurgia de estrabismo sem medo

  48. Maiara

    é bem possivel que tenha voltado sim. As vezes a doença recidiva de forma leve e com poucos sintomas. é importante que voce fique atenta a essas pequenas alterações e procure sua médica imediatamente para não perder tempo e tratar se for necessário

  49. Anonymous disse:

    Caro Dr. Renato, Boa Noite.. Tenho uma dúvida e gostaria de tirá-la com o Senhor. ha mais ou menos 7 anos atrás, descobri que tinha toxoplasmose no Olho Esquerdo sentindo minha vista enbaçada, fiz o tratamento, cicatrizou, ótimo.. Mais de uns tempos para cá, notei que minha visão do O.E ficou mais embaçada, minha duvida é, eu posso voltar a sentir os sintomas?

    Grato

  50. Sim, os sintomas podem voltar. Consulte com urgencia seu oftalmologista para saber se a doença voltou ou não e começar o tratamento se for necessário

  51. Anonymous disse:

    Dr Renato, bom dia. Minha filha iniciou o tratamento após consulta e diagnostico de tox.ocular por oftalmologistas (levei em 2). Um deles me pediu que levasse ao pediatra para ajuste de dosagem ou troca da medicação. Ao levar ao pediatra, este me disse que tenho que levá-la ao infectopediatra e que as medicações deveriam ser suspensas até segunda ordem. Está correto o procedimento? Ela usou a medicação durante 5 dias. Os exames laboratoriais indicaram reagente somente para IgG. Obrigada, Mãe.

  52. Anonymous disse:

    Ok, Doutor Renato.
    O Sr exclareceu todas as minhas dúvidas
    que eu tinha no momento.Inter
    Neste caso, estarei indo ao Oftal…
    para fazer a consulta recomentada.
    Mas de ante mão, eu lhe agradeço pela respostas
    e desejo muito sucesso(como o Sr precisasse. rs), na sua vida profissional.
    Um abraço!
    FBR

  53. Anonymous disse:

    Dr. Renato, Prednisona e Sulfato de Prednisolona são a mesma coisa? Obrigada.

  54. Anonymous disse:

    Amarildo disse:
    Apos 4 dias com a visao do O.E com pontos pretos ,embacada ,uma leve dor na regiao ao fazer algum esforco físico e um pouquinho vermelha fui ao oftalmo e fui diagnosticado com uveíte por toxoplasmose,comecei o tratamento com os medicamentos:sulfadiazina,pirimetamina,acido folínico e prednisona e colírio.A Dr que me examinou me disse que a principal parte da visao( não foi afetada,comecei o tratamentos á 2 dias,meu olho esteticamente tá perfeito, claro como o outro,não sinto nenhuma dor,porém não senti melhoras na minha visao,continua embaçada e nuveada,diríamos que estou com 40% da visao no olho afetado.
    Minhas dúvidas são: qto tempo pode levar para melhorar a visao?
    E se poço continuar a fazer musculaçao normalmente com o tratamento em andamento.
    Grato e obrigado.

  55. Anonymous disse:

    Dr. Renato, quais os principais efeitos colaterais que o tratamento convencional para Tox.Ocular pode causar? Minha filha de 7 anos está reclamando de dor de cabeça todos os dias à noite. No mais está bem: brincando, correndo, se alimentando…Obg. Mãe

  56. Mae

    Até onde eu saiba nao precisa de ajuste de dose para crianças maiores de certa idade
    Pelo risco/beneficio eu nao suspenderia os medicamentos.
    Mas, claro, iria no infectopediatra

  57. Prednisona e Prednisolona NAO sao a mesma coisa.
    Ambos sao corticoides mas com potencias diferentes

    Nesse texto tem uma boa explicação sobre isso
    http://www.mdsaude.com/2009/10/prednisona-corticoides.html

  58. Amarildo

    Voce tem só 2 dias de tratamento e já melhorou muito. A visão ainda leva um pouco mais de tempo.
    Seria bom voce manter um repouso, evitar grandes esforços pois sua imunidade precisa estar boa para combater a doença
    Alguns dias sem academia não te farão mal

  59. Anonymous disse:

    Amarildo

    Obrigado Dr. Renato.
    Fiquei muito preoculpado quando li sobre está doenca,estou mais confiante agora.

  60. Anonymous disse:

    Dr Renato, na sua opinião, qual é melhor para tratar Tox.Ocular: Prednisona ou Prednisolona? Obrigada. Mãe

  61. Anonymous disse:

    POR FAVOR ! Dr. RENATO , BOA TARDE.TENHO ACOMPANHADO VARIOS COMENTARIOS SOBRE A TOXOPLASMOSE OCULAR . AFINAL ,UMA VEZ ADIQUIRIDO ESTE MAL NO OLHO ESQUERDO EXISTE OU NÃO A POSSIBILIDADE DE ATINGIR O OLHO DIREITO? POIS ELE NÃO FICA RETIDO NO ESQUERDO ATE QUE HAJA OU NÃO UMA NOVA CRISE ?
    CASO HAJA A POSSIBILIDADE TERIA UMA RAZÃO PARA QUE ISSO OCORRA?
    ATENCIOSAMENTE , TE AGRADEÇO PELA ATENÇÃO!!

  62. Mãe

    depende da gravidade do caso e se vai ser usado como colirio ou como comprimido
    Mas nao se atente a isso.. Siga a receita do seu médico

  63. Ao anonimo

    Sim, a toxoplasmose pode atingir o outro olho e não há uma causa especifica para isso.

  64. Anonymous disse:

    Boa tarde,

    Prezado Doutor Renato,

    Preciso muito de vossa ajuda…

    Meu nome é EDVALDO GUEDES DA ROCHA, tenho 28 anos e moro no Amazonas.

    Dia 22 set 2010, tive uma forte turvação/perda de visão/embassamento no olho esquerdo, fiz um hemograma e já tive os resultados normais para glicemia, glicose, colesterol, coagulação e hemo, todos sem nenhuma anormalidade. Aguardo o resulatado da sorologia para toxo. Realizei uma angiofluorcenigrafia com o seguinte LAUDO:

    RETINOGRAFIA: olho esquerdo com edema com flebite inferior ao disco óptico.
    FLUORCEINIGRAFIA: olho esquerdo hipofluorescência com hiperfluorescencia tardia de lesão justa papilar inferior de provavel etiologia inflamatória.

    Realizei uma tomografia/OCT com o seguinte LAUDO:

    olho esquerdo com descolamento posterior do vítreo, células inflamatórias hialoideas posterior, descolamento seroso sub macular, fluido sub retiniano com celularidade acentuada justa papilar.

    Desde o dia 02 venho tomando conforme prescrição médica meticortem , comecei com 4 comprimidos por dia, com doses que reduzem gradualmente, até 35 dias e colírio acetato de predinisona. Meu quadro pode ser toxoplasmose? caso negativo, o que pode ser, já possuo lesão irreverssível ou só processo inflamatório? nunca antes senti tais sintomas, é completamente reversível o quadro?

    Caso o exame de sangue de negativo para toxo, ainda pode ser isso? Estou tendo dificuldades em marcar consulta com o especialista, peço vossa solidária e prestimosa ajuda. Deus o abençoe com muita paz e saúde e muito obrigado.

    Edvaldo/ Amazonas

  65. Edvaldo

    os laudos dos exames não falam de “foco de coriorretinite” ou de “lesão sugestiva de toxoplasmose” … então aparentemente não é o caso. Até pode ser, mas não parece
    (eu nao te examinei e nem estou vendo os exames, só lendo o que voce escreveu…então é uma opiniao sem embasamento).
    Mesmo com a sorologia negativa para toxoplasmose (igM e igG), ainda sim pode ser toxo, mas fica bem menos provavel.
    Pelos exames, ainda não há lesão irreversivel
    Mantenha o tratamento e a esperança
    Corra atrás de um médico especialista

  66. allan patrick disse:

    Dr.

    tenho toxoplasmose. Devido a embaçados e manchas pretas, tenho dificuldades de ler, lidar com poeira, fumaça e algumas outras coisas.
    Queria saber se tenho algum direito, porque fica dificil conseguir um emprego que não me prejudique. Tenho 21 anos, me chamo Alan Patrick.

  67. Anonymous disse:

    carlos disse:
    Olá Dr Renato, estou fazendo tratamento com suspeita de toxoplasmose ocular(infeccao posterior da uvea) pois apresentei turvaçao visual,pontos pretos na visao, ja tive a um ano atraz um pontinhos preto na visao, mais não dei importancia pois sumiu .Estou fazendo algumas pesquisas sobre este parasita e gostaria de fazer a seguinte pergunta:
    minha imunidade é baixa? qual seria o motivo?dificilmente fico doente,naa lembro nem a ultima vez que tive resfriado.tenho me questionado bastante,semana q vem vou pegar os resultados do exame de sangue.
    Posso lhe dizer tambem que perdi meu pai a seis meses,depois de acompanha-lo algumas vezes no hospital durante 1 ano;e em cima disso a conclusao do meu curso na faculdade.O extresse pode ser o motivo? estou até pensando em fazer um exame de HIV,qual a relacao com este parasita?
    Abracosss Carlos.

  68. Anonymous disse:

    Dr. Renato,tive toxoplamose ocular vezes em um período de 9 anos, sempre no olho esquerdo e muito perto da mácua da retira. Em todas as crises fiz todo o tratamento com Daraprin, sulfatiazina, Àcido Folinico e Meticorten durante 45 dias.Na última crise(março/2010), o infectologista me receitou acrescentar a Clindamicina por 1 mês.Gostaria de saber se há alogo novo, um medicamento… que possa me ajudar. A medicina é tão avançada por que não há cura para o meu problema????

  69. Carlos

    Nao fique estressado procurando uma explicação porque muitas vezes a infecção ocorre em pessoas saudaveis e nós nao conseguimos identificar o que desencadeou a infecção
    Talvez o estresse da perda de um parente ou de um periodo de estudo intenso pode ser uma causa
    Sem duvida, o exame de HIV deve ser feito

  70. Ao anonimo

    A clindamicina é um antibiotico que é usado quando a sulfa nao faz efeito ou causa efeitos colaterais

    A medicina evolui rapido mas ainda nao apresenta cura para diversas doenças. Para a toxo, temos um tratamento muito eficaz mas que nao evita a recidiva da doença

  71. Allan Patrick

    Essa nao é minha area. nao sei informar
    Um medico do trabalho ou um medico perito podem te ajudar

  72. Anonymous disse:

    Tenho uma ardencia no olho direito que é impressionante, e ao mesmo tempo sinto como se algum bichinho estivesse andando dentro dele como se eu nunca consegise tirar, uma tempo para e outro volta com tudo, a região fica vermelha irritada, arde muito e atrapalha até mesmo a dirigir por que incomoda demais, da impressão que o bichinho quer sair e não consegue, começa a tremer as palpebras, e vica bastante irritado, já usei vários tipos de colírio e nada sempre volta, uso óculos é limpos regularmente, mais não adiantou o uso de óculos tenho apenas 0,75 D e E mais quando tiro não consigo enchergar vejo tudo embachado o que pode ser?

  73. elza disse:

    Elza
    Tenho 28 anos e ´tenho toxoplasmose congenita ocular desde que nasci, mas não foi diagnostica pelos médicos, será que agora depois de tanto tempo ainda consigo algum tratamento que faça algum efeito e melhore minha visão, e sera que ela pode ficar pior depois de uma certa idade corro o risco de perder a visão totalmente?

  74. Elza

    as cicatrizes que voce tem devido a Toxo não somem. Se algumas delas afetou a sua visão, isso não poderá ser reparado. Mas se voce tiver com alguma infecção ativa (olho vermelho, dor, piora subita da visao) ai o tratamento ajuda a evitar novas lesoes.
    A doença pode apresentar novas crises com o passar dos anos. Fique atenta aos sintomas descritos acima (e mais bem explicados no texto) para procurar um medico assim que eles aparecerem

  75. Anonymous disse:

    Meu nome é EDHER, Dr. Renato Souza como eu uso esses dois colírios(Mydriacyl e Pred Fort)?? meu medico não passou eles !!! Gostaria de saber como fasso para usar os dois coliros juntos ou separados, qts vezes ao dia ?? Mais uma duvida para q serve o acido folinico ?? ele me passou acido folinico 10mg ” 1 comrimido ao dia “, essa dosagem está fraca ou está correta ?? Obrigado. Ha e tb estou tomando Bactrin F e Duo Decadron ( injetavel no olho ) !! Preciso de mais alguma coisa ?? E os coliros é minah duvida principal como usalos !! obrigado

  76. Anonymous disse:

    Carlos disse:
    Bom Dia Dr Renato.
    estava em tratamento a 6 dias com oveíte posterior (suspeita de toxoplasmose)quando realizei os exames que peguei hoje os seguintes resultados
    hemograma
    hemacias 4,96/hemonoglima 15,2/hematocrito 46,0/vcm 92/ chm 30,6/chcm 33,0
    Leucócitos totais 12.100
    neutrofilos segmentados 9438/eosinofilos 242/linfocitos tipicos 2057/monocitos 363
    plaquetas 216,000

    toxoplasmose IgG 170,0
    IgM nao reagente

    Em um comentário anterior escrevi que estava preoculpado com minha imunidade,os exames indicam oque Dr ?
    sobre minha inflamacao apos 14 dias de tratamento,ainda continuo vendos pontinhos pretos,visao embacada,porém sinto melhoras,mesmo sendo de maneira lenta.
    Abracos Carlos

  77. Carlos

    Seus exames estao normais e nao dizem nada demais
    Mantenha o tratamento e converse com seu médico sobre o prognostico da sua visão. Se vai melhorar tudo, quando vai melhorar etc…
    Só ele poderá te falar

  78. Anonymous disse:

    Boa noite, meu nome é Renato e gostaria de saber como usar esses colírios(Mydriacyl e Pred Fort)?? Simultaneamente ou juntos ?? E quantas gotas de cada um ?? obrigado

  79. Anonymous disse:

    Dr. Renato,

    Minha mãe teve toxoplasmose ocular quando criança, e por não fazer o tratamento ela perdeu a visão do olho direito (o esquerdo por não ter sido infectado funciona perfeitamente) e com o passar dos anos seu olho foi reduzindo de tamanho (não sei se ele continua reduzindo). Os movimentos e reflexos de seu olho funcionam muito bem, mas de vez em quando se formam em seu olho algumas pedrinhas de calcificação que quando aparecem ela vai ao oftalmologista para fazer uma raspagem. Mas a minha dúvida é a seguinte, tem como fazer o olho dela voltar ao tamanho normal? Eu sei que ainda não existe tratamento para quando a doença chegou a este estágio, e como os reflexos de seu olho funcionam muito bem não vale apena colocar um “olho de vidro”, pois vale a pena ela esperar que se desenvolva um tratamento, mas não tem nada o que se fazer quanto ao tamanho do olho?

    Atenciosamente, “Anônima.i”.

  80. Renato

    Esses colirios são usados separadamente. A dosagem depende de cada caso.
    Mas, atenção, só use se o seu médico te passou! Não faça automedicação. Esses colirios tem varios efeitos colaterais!

  81. Anonima.i

    Realmente há poucas opçoes no caso dela. provavelemnte o que está ocorrendo é uma coisa chamada phtisis bulbi, o que em resumo é como se o olho estivesse murchando. As vezes isso causa dor e podemos usar colirios para aliviar.
    Pela questão estetica podemos colocar uma protese escleral (tipo uma lente) ou uma protese total (nesse caso retira-se o globo ocular).

  82. Anonymous disse:

    olá
    desde junho passei a sentir fortes dores nos olhos, eles ficavam vermelhos, as vezes, no canto dos olhos ficava liberando uma secreção, depois com o passar do tempo esses sintomas
    sumiram, mas fikei vendo pontos pretos na frente dos olhos, fui ao oftalmologista, fiz uma retinografia e mapeamento e deu uma escavação papilar aumentada, a medica disse que era normal
    que eu terei que fazer avaliações periodicas, mas os pontos pretos nao somem principalmente durante o dia que eles ficam mais latentes, a noite não é muito perceptivel.. pelos sintomas o que poderia ser?

  83. Laís.
    Bom Dia Dr.
    eu tive toxoplasmose um tempos atrás e afeto um poco da minha visão mais não muito , e então depois de uma gripe afetou o olho direito tb, e eu estou com medo.. oque devo fazer ? será que eu vou ficar cega ? ://// obg ! aguardo a resposta.

  84. Vanessa disse:

    Doutor. Sou gestante e nos meus resulatados apareceu que eu já tive toxoplasmose em anos anteriores. Meses atrás fui fazer uma consulta com o of. e ele disse que eu estava com o astigmatismo bem alto. Pergunto: este astigmatismo pode ser devido a esta toxoplasmose? O que devo fazer?
    Desde já agradeço.

  85. Ao anonimo

    Pelos sintomas parece ser só um descolamento do vitreo, que é uma condição benigna, nao precisa fazer nada.
    Mas só com exames dá para saber. Voce nao perguntou ao medico o que eram esses pontos pretos?

  86. Lais

    Voce precisa consultar um medico para saber se a lesao está ativa e precisa tratar.
    Só depois disso é possivel avaliar sua visao

  87. Vanessa

    Nao tem nada a ver uma coisa com a outra (o astigmatismo e a toxoplasmose).
    Fique tranquila. Se seu obstetra nao passou nenhum medicamento entao nao precisa se preocupar com o resultado do exame

  88. Anonymous disse:

    Meu nome é Ana, Doutor apos eu terminar o tratatemento, minha visão ficou um pouco falha !! Existe outro tipo de tratamento para melhora, cirugia, colirios, medicamentos, alguma coisa que ajude é melhorar a visão !!

  89. Anonymous disse:

    Dr. Meu nome é Patrícia, meu pai foi diagnosticado com toxoplasmose ocular, o médico receitou Bactrim F e ele está sentindo muitos efeitos gástricos, mal estar, gostaria de uma orientação quanto ao que fazer, por favor!
    Muito obrigada!

  90. Ana

    Se a lesão já cicatrizou nao há mais nada a fazer. Algumas pessoas ficam com algumas sequelas e deve ser isso que aconteceu com voce, infelizmente

  91. Patricia

    O bactrin F tem esses efeitos mesmos.
    Converse com o oftalmo que prescreveu esse tratamento para achar uma outra opçao

  92. Anonymous disse:

    Boa noite Dr. Meu nome é Lidiane, há alguns dias comecei a ver pontos pretos no meu campo de visão, após um exame do fundo do olho e um exame de sangue foi diagnosticada a toxoplasmose ocular. Comecei o meu tratamento hoje (sulfadiazina, daraprim, neticortem e um colírio chamado maxiflox D). Tenho miopia e por isso uso lentes de contato. Gostaria de saber se posso usar o colírio normalmente (fazendo o uso das lentes) ou se há algum risco de inflamação. De acordo com o que li anteriormente na prescrição dos meus medicamentos não consta o ácido folínico, o uso desse medicamento é dispensável?

  93. Anonymous disse:

    Boa noite Dr. Meu nome é Lucila, minha mãe está com Toxoplasmose no olho esquerdo, está fazendo tratamento, a vermelhidão e a dor passou, mas a vista foi embaçando aos poucos e ela diz que não está enxergando nada, somente tipo um vulto com luz. E agora o olho direito que não tinha nada, ela diz que sente tipo pinicar. Estou muito preocupada, o oftalmo que está fazendo o tratamento disse para ela voltar só dia 05/11. Estou com medo dela perder a visão, há esse risco? Devo procurar outro médico? Essa visão embassada dela pode melhorar? Como funciona, se melhorar, é gradativo, ou é de uma hora para outra? O Oftalmo disse que vai pedir para ela fazer um ultrassom, mas tem que esperar. Agradeço muito antecipadamente pelas respostas.

  94. Anonymous disse:

    ola dr.
    meu nome é patricia e tenho toxoplasmose desde de criança, sempre acreditei que eu tinha pego a doença pelo gato da vizinha, mas era muito pequena para lembrar. cresci ouvindo dos pais que quuase tinha morrido com uma tosse e fiquei com cicatriz na macula do olho esquerdo e nunca e fui criada obrigada a fazer exercicios na frente do espelho para que eu não não abandonasse a visão do olho, bem cresci so engergando com o olho direito e na periferia meu esquerdo funciona que é uma maravilha. o azar foi que quando tinha 18 anos num exame de rotina, porque vou ao oftamologista 2 vezes ao ano, meu médico disse que eu estava com cicatriz, olha o desespero, mas graças a Deus as novas formam perifericas, ai fica eu eenxego com um olho só a periferia e com outro só o centro. não digo que as vezes é um saco, bato nas quina na mesas, meu carro vivei indo para oficina consertar arranhão por não vi a pilastra que estava ao meu lado, sou frequentemente chamada de esnobe porque não vejo as pessoas que estão do meu lado, mas sabe hoje tudo isto virou parte de mim, trabalho órgão público federal e claro não posso fazer certos trabalhos mais sou muito feliz. estou escrevendo isto para que saibam que eu tive e tenho a doença e já foi reativada 2 vezes mas sobrevivi, meu maior medo e que apareça mais uma cicatriz que impeça minha visão, enxergar embaçado é facil , eu não deixar de enxergar

  95. Lidiane

    Nao pingue o colirio de maxiflox em cima da lente. Tire-as antes de pinga-los ou fique de oculos durante o tratamento
    O acido folinico deve ser utilizado quando usamos a sulfa. Pergunte isso ao seu médico

  96. Lucila

    vamos por partes
    1- o outro olho estar pinicando em nada tem a ver com a toxo
    2 – a visão pode melhorar ou nao. depende em que lugar a lesão ocorreu. A visao melhora de forma gradativa
    3 – se o tratamento está correto nao tem muito mais a fazer a nao ser esperar a resposta ao tratamento

    abç

  97. Patricia

    Valeu pelo depoimento
    Será muito util aos proximos visitantes do blog

    Abraço

  98. Anonymous disse:

    Muito Obrigada Dr Renato, estou mais tranquila, com muita fé que vai dar certo.
    Vou acompanhar o tratamento confiante, mas sempre tendo certeza que está correto, pois mãe é uma só na nossa vida. Qualquer dúvida volto a escrever. Parabéns pelo blog. Abraço Lucila

  99. Anonymous disse:

    Olá Dr. tenho um amigo que está com a Texoplasmose, e queria saber se tem algum tipo de tratamento ou cirurgia para a cura, pois ele perdeu a visão do olho direito, o esquerdo está enxergando embaçado,ele esta usando oculos para evitar gravamente a vista esquerda (tem algo a ver?), o Médico que ele consultou tirou a esperança dele de que poderia enxergar novamente,e não receitou nenhum tipo de medicamento, gostaria de saber nesse caso não há realmente uma solução?? há algum hospital aqui em Sp ou guarulhos que você poderia indicar?

    Muito Obrigada!!

    Grata Michelle

  100. Michelle

    O tratamento está descrito no texto acima
    No entanto, quando a lesão atinge a macula, não há mais o que fazer… a perda visual costuma ser irreversivel
    Em Sao Paulo, existe um grande centro de oftalmologia com um otimo serviço de uveite na UNIFESP, Hospital São Paulo, na Vila Mariana.
    Acho que vale uma visita para ter ao menos uma segunda opiniao

  101. Anonymous disse:

    Oi Dr. Renato,gostaria de saber o tempo mínimo para a visão voltar ao normal apos o tratameto correto para quem está com toxoplasmose,o meu caso não atingiu a area nobre,grata.

  102. Nao existe tempo minimo

    Se nao atingiu a area nobre da retina, em geral melhora entre 1 e 3 semanas

  103. Anonymous disse:

    Oi Dr., gostaria de tirar algumas dúvidas. Faz uns 7 anos que tive lesão ocular por causa da Toxoplasmose, fiz o tratamento e ficou tudo bem. Gostaria de saber se é necessário eu fazer um acompanhamento oftalmológico para revisar? E quais medidas devo tomar para não ter mais esses sintomas nem outros mais graves ocasionados por esse protozoário?
    Obrigado pela atenção.
    Jeferson

  104. Jeferson

    Como regra geral, voce deve fazer um revisao anual do exame de fundo de olho.
    Nao há o que fazer para evitar novas crises, a nao ser se manter saudavel, com boa alimentaçao, sem muito estresse etc

  105. Anonymous disse:

    tive toxoplasmose e um medico falou que estava bem pirogoso ja outro falou que eu não ia ter secuela nenhuma e em seis meses sarava qual esta certo

  106. Não dá para saber sem te examinar

  107. Anonymous disse:

    Oi Dr fiz a prova da policia militar e passei so que tive toxoplasmose e atingiu a minha vista direita e o médico disse que tenho 80% da visão mais aminha esquerda enxergo perfeitamente o sr vê algum problema deles me reprovar no exame médico

  108. Anonimo

    Eu pessoalmente nao vejo problemas mas a policia militar tem criterios proprios e estabelecidos em relaçao a visao. Entao, nao sei se haverá problemas

  109. Anonymous disse:

    Boa tarde! Sou policial militar do RJ e tive toxoplasmose e por sua vez uveíte no olho direito,tive minha visão diminuida em muito,fiz tratamento com sulfa,pirimetramina etc..Para falar a verdade não vi muita melhora.Por vontade própria comecei a fazer o uso da autohemoterapia e vinha visão melhorou muito ao passo de conseguir ver a hora num relógio de ponteiros,antes eu não via a palma da minha mão,os pontos preto se agruparam e o incômodo aliviou,fiquei com duas cicatrizes na retina mais fora do campo visual,fiquei bem durante meses.Porém a coisa de quatro dias a minha visão voltou a ficar embaçada,os pontos preto se espalharam novamente,pouca resistência a luz e dor e tbm meus dois olhos lacrimejam bastante coisa que antes não acontecia..Será a uveíte novamente? Tudo começou com uma coceira e eu esfreguei o olhos com força,posso ter ferido novamente o olho? Oq posso fazer num primeiro momento além claro de procurar um oftalmo?
    fontao_bpchq@hotmail.com

  110. AO policial acima

    Voce nao deve fazer nada antes do oftalmo te avaliar
    Muito possivel ser a uveite. Nesse caso quanto antes voec for no oftalmo e começar o tratamento melhor
    Vá numa emergência se o seu oftalmo nao tiver disponivel!

  111. Anonymous disse:

    E no caso de uma pessoa que tem alergia a sulfametoxazol, como tratar a toxoplasmose ocular?

  112. Nesse caso, a opção é clindamicina

  113. Andre disse:

    DR.
    Primeiramente, parabens pelo topico.
    Agora minha dúvida:
    Tenho gatos em casa(3 para ser exato).
    Meus olhos costumam coçar bastante, porem sinto que meu olho esquerdo coça e fica irritado mais que o direito, eu uso óculos e as vezes tenho a impressaõ de meu olho estar inchado, mesmo qnd todo mundo diz que não está, minha visão com o olho esquerdo tbm é um pouco mais fraca do que com o direito (isso sem os oculos, pois meu olho esquerdo utiliza grau maior). Mas, enfim, poderia isso ser toxoplasmose ? ou é só uma alergia ? o que posso fazer para diminuir essa irritação? e será que isso não é causado pqe não troco meus oculos já faz um bom tempo ?
    Mto obrigado.

  114. Anonymous disse:

    Dr, eu tive toxoplasmose no olho esquerdo e perdi 60% da visão !!! Gostaria de saber se posso usar lente de contato ?? Obrigado

  115. Andre

    Isso não é toxo. É alergia
    Voce pode usar colirios anti alergicos. Tem um topico sobre essa assunto (alergia ocular) aqui no blog.
    E rever o grau do seu oculos

  116. Ao anonimo

    pode usar sim, mas isso nao vai melhorar a visao que vc perdeu pela toxo

  117. Andre disse:

    Dr. obrigado pelos esclarecimentos, mas só para constar, as vezes eu sinto como se meu olho mexesse involuntariamente (tipo um tique), me disseram que poderia ser estresse e uma pessoa aqui que eu conheço ficou me apavorando dizendo que era o vermezinho se mexendo ~/medo. akuakuakuak'
    mesmo parecendo idiota, mas o senhor pode tirar essa dúvida para eu ? Obrigado

  118. Maria Sonia disse:

    Doutor, tenho uma filha de 9 anos, que teve toxoplasmose não sabemos exatamente se foi durante a gravidez que ela se contaminou ou se foi depois; o fato é que o olho esquerdo tem apenas 1% da visão devido a cicatriz na retina, e agora ela está com uma nova infecção no olho direito, fazendo tratamento com bactrin f e betametasona 0,5 mg. Algumas dúvidas minhas foram tiradas através dos comentários anteriores e infelizmente estou desanimada com a evolução da medicina oftalmológica, eu esperava que houvesse em algum lugar um centro de pesquisa, ou instituto dos olhos, enfim, que pudesse tratar das lesões que ficam na retina, li um comentário seu sobre células tronco, se for possível gostaria que o senhor me indicasse algum especialista em uveite, estou desesperada só em pensar que a cada nova infecção ela pode ficar cega tenho esperanças em conseguir algum tratamento pra ela. Maria Sonia.

  119. Diego disse:

    olá dr. meu nome é diego. Há 3 dias acordei com a vista direita totalmente embaçada, após 24 horas procurei um oftalmo e apos o exame foi diagnosticado coriorretinite iniciei o tratamento no mesmo dia tomando sulfadiazina 500 2 cp de 6/6horas por 60 dias e piremetamina 3 cp no primeiro dia , 2 cp no segundo dia e 1 cp até completar 8 semanas associados a dois colirios pred fort e atropina e após 3 dias iniciar o meticorten tudo isso mais 6 caps de ácido folinico por semana. Dr. gostaria de saber apos quando tempo após iniciado o esse embaçamento some da visão? E se há chance de eu ficar cego? Estou muito preucopado, será que posso trabalhar normalmente afinal trabalho na emfermagem e estou enchegando td embaçado?
    Desde já obrigado

  120. Maria Sonia

    Infelizmente em toda a medicina não há como resolver uma cicatriz, seja ela no coraçao, no pulmao ou na retina. O tecido que existia antes no lugar da cicatriz nao tem como ser recuperado. As pesquisa com celulas tronco são promissoras mas ainda nao estão disponiveis para usarmos nas pessoas.
    Me diga em que cidade mora, que eu vejo se conheço algum medico especialista para te indicar

  121. Diego

    Seu tratamento está certinho. É isso mesmo
    A visão vai melhorando aos poucos mas só seu medico poderá avaliar o quanto está melhor e se ainda vai melhorar mais
    Sim, voce pode trabalhar sem problemas

  122. Janete disse:

    Olá doutor,meu nome é Janete, por favor, me esclareça algumas perguntas, tenho miopia (12 graus em cada olho) uso lentes de contato e tenho a lesão por toxoplasmose nos dois olhos há 15 anos,gostaria de saber se mesmo após tantos anos a lesão pode aumentar.No ano passado percebi dificuldade para ver de perto, meu médico disse que era porque eu tinha 38 anos e era normal e receitou um óculos para perto somente para ler, a visão melhorou com o óculos, mas de seis meses para cá percebi que a visão do olho direito melhorou para perto e piorou para longe gostaria de saber se isso tem a ver com a toxoplasmode e se a visão pode piorar com a idade.Obrigada pela atenção.

  123. VANESSA disse:

    DOUTOR, NO MEU CASO EU NÃO SEI SE TIVE ESTA DOENÇA PORÉM EU TENHO UMA CICATRIZ NO FUNDO DO OLHO E SOMENTE DE 2 ANOS PRA CÁ Q A MINHA VISÃO PIOROU , VEJO QUALQUER OBJETO OU PESSOA E ACABO VENDO EM DUPLICIDADE COMECEI USAR O ÓCULOS E MELHOROU SÓ Q NESTE DIAS PRA CÁ A VISÃO TURVA VOLTOU A ALGUMA POSSIBILIDADE DE CURA OU TRATAMENTO PARA Q ISTO MELHORE? POIS ESTÁ ME PREJUDICANDO MUITO….. E NOTEI Q O MEU OLHO DIREITO É UM POUCO MENOR Q O ESQUERDO

  124. Janete

    Isso NAO tem nada a ver com a toxoplasmose
    Tem a ver com a mudança de grau que ocorre com todas as pessoas perto dos 40 anos (presbiopia)
    Voce pode ler mais sobre a presbiopia nesse texto
    http://www.medicodeolhos.com/2010/04/sobre-graus-oculos-e-lentes-de-contato.html

  125. Vanessa

    Voce primeiro precisa saber o que voce exatamente tem e tratar se for preciso
    Uma visita ao oftalmo é muito importante e não pode demorar muito

  126. Anonymous disse:

    Ola Dr. Renato, Tive toxoplasmose ocular ha alguns anos que atingiu a retina,tive uma enorme cicatriz que me deixou inteiramente sem visao do olho direito, tb tenho algumas cicatrizes em meu olho esquerdo,mas que nao atingiram a area nobre. Com a perda da visao, fiquei com astigmatismo no olho direito (os medicos me disseram que como nao tenho mais a visao o cerebro nao manda mais comando,isto esta certo?), e pretendo no proximo mes fazer a correcao desse desvio, porem gostaria de saber se com esta cirurgia existe alguma possibilidade da toxoplasmose recidivar. Tenho muito receio,ja que nao tenho minha visao do olho direito e a do olho esquerdo tb e prejudicada(tenho miopia)!
    Muito obrigada, no aguardo da resposta
    Dani Borba

  127. Anonymous disse:

    Boa Noite Dr. Renato, eu tenho uma filha de 13 anos e que teve toxoplasmose ocular e só tem 5% da visão direita e também prejudicou a visão esquerda. ela diz sentir dor no olho qdo força a visão. eu gostaria de saber se com o passar dos anos a visão dela pode piorar e o que devemos fazer? Já procurei um médico(infectologista) e ele passou o medicamento e ela só tinha cinco anos tomou o medicamento durante 40 dias. (pirimetamina, Sufadiazina, acido folinico). Eu gostaria de saber o que podemos fazer? (ela tem cicatrizes na região macular do O.D e na região nazal do O.E ) Desde já agradeço. Aguardo resposta Kátia

  128. Dani Borba

    Voce vai operar astigmatismo (grau de oculos) ou estrabismo (desvio do olho – “vesguice”) ??
    Se for astigmatismo nao tem porque operar já que seu olho nao enxerga.
    Se for estrabsimo ai sim vale a pena por uma questão estetica
    toda cirurgia pode recidivar a toxo mas o risco é pequeno, principalmente atingindo o outro olho

  129. Katia

    Nao tem nada a fazer. Só manter consultas regulares com o oftalmologista, mante-la saudavel com boa alimentaçao etc… E nao se estressar demais com isso

  130. Anonymous disse:

    Oi Dr. Renato, e estrabismo mesmo,desculpa, confundi na hora de escrever!
    Muito obrigada pela rapida resposta!Adorei o blog!
    Dani Borba

  131. Maria Sonia disse:

    Olá Doutor, eu moro em Dourados, Mato Grosso do Sul. Já consultei minha filha com os oftalmos: Marco Antonio Pires, Adriane Chagas e Daniel Nogueira. Todos daqui mesmo.
    Obrigada pelos esclarecimentos.

  132. Ednaldo disse:

    Boa Tarde Dr. Renato, muito obrigada por ter me respondido! Eu moro em Aracaju-Se e gostaria que se possivel o Sr. indica-se algum especialista que conhece por aqui. Mais uma vez muito obrigada. Kátia

  133. Anonymous disse:

    Olá Dr.Renato, descobri que minha filha tinha toxplamose quando estava ela assistindo e desviava muito avisão isso começou aos 5 anos; achando que era problema de vista levei-a ao oftalmo e pelos exames ele constatou ser toxo; pedio exame de sangue e uma retinografia. O resultado foi que tinha atingido o centro da visão do o.d e região nazal do o.e. passou um grau e encamihou a um infectologista. Procuramos dois (um disse que não tinha nada a fazer pois já estava cicratizada o outro passou 3 medicamentos(pirimetamina,sulfadiazina e acido folinico) fizemos o que pediram; mas a minha filha sempre sente dores no olho como se fosse agulhada.Sempre a levamos para o oftalmologista; mas o grau sempre aumenta. no monto ela esta com 13 anos. Masquei uma consulta com um novo médico e ele disse que ainda não ativou e passou para ela fazer esses exames: Mapeamento da retina, retinografia monocular, angioflurcenigrafia, tomografia da retina. Ela só tem apenas 5% da visão do o.d e uma dificuldade no o.e. Gostaria de saber sua opinião e algum conselho, pois me preocupa muito pensar que ala pode vir a perder a visão. Desde já agradeço pela atenção e espero resposta. Obr!!

  134. Maria Sonia

    Em mato grosso nao conheço ninguem para te indicar. mas acho que nao precisa, voce está bem avaliada

  135. Katia

    Em Aracaju conheço o Dr. Gustavo, um jove médico que acabou de chegar de SP, aonde fez sua residencia

  136. Ao anonimo acima

    Pelo que voce descreve ela nao tem mais infecção ativa e nao precisa de tratamento.
    Só fazer acompanhamento e usar oculos

  137. Anonymous disse:

    Olá Dr Renato, em agosto descobri que minha filha de 17 anos está com toxoplasmose no seu olho esquerdo, do qual ela perdeu a vsão e na última consulta no mês de setembro o médico me disse que havia também uma cicatriz no seu olho direito. No início do tratamento ela fez uso de dois medicamentos, Bactrim F e Prednisona, Agora está só com o Bactrim F. A minha preocupação é que ela é portadora de uma Leucopenia e que esse medicamento possa agravar ainda mais a sua saúde. Nos ultimos dias as vezes ela se quixa do seu olho direito tambem. Será que mesmo medicada o seu quadro pode se agravar, vendo as imagens e os depoimentos das pessoas com o mesmo problema fiquei desesperada. Será que a minha filha vai perder a visão do seu olho direito tambem. Aguardo sua resposta.

  138. Anonymous disse:

    Olá Dr Renato
    Quem tem toxoplasmose pode fazer a cirurgia de correção? Porque essa doença atingi mais o olho esquerdo? Descobri essa doença já tinha 15 anos e hj estou com 25 perdi o lado de dentro da visão não consigo enxergar a ponta do meu nariz do lado esquerdo!! tenho a sensação de as vezes estar “vesga”, porque começo a ver tdo duplicado qdo olho de longe e de perto é ruim apesar da minha vista ser boa, tem a ver com a toxo? Obrigada

  139. Daniela zanetti disse:

    Como vai dr. roberto
    Meu nome é Daniela e pesquisando sobre coriorretinite encontrei esta página e, na intensão de achar uma resposta para o problema de meu sobrinho resolvi escrever.
    Meu sobrinho está com 4 anos e descobrimos que talves ele tenha perdido a visão de um olho, o direito e do outro alguma porcentagem que o médico não sabe dizer exatamente
    o médico disse que foi uma toxoplasmose pega durante a gestação e que já está cicatrizada e por este motivo, não se pode fazer mais nada…disse que o menino perdeu a visão do olho.
    tem tratamento doutor? o que se pode fazer?

    meu email: d_zanetti@hotmail.com

  140. Ao anonimo do dia 19 que nao se identificou

    Na vigencia do tratamento a chance da doença piorar é muito pequena
    O Bactrim nao interfere muito com as celulas do sangue
    Quem pode causar esse problema é a pirimetamina que as vezes é usada no tratamento da toxo

  141. Ao anonimo do dia 20 que tambem nao se identificou

    Cirurgia de correçao para que? Ela pode corrigir grau de oculos se voce tiver, mas nao corrige as lesoes da toxo
    Nao sei porque atinge mais o olho esquerdo. Nem sei, se issp corresponde a verdade. Acho que nao tem a menor diferença de acometimento entre os olhos

  142. Daniele

    Se foi isso mesmo que ocorreu, infelizmente nao tem mais tratamento para recuperar a visao perdida.
    Pelo menos nao com o que a medicina oferece hoje em dia. Mas como a tecnologia evolui rapido, talvez ele possa se beneficiar algum dia de um tratamento novo

  143. Grace disse:

    Olá,fui ao médico depois de sentir alguns sintomas como: pontos pretos flutuando a visão ficando cada vez mais complicada,o diagnóstico foi Toxoplasmose,fui ao médico e ele não me falou nada sobre,apenas me passou a medicação que são: sulfadiazina 500mg de 6 em 6 horas,pirimetamina 25mg,ácido folínico 15mg 3 vezes por semana e prednisona 20mg disse que era para eu voltar ao hospital depois de 30 dias tomando todos esses remédios. O que eu queria saber: está correto essa medicação? o fato dele não ter passado um exame de sangue também está correto? e não ter esclarecido minhas dúvidas? O que está me ajudando são as questões levantadas aqui e as respostas dadas. Poderia me indicar algum outro médico.moro no RJ ou não é preciso,estou sendo bem tratada??

  144. Greice

    O tratamento está certo. Algumas vezes tambem é preciso usar alguns colirios…em outras vezes nao precisa.
    O exame de sangue nem sempre é necessario mas eu costumo pedir.
    Mas é claro que ele podia ter te dado mais informaçoes sobre a doença
    No Rio, temos otimas clinicas, otimos medicos. Ter uma 2a avaliação é sempre bom…

  145. Elaine disse:

    Elaine, tenho 28 anos e aos dez anos tive toxo ocular no olho direito, e fiquei com cicatriz na macula, bem atualmente comecei a ver os pontinhos pretos….mas somente este sintoma.. pode ter a doença voltado?? quais chances de passar para o outro olho? obrigada

  146. Elaine

    Pode ter voltado sim. Como sua mácula já está comprometida voce nao vai perceber se a visao está turva como acontece na toxo. Entao é preciso consultar um oftalmo.
    As chances de passar para o outro olho é pequena mas existe

  147. Elaine disse:

    Elaine
    ok. obrigada pela resposta! uma outra pergunta.. meu oftalmo na ultima consulta dise q meu grau no olho da cicatriz era de 6°… há possibilidade de fazer cirurgia para corrigir a miopia neste olho?? acho q assi melhoraria um pouco a minha visão!!! obrigada! :)

  148. Edison disse:

    Esta doença pode ser transmitida de uma pessoa a outra através do sangue ou não. ?
    Se possivel, enviar-me um e-mail, relatando melhor a Toxoplasmose Ocular trasmitida pela Utero.

    kolachnek@hotmail.com

  149. Elaine

    a cirurgia só iria tirar o oculos mas nao vai melhorar o que foi prejudicado pela toxo

  150. Edison

    Nao pode nao
    As duas formas de transmissao sao aquelas relatadas no post. Atraves de alimentos contaminados ou pela gravidez

  151. geovana disse:

    Sera que não cuidei direito do meu filho, ja li e reli tudo mais ainda não absorvi, acho que estou muito nervosa ainda, mais espero que esta doença não traga mais danos para niguem.boa tarde

  152. fabi silverio disse:

    meu nome é fabiana tenho 22 anos tenho contrai a toxo.ocular a aproximadamente a 1 ano fiz todo o tratamento mais fiquei com uma cicatriz que prejudica bastante minha visão,nunca tive animais de extimação,mais no periodo que contrai a doença estava trabalhando em um abatedouro de aves ficava em contato direto com os animais abatidos e por muitas vezes o sangue deles entravao em contato com os olhos,sera que eu posso ter contraido a doença por esse motivo?

  153. fabi silverio disse:

    meu medico disse q a toxo pode voltar a qualquer momento…se eu engravidar mesmo a doença nao estando ativa posso passar a doença para o bebe? Mais uma duvida a cerca de um mes refiz todos os exames e estava tudo bem mais tenho notado o aparecimento de pontinhos pretos no mesmo olho q tenho a cicatriz se por acaso a doença voltar eu corro o risco de ter outra cicatriz ou perder a visão por completo.

  154. Fabi

    A doença só passa para o bebe quando a mãe contrai a doença durante a gravidez. Em quem já teve a doença, essa transmissão nao ocorre (pelo menos nao há evidencias cientificas que isso possa ocorrer)

  155. Fabi

    Nao conheço essa forma de transmissao a partir das aves, mas vou até rever a literatura médica para ver se isso é descrito

  156. FABIANO disse:

    Caro Dr. Renato

    meu nome é fabiano, quando tinha 18 anos de idade minha vista amanheceu doendo, vermelha e embaçada, naquela época tive a sorte de ir a uma médica excelente e tive o diagnóstico de toxoplasmose ocular e o tratamento foi rápido e eficaz, resultando apenas em umas manchas na visão, tipo teia de aranha, cerca de 5 anos depois tive a primeira recidiva, o que também foi tratado com rapidez e nenhuma sequela eu tive, nem óculos eu uso. Agora estou com 38 anos e estou tendo uma recidiva que me preocupa,pois eu estava muito longe de um médico e só tive condições de ter um diagnóstico 5 dias após o inicio dos sintomas e hoje estou utilizando colirio dexametasona, tropicamida 1%, tartarato de brimonidina maleato de timolol, e comprimido de acetazolamida. isso tudo em 24 horas. gostaria de saber:
    1- qual o tempo que leva para a lesão de uma recidiva de toxo possa causar danos pemanentes (minha visão está embaçada, não dolorida e não tenho fotosensibilização);
    2- existe alguma forma de se curar dessa toxo, pois é complcado não saber qdo ela vai voltar.

    Tenho consciência do meu problema, e vivo em vigilância,mas é sempre uma surpresa, e olha que essa recidiva aconteceu nas minhas férias, sem estresse, alimentação boa, cabeça boa, trabalho em ordem, sem problema nenhum.

    oq ue faço?

  157. Fabiano

    Nao temos como curar a doença e evitar recidivas
    A lesão pode causar danos permanentes rapídamente se ela atingir a macula
    Pelo seu tratamento não parece ter sido só a toxo (alias voce nao relatou o uso de comprimidos para a toxo), mas parece ter havido aumento da pressão ocular, pois os remedios que voce usou são para isso (brimonidina, timolol, acetazolamida)

    Te sugiro, voltar no medico e ver se o problema foi a toxo, a pressão ocular ou os dois.
    Abç

  158. Robson Souza disse:

    Ola meu nome é Robson , eu queria tira uma duvida .. eu to fazendo o tratamento a alguns meses e o medico disse que a a inflamção ceco e vai fica uma cicatriz .. porem não vi melhoras .. mas agora aparceu varios pontos pretos flutuantes que é o que mais incomoda qqueria saber se eles somem ?

  159. Justino disse:

    Olá Dr. Renato, boa noite, que pena que não encontrei um blog, ou uma fonte de informação tão organizado e bom, a 10 anos atrás quando minha primeira ocorrência me pegou desprevenido, atingindo tanto quanto minha família, pois fui atendido por um médico de renome em minha cidade que apesar de sua fama, me encaminhou com urgência ao neurologista pois com os sintomas, dor de cabeça e vista embaçada, informou meus pais que seria caso de “tumor na cabeça”, superado essa falha de diagnóstico prematuro e todos os tratamentos, tive 5 recidivas, mas só a primeira deixou sequelas, onde tive uma perda, que deixou meu olho esquerdo um pouco afetado, assim, já fiz uso de quase todos os medicamentos comentados em sua postagem, só nunca utilizei dos colírios, e segundo o último caso, a 2 anos um médico mais jovem e mais disposto a me tratar, realizou um exame onde tirou uma espécie de foto, iguais as que estão exibidas no blog, para mapear as ocorrências caso estas voltassem a acontecer, o que não ocorreu. Infelizmente até o sábado de Natal, dia 25 de dezembro de 2010, onde sem explicações, meu olho esquerdo voltou a ficar embaçado, ocorre que diferentemente de todas as outras vezes, como sempre fico ligado, pois estou um pouco mais sabido e consciente do meu quadro, faço acompanhamento constante com o oftalmologista, todas as recidivas anteriores vieram acompanhadas de dores de cabeça e o escurecimento total das vistas, sempre das 2 ou no mínimo total do OE, o que não ocorreu desta vez, assim, meu oftalmologista, como era de se esperar está de férias, ou longe da cidade, assim ao procurar um de urgência fui atendido por um senhor não muito atencioso que após insistir em explicar-lhe meu caso, este dilatou meu OE e ao realizar o exame de fundo de olho me relatou não ter constatado a hipótese de recidiva da toxoplasmose, o que me deixou mais contente, ocorre que ao me receitar somente o colírio Still, a 1 semana utilizando 1 gota 3 vezes ao dia, não verifiquei melhora alguma, e estou me preocupando, pois caso seja toxoplasmose, sei que quanto mais tempo levo pior o estrago se fará, então após este longo relato, gostaria de saber se um médico com vários anos de oftalmologia, poderia ter errado no diagnóstico de toxoplasmose ocular, haja vista até minha noiva da última vez pode constatar pois meu oftalmologista a orientou, com os instrumentos e estando com a vista dilatada, conseguiu a demonstrar o local da cicatriz, ou seja, se até uma pessoa menos treinada na profissão mas com auxílio do expert pode constatar a toxoplasmose com o exame de fundo de olho, poderia ter errado o Oftalmologista no diagnóstico levando assim a minha preocupação ao elevado extremo, haja vista, estar já tão afetado pelo problema, e meu olho esquerdo que continua embaçado mesmo com o uso do colírio still, mesmo todo o ocorrido não ser como das ultimas vezes, ou ainda é cedo para haver melhoras caso não seja recidiva de toxoplasmose ocular, pois o uso do colírio still, foi recomendado seu uso por 15 dias, 1 gota 3 vezes ao dia. Poderá ser coincidência de um diagnóstico simples, ou é caso de recidiva de toxoplasmose ocular, pois o OE está embaçado e vejo os pontinhos pretos flutuando?

  160. Robson

    esses pontos podem demorar muito para sumir
    Se a lesao cicatrizou a doença está curada mas dependendo do local aonde a cicatriz ficou a visao fica comprometida

  161. Grace disse:

    Olá,eu fiz o tratamento que durou apenas 30 dias, o médico disse que eu já estou curada,sendo que eu disse ao médico que ainda vejo os pontinho pretos,bom,ele disse que era normal que os pontinhos desapareceriam em pouco tempo,agora além dos pontinhos a vista está embaçada, o que pode estar acontecendo?
    eu achei que o tratamento foi rápido demais,pois tenho lido aqui no blog que os tratamentos são longos. O que eu faço?
    volto ao médico ou procuro outro?

  162. Justino

    é possivel sim que um médico deixe passar uma recidiva. Eu imagino que voce tenha varias cicatrizes na retina, algumas na periferia aonde é dificil examinar. a recidiva geralmente ocorre na borda de uma dessas cicatrizes e é possivel que o medico se confunda.
    O ideal é voce manter o colirio mas tentar contato com o seu médico o mais rapido possivel e se nao conseguir ir a outro colega ter uma outra avaliação
    Se nao for recidiva, pergunte ao medico o que é que está te incomodando no momento

  163. Grace

    o tempo de tratamento está dentro do normal
    Os pontos pretos sao normais e nao significam que a doença ainda está ativa

    Eu te sugiro voltar no mesmo médico para uma nova avaliaçao.

  164. Robson Souza disse:

    doutor eu queria saber tb .. ja que ja que a inflamação foi no olho esquerdo .. pq enchergo as manchas tb com o olho direito ? elas poderam sumir dos ombos olhos com o tempo ? confirma novamente pra mim ? obrigado

  165. Robson,

    Primeiro tente ter certeza que as manchas estao no olho direito tambem ou vc está vendo as do esquerdo.
    Se for tambem no direito pode ser simplesmente um descolamento do vitreo ou voce ter tido alguma lesao da toxo neste olho mesmo que pequena e fora do eixo visual
    Tem um texto nesse blog sobre descolamento do vitreo. De uma lida
    http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html

  166. Ricardo disse:

    Olá Dr. tenho os dois olhos comprometidos por causa da toxoplasmose, o meu of. me passou um laudo informando ao meu superior (sou funcionario publico e trabalho em lugares insalubres e que necessitam de visão) as condições do meu olho, o of. escreveu assim, macula ocular comprometido nos dois olhos, 20% olho esquerdo e 60% olho direito com correção. Sem foto no olho esquerdo. Pergunta: posso pedir uma readaptação onde trabalho para me colocarem em um outro cargo/setor? Devo passar por uma pericia, ou so o laudo já é valido?? desde já agradeço!!

  167. Justino disse:

    Olá Doutor, boa noite, mais uma vez utilizo desse maravilhoso espaço para realizar uma pergunta, não que esteja qualificando os diagnósticos, nem querendo uma consulta on line, mas pq a gama de medicamentos é tão grande no caso de tratamento da toxoplasmose ocular, como comentei anteriormente, no meu primeiro caso o mais extremo, tomei 2 tipos de remédios, o Meticorten de 20, creio que seja o caso do Prednax ou a Prednisona, 2 comprimidos de 6 em 6 horas e a um que não me recordo o nome mas era a sulfa, ou o sulfametaxol ai, e das outras vezes também me recordo que foi isso, ocorre que passou somente do nome comercial para os ditos genéricos, como o prednax no caso do meticorten, e a sulfa, mas como relatei nunca me foi receitado colírio, já na minha ultima recidiva, 2 anos conforme relatei que fiz o tratamento com um médico mais novo e talvez mais interessado, creio que no caso até com mais novidades ou “tecnologias farmacológicas”, me receitou o Bactrin F, e para quem estava acostumado ao uso de 2 ou 3 medicamentos por vez, foi um alívio tomar o Bactrim F de 8 ou 6 horas nao me recordo, nao sei como o Dr. costuma prescrever, mas a minha pergunta é, claro que cada caso é único, mas no caso da toxoplasmose ocular, vislumbro que não se trata de genéricos e comerciais, de marcas e laboratórios, mas de uma gama enorme de tipos de prescrição, e assim gostaria de saber ja que no seu relato inicial quando passa pelo tratamento utiliza o bactrim como uma soluçao simples mas tao efetiva quanto, assim o Bactrim F foi, no meu caso tão efetivo quanto o Meticorten/Prednax + Sulfa, do que os outros relatos de casos ditos semelhantes, ou seja pq nunca no meu caso fora receitado colírio, ou talvez, devo ficar feliz por ter o Bactrin F sozinho ter ajudado no meu caso, ou talvez de cada recidiva seja o caso de uma nova medicaçao ou ainda cada recidiva e cada médico tenha uma maneira de tratar ou de experimentar um tratamnet, e finalmente o Bactrin F, sempre será efetivo no meu caso, ou poderá existir a possibilidade de vir a voltar a utilizar o prednax + sulfa ou uma nova invençao da indústria farmaceutica. Quanto ao meu contato anterior, consegui uma consulta com meu médico na proxima terça-feira, espero não ser tempo demasiado longo. E mais uma vez muito obrigado por dedicar o tempo a responder essas duvidas que saimos por deveras dos consultórios.

  168. yure disse:

    olá doutor tudo bem, doutor tenho 14 anos e acho que eu tenho um poblema grave na vista quando eu tinha 6 anos fui no oculista eu enxergava muito bem nao tinha problema nenhum mais passou ums tempos e minha visao esquerda ficou embaraçada e nao sai mais, e o outro olho enchergo normal esse poblema e muito serio doutor que poblema e esse na minha vista nunca tive problema com isso. o que aconteçeu com meu olho esquerdo.

  169. Robson Souza disse:

    Muito obrigado vou ler .. mas uma coisa queria saber se o colirio Lacribell tem alguma participação importante no tratamento da toxo .. pois ele é o unico que eu to usando agora foi o ultimo receitado .. mas o Medico não disse o periodo de uso so disse que é de 3 em 3 horas . como ja acabou eu ja comprei um novo ..to meio pedido pois so vo ter contato com meu medico no final de fevereiro

    Read more: Toxoplasmose Ocular http://www.medicodeolhos.com/2010/08/toxoplasmose-ocular.html#ixzz1AGpF3rUn

  170. Ricardo

    Vc precisa passar pela avaliaçao de um médico perito. Só ele será capaz e terá poder legal de dizer se vc pode exercer a sua funçao atual ou será readaptado em outro lugar

  171. Justino

    O tratamento classico da toxo é sulfametaxazol + pirimetamina. Há alguns anos alguns cientistas comprovaram que o Bactrim F (que tem uma formula parecida mas nao igual a anterior) tem eficacia semelhante mas uma posologia mais facil (é um só comprimido e só precisa tomar 2X por dia).

    Em resumo, todos os 2 tratamentos estão corretos e tem eficacia semelhante.

    O meticorten é um outro medicamento que pode ser adicionado ao tratamento acima (qualquer um dos 2 tratamentos citados) dependendo do quadro da doença.

    Os colirios só precisam ser usados quando há inflamaçao da parte anterior do olho, o que nem sempre ocorre na toxoplasmose

  172. Yure

    O mais provavel é ser grau de oculos. Faça um exame oftalmolgico

  173. Robson

    O lacribell é só um lubrificante. Nao interfere em nada com o tratamento da toxoplasmose. Ele apenas alivia a ardencia, o ressecamento, a irritaçao etc…

  174. Ricardo disse:

    Obrigado Dr. Encaminhei um documento solicitando a avaliação junto ao orgão responsavel, so falta esperar agora para ser chamado para o exame, obrigado. Quando sair o resutado relatarei aqui.

  175. yure disse:

    obg Doutor procurarei um oftalmolgico. mais isso que dizer que vou usar oculos doutor.

  176. EDCSS disse:

    Dr. meu nomé é EDHER, eu tive toxo recentimente e perdi cerca de 70% da visão no meu olho esquerdo, depois de uma semana comecou aparacer UM pontinho flutuante no olho direito ( meu olho bom ), retornei ao medico e ele disse q n tem nenhum sinal de toxo nesse olho e estava normal, AGORA já aumentou esses pontinhos para “TRÊS”, vou voltar nele urgentimenteeeeeee !! O q pode ser ?? Toxo ou outra doença q vai se manifestar ainda ?? estouuu muito preocupado !!!

  177. Edher

    Pode nao ser toxo realmente, pode ser só um descolamento do vitreo.
    Tem um texto sobre esse assunto aqui no blog
    http://www.medicodeolhos.com/2010/11/moscas-volantes-e-descolamento-do.html

  178. Joan Rubim disse:

    Olá!
    Dr, estou com uma mancha bem avermelhada na area branca do olho, e em volta como se tivesse levado uma poncada, em volta esta bem roxo. ja estou a 5 dias assim e no outro olho esta a mesma coisa porem esta sem a mancha roxa em volta do olho apenas vermelho na parte branca, o que pode ser? é perigoso?

  179. vinicius disse:

    Tenho 17 anos e tenho toxoplasmose ocular,fiz meu tratamento durante 6 semanas a base de corticóides,colírios e outros medicamentos e durante esse período de tratamento meu corpo mudou totalmente,percebi que fiquei mais inchado,tive um grande surgimento de espinhas e fiquei com estrias profundas nas costas e agora os sintomas voltaram.Queria saber se não há um outro tipo de medicamento menos agressivo para o tratamento?
    Vinícius Araújo

  180. Joan

    Nao sei o que pode estar acontecendo
    Mas sei que vc deve procurar um médico

  181. Vinicius

    Infelizmente o corticoide tem esses efeitos colaterais mas é um medicamento muito importante no tratamento
    Felizmente esses efeitos costumam sumir depois de parar o remedio

  182. Syl disse:

    tem como uma pessoa ter um gato ha 15 anos e so depois desse tempo aparecem alguns sintomas que possam indicar que seja toxoplasmose ocular????

  183. Syl disse:

    e se for uma toxoplasmose ocular não congênita e estiver há mto tempo, tem cura?

    e mais uma coisa: visão escura, pode ser taxoplasmose?

  184. Micheli disse:

    Boa Noite Dr. Renato

    Descobri que tenho Toxoplasmose em 2004, desde então a inflação ja voltou 4 vezes (a vista embaçada e os famosos pontinhos pretos flutuando). Os 3 primeiros tratamentos fiz com um médico, e agora em Dezembro voltou, como me mudei de cidade fui em outro medico. Ele me deu alguns remédios, basicamente o que o outro me passou as outtras vezes (Thimocase, Sulfadizina, Daraprin, Meticortem, Adeforte e o colirio Maxidex), a minha visão ja esta normal, e agora ele falou que vai fazer umas aplicações no meu olho (não sei ao certo como é), pra curar essa doença, mais fiquei preocupada, porque o outro medico nunca comentou que tinha a posibilidade de curar. Tenho medo de fazer essa tal aplicação e derrepente surgi outros problemas!

    Exite isso mesmo? e realmente tem cura a Toxo?

    Em 2004 quando descobri ter Toxo fiz uma Angiofluresceinografia, não se ajuda o Dr. mais no exame diz assim: ” Revelou em ambos os olhos, multiplos focos de coriorretinite na forma atrofica, distribuidos pelo polo posterior e periferia retianiana. O padrão vascular mostrou-me compativel com a idade e o tempo circulatorio normal para cada uma das fases do exame.”

    São 7 anos desde que descobri, aparentemente nao agravou nada desde então, há possibilidade da doença agravar, perder a visão, ou alguma coisa assim?

    Obrigada!

    Micheli

  185. Syl

    Sobre o gato: é possivel sim mas nao tem como saber se pegou dele ou nao
    SObre a toxo: Nenhuma das 2 formas de toxoplasmose ocular (congenita ou adquirida) tem um cura completa. Tem tratamento mas a cicatriz permanece. O tratamento é igual para as 2 formas
    Sobre a visao escura: toxo causa perda parcial da visao…

  186. Mayarah Paes disse:

    Ola Dr. Renato
    Tenho um fiho de 2 anos e 8 meses. A 8 meses atras descobrimos que ele foi contaminado por toxoplasmose ainda no utero, fizemos todos os exames onde foi confirmado e especificado o problema.(BAV,EXTRABISMO E CICATRIZES MACULARES NOS DOIS OLHOS).
    o oftalmo nao receitou nenhum medicamento…
    porem indicou a ele o uso de oculos e um tampao pra melhorar o extrabismo…
    ele diz q pod existir melhora… q ele recuperara a visao, ja q foi descoberto ainda com dois anos…
    gostaria d ouvir sua opiniao sobre o caso…
    desde ja obrigada

  187. Silvinha disse:

    Ola Dr. Renato, fiquei muito feliz de ter encontrado esta especie de blog, tudo tão esplicadinho e o Dr. respondendo todas as duvidas de todos, então me arrisquei em deixar a minha aqui. Meu marido tem toxo, o oftalmo dele diz que é desde pequeno. Tem algum exame que se possa fazer para saber se ele pegou isso na gestação ou depois de garoto? Infelizmente a dele voltou a ser atacada, e agora ta fazendo tratamento, dinovo. Tem alguma cirurgia que possa ser feita? O transplante de cornea não resolve?
    Obrigada

  188. Mayara

    é dificil eu opinar a distancia mas voces devem manter a esperança
    Quando a macula foi atingida o prognostico nao é dos melhores mas pela idade é possivel que ele consiga manter uma boa visao
    E com o avanço da medicina pode ser que seja possivel tratar esses casos que hoje nós nao conseguimos

  189. Silvinha

    Nao tem como ter certeza de qual momento o seu marido pegou a toxo e nem vale a pena pois isso em nada muda o tratamento
    Infelizmente Nao há cirurgias para a toxoplasmose (nem o transplante de cornea)só o tratamento clinico

  190. Andréia disse:

    Boa noite Dr. Renato.

    Minha filha foi ao oftalmologista ontem e ele disse que provavelmente ela esta com toxoplasmose ocular tento atingido o campo visual, pois ela não consegue enxergar a parte central do vê no olho esquerdo, ela enxerga só em volta. O médico passou vários medicamentos e pediu vários exames de sangue. Não fiquei tranquila e levei minha filha em outro médico que a examinou e pediu um exame que chama angeofluoresceinografia monocular e disse que se ela tomar o medicamento pode dar alteração no exame ou um falso resultado. Estou desesperada sem saber o que fazer, pois só consegui o exame aqui na minha região na próxima segunda-feira. Então não sei se ja começo a medicação que o outro medico passou ou não e tenho medo de não começar e a doença avançar. O que faço? E no caso da cicatriz continuar a fetar a visão dela como esta afetando tem alguma solução para acabar com essa cicatriz?
    Pesso por favor que me responda pq estou totalmente perdida.
    Desde já agradeço a atenção.
    Andréia

  191. Andrea

    Como vc vai demorar para fazer o exame eu começaria o tratamento imediatamente. É melhor tentar preservar a visao ao maximo mesmo podendo interferir no resultado do exame

  192. evavirgem disse:

    Dr.Renato, a toxoplasmose ocular pode atingir qualquer pessoa ou é só pessoas imunodeficientes?

    Eva

  193. Gabriela disse:

    Boa Noite! Tenho 22 anos, e contraí toxoplasmose há 6 meses no olho direito. Demoraram 3 meses para descobrir que era toxoplasmose. Fiz o tratamento com os remédios só que minha visão não voltou. A toxo pegou a retina, e estou com uma uveíte forte, seguida de hemorragias, e além de tudo estou ficando ESTRÀBICA.
    Os médicos não me dão muita esperança sobre a visão, só vejo vultos.
    Eu posso operar do estrabismo nessas circunstâncias? Além de não estar enxergando pra mim é muito difícil ter que lidar com meu olho ficando torto…

  194. Jacqueline disse:

    Dr.,
    Descobri há uns 4 anos que tenho toxoplasmose ocular no olho esquerdo. Quando descobri ela já tinha cicatrizado sozinha. Enxergo muito mal, e desde que me lembro enxergo assim, se fechar o olho direito não consigo ler nada.
    O médico me disse que a doença não iria progredir e/ou regredir, vai ficar como está, e não vai passar para o olho direito. Gostaria de saber se isso é verdade, que ela não vai mais progredir pelo fato de ter cicatrizado sozinha?
    E também, meu olho dói muito às vezes, queria saber se é por causa da doença?
    Se há uma possibilidade “dela” voltar a ativa?

    Jacqueline

  195. boa tarde, dr. tenho 23 anos e em maio de 2010, percebi que nao estava enchergando do olho esquerdo, entao procurei um oftamo que me passou uns exames de fundo de olho. fiz uma retinografia que constatou uma mancha/ ou cicatriz, sugerida pala minha sogra, que estava fazendo um tratamento de toxo tambem fiz uma sorologia para toxo e o igg deu positivo, entao passei a fazer o tratamento com sufadiazina, piretamina e o acido folico, entao recuperei praticamente toda a visao. mas agora a umas duas semanas passei muito mal com dor de cabeça e no olho, a dor de cabeça foi tao forte q cheguei a vomitar. fui encaminhada a um hospital especializado em doenças de olho, e mais uma vez foi constatada a toxo, so que desta vez a lesao esta na macula, estou fazendo o tratamento novamente, mas minha cabeça ainda doi muito e nao vejo melhora no foco da visao, que foi o que perdi totalmente. o meu medico acha que tenho a imunidade muito baixa por isso em tao pouco tempo a toxo foi reativada. entao dr. queria saber se por ter tao pouco tempo uma lesao da outra, sera que desta vez nao vou recuperar a visao do olho esquerdo, voltei a fazer o mesmo tratamento com os mesmos medicamentos, sera que nao teria outro tratamento ou uma cirurgia que fosse mais eficaz que estes medicamentos, tenho muito medo de nao voltar a enchergar.
    me responda quando puder, desde ja agradeço sua atençao.

    audeidiane

  196. Eva

    A toxo pode atingir qualquer pessoa mesmo as sadias mas é mais comum e mais grave nas imunodeficientes

  197. Gabriela

    Depois de resolvido todo o processo é possivel pensar em alguma coisa para pelos menos resolver o desvio. Mas isso só depois de um tempo longo

  198. Jaqueline

    Seu médico está certo sim. A doença pode até reativar mas dificilmente irá atrapalhar mais a sua visão do que já atrapalhou.

  199. audeidiane

    O problema foi que dessa vez a lesao atingiu a macula e isso faz com que a chance de melhora da visao seja muito pequena.

    Nao existe tratamento mais eficaz para a toxoplasmose do que esse com remedios que voce fez. Nem mesmo cirurgia, infelizmente

  200. alef disse:

    Uma cicatriz causada por lesão de toxoplasmose,pode desenvolver um câncer?

  201. adrianokratos disse:

    Bom dia doutor, tenho uveíte e uma doença que nem eu sei o nome. Me consultei com o Dr. Solino e depois com a Dr. Maria Ivanete, dois dos mais respeitados aqui em Porto Velho-RO. Inicialmente com o Dr. Solino, ele me passou um tratamento com Corticorten (60mg/dia), Predfort (6x/dia) e um outro colírio que não me recordo o nome, mas que serve para dilatar as pupilas. Minha visão melhorou consideravelmente, e fui diminindo a medicação gradativamente. Só que o embassamento voltou apenas no olho esquerdo, e muito. Gostaria de saber se o tratamento continuará sendo o mesmo ou se poderei fazer uma cirurgia posteriormente, pois não aguento mais os efeitos colaterais do Corticorten. Engordei mais de 20 Kg depois que comecei esse tratamento.
    Gostaria de saber também se esse efeito colateral pode ser revestido, visto que ouvi falar que os corticóides “incham” a pessoa. Vc pode me dizer tbem qual o nome do colírio que dilata as pupilas, pois esqueci o nome e preciso recomeçar o tratamento.

  202. Adriana

    Voce nao deve começar o tratamento sem ser examinada novamente. Os colirios que serviram daquela vez podem nao ser os mais indicados agora
    Comente com seu medico os efeitos colaterais que vc teve com o corticoide. Ele pode tentar usar só os colirios e nao o comprimido (se a inflamação for leve).

  203. gustavo disse:

    boa tarde!
    meu nome é daiane e descobri que estou com toxosplamose ocular, no olho direito, descobri apos fazer os exames.
    Porem a medica me receitou um tratamento por 2 meses,mas minha situação mo momento está muito dificil e não vou conseguir faze-ló, pois em apenas 2 meses o tratamento ira custar em media 700 reais….
    Minha duvida doutor é se meu caso pode piorar ou ate passar para o outro olho, se eu ñ fizer esse tratamento, ou então faze-lo pela metade. Obrigado

  204. andronie disse:

    Bom dia
    Fui diagnosticado com Toxoplasmose também, porém meu médico não me passou nenhum medicamento, o que fizemos foi FOTOCOAGULAÇÃO A LASER. Já fiz uma aplicação e tenho outra agendada. Posso ficar tranquilo?
    Abraço e parabéns pelo blog.
    Anderson

  205. Daiane

    O tratamento deve ser feito agora e de forma total, nao pode esperar
    Volte no seu medico, comente a questao do preço, veja se ela tem uma outra alternativa mais barata, tente pegar os medicamentos no posto de saude… mas nao deixe de fazer o tratamento

  206. Anderson

    Alguns medicos e dependendo da localizaçao da lesao optam por fazer o tratamento com fotocoagulaçao. É um bom tratamento

  207. nega disse:

    Boa noite!Tenho 33 anos perdi minha visão aos 12 anos, enxergo 30% da vista direita e estou tendo problemas para voltar à trabalhar será que hoje em dia exista tratamento para mim volta à enxergar novamente desta vista!

  208. Nega

    Isso depende da causa da sua perda de visão, da parte do seu olho que foi afetado etc etc
    Ou seja, procure um medico oftalmologista para ter uma avaliação definitiva

  209. matheus84 disse:

    Olá Doutor.
    Tenho 26 anos, contrai toxoplasmose ocular de minha mãe, devido a isso vejo apenas vultos com o olho direito, o esquerdo é normal. Esse olho direito é um pouco desviado para fora, isso me incomoda bastante, e só agora descobri q existe cirurgia para correção. Minhas dúvidas são: é possível fazer essa cirurgia no meu caso? E o que garante que ele não vai entortar de novo?
    Obrigado pela boa vontade de responder a todos.
    Matheus

  210. cativada disse:

    Tenho 44 anos,nasci com toxoplasmose.que foi descoberta so aos 3 anos de idade,na época fiz tratamento com sufa ,quase morri(alergia)
    Tenho somente 20% da visão ,nos 2 olhos .
    Vivo com ela e suas limitações…
    Tenho um filho,fiz os exames quando grávida,para ver a possibilidade dele ter também,veio normal.
    So quero deixar meu testemunho,que viver com essa
    doença é muito complicado,mas possível.para quem tem,e está sem esperança ou preocupado,tudo tem jeito ok?
    Boa sorte pra nós ,Deus nos abençoe

  211. Matheus

    è possivel tentar a cirurgia sim, mas ela não é perfeita
    Nao tem nada que te garanta que vai ficar perfeito e nunca mais vai entortar de novo

  212. Cativada

    Obrigado pelo depoimento. É muito importante isso para os leitores e portadores da toxoplasmose

  213. cris disse:

    Dr Renato…
    Por favor gostaria de informações para o tratamento de uveites com o remédio “Infliximab”
    estou a 10 meses com toxoplasmose…com 3 (ou 2…se a primeira não contar…)recidivas
    a primeira foi no organismo….
    fiquei muito mal, foi muito forte…
    24 dias de febre…(foi em abril de 2010)
    dores no corpo e muito tempo para descobrir a doença…
    a foi segunda ocular….(foi em outubro 2010)
    tratamento com todos os remédios prescritos aqui pelos seus comentários….senti muita dor nos olhos…fiquei muito nervosa com a dor que até cheguei a uma convulsão…
    e agora a 3º….(janeiro 2011)
    mesmo tratamento…mesmos sintomas…e uma dor forte no começo, (nos olhos e cabeça)que só melhorou com “Tramal”…
    tenho medo que (como em pouco tempo já tive 3 manifestos dessa doença…) fique pior o caso…minha visão está muito prejudicada..por isso pergunto sobre esse tratamento com o REMICADE…
    desde já agradeço sua atenção….
    Cris

  214. Boa tarde Dr eu Ronaldo Henrique Rosa tenho 34 anos,tenho uma doença chamado toxoplasmose ocular no olho esquerdo desde a nascencia,já fiz varias consulta em oftalmo,pois fui informado que não a cirurgia q melhora um pouco a minha visão,bom gostaria de saber se tem algum colirio ou se a ciencia ou cientista estão a procura dessa doença toxoplasmose…sem mais obrigado obs email- ronaldo_rosa29@hotmail.com

  215. Cristina

    O infliximab é um antiinflamatorio muito potente. Já li sobre seu uso em outras causas de uveite mas ainda nao em toxoplasmose. Mesmo assim, se o seu médico cogitou essa hipotese é porque ele nao deve estar conseguindo controlar a inflamaçao com os medicamentos normais.
    Mas se foi vc que levantou essa hipotese, eu acho que vale discutir com o seu médico, embora eu nao acho que é a 1a opçao

  216. Ronaldo

    Existe tratamento para a toxoplasmose e ele funciona bem. Mas o que voce tem é uma cicatriz devido a toxo. E para isso ainda nao há tratamento, infelizmente

  217. ZELDA MORENA disse:

    Bom dia!Dr meu nome é Zelda,meu filho tem 16 anos e fez uma retinografia com os seguintes resultados:Papilas-Bordos nitidos,coloração amarelo róseo,escavação fisiológica.Vasos-Preservados.Maculas-OD com presença de cicatriz macular com retificação das arcadas vasculares.OEcom cicatriz macular poupando fóvea.Retinas-aplicadas com múltiplas cicatrizes de toxoplasmose,com recidiva da lesão em OE.HD-coreorretinite multifocal recorrente OE.CD-avaliação com infectologista!)Esse exame foi feito em 10/01/2011 e desde então ele passou a tomar Bactrim 400mg/80mg de 12 em 12 horas e uma gota de acetato de prednisolona 1,0% também de 12 em 12 horas.Retornando ao consultório no dia de ontem 23 de fevereiro houve pouca melhora mesmo assim me foi mandado reduzir o bactrim para uma vez ao dia.Meu filho já não consegue copiar nada da lousa quando está na escola apesar de sentar muito próximo à lousa.Estou desesperada!O infectologista está marcado para o dia primeiro de março.Este tratamento está certo?Deveria haver outras medicações em conjunto? Devo realmente reduzir o bactrim para uma vez ao dia apesar dos poucos resultados obtidos?Por favor me ajude a entender o por que disso,pois,comparando aos comentários feitos aqui aumentei mais ainda minha aflição! Desde já agradeço sua atenção

  218. Zelda

    O tratamento está correto
    A unica coisa que as vezes fazemos diferente é passar corticoide por via oral. Em alguns casos é indicado em outros nao

    Mas as vezes, o tratamento cura a lesao mas a visao nao melhora muito pela cicatriz que fica

    Converse melhor com seu médico ou tenha uma 2a opiniao com outro especialista

  219. Monize disse:

    Dr. fui na minha ginecologista pois estava pensando emgravidar, mas no resultado dos exames deu que tenho toxoplasmose, ela me pediu para marca um infectologista, mas lendo na net reparei ter alguns sintomas descritos aqui nos olho, uma perda na visão e manchas, mas isto já vem de algum tempo, e fiz exames de rotina no meu ofitalmo à uns 3 meses, eu tenho catarata mas com uma manchinha bem pequena, sempre achei que essa baixa na minha visão fosse por causa da catarata, será que agora sabendo da toxo, devo marcar novamente o ofitamo e pedir um exame especifico para toxo, ou ele teria visto no exame de rotina!! Meu nome é Monize tenho 27 anos, desde já obrigada.

  220. Bom dia Dr. Renato, tenho 27 anos e há 4 anos descobri que tenho toxoplasmose ocular. Fiz todos exames necessários, mas não foi preciso tratar com medicamentos. Minha dúvida é com relação ao Ácido Fólico, minha g.o receitou, mas tomei conhecimento de que quem tem toxoplasmose não pode tomar o Ácido Fólico. É verdade?
    Obrigada.

  221. Monize

    é melhor vc voltar lá e fazer um exame de mapeamento de retina
    Provavelmente seus sintomas nao sao devidos a toxoplasmose mas nao custa investigar melhor

  222. Michelly

    pode usar sim
    Na verdade quem tem toxo e usa um remedio chamado pirimetamina precisa usar o acido folinico junto

  223. Olá, m chamo Thamila a 3 anos atraz descobri q tinha toxoplasmose, fiz todo o tratamento, as manchas pretas sumiram, so q tenho uma agonia no meu olho e como s tivesse caido shampoo, não doi , as vezes fica um pouco vermelho, queria saber s essa agonia é normal,, e depois disso nunca mais fiz revisão , tem algum perigo, na epoca o medico disse q mais um pouco eu ficava cega, muito pouco msm, disse q eu podia acordar no outro dia cega, ainda corro risco, ou a chance é minima disso acontecer?

  224. robson15ramos disse:

    poxa o meu medico falou que era toxoplasmose me passou todos os remedios suficientes pra curar(sulfa.predis.acido folico e perimetamina)tomei durante um mes os remedios ta forma que ele mandou e não vi resulta estou com uma leve impressão que ñ melhorou e parecendo que piorou.o que eu quero saber é se tem outro tipo de doença com esses sintomas de toxoplasmose ocular

  225. Thamila

    Sempre há riscos de uma nova recidiva
    Por isso vc deve manter sua saude boa, alimentaçao saudavel etc…

    Esse seu desconforto nao é normal. Vc devia usar algum colirio lubrificante ou outro mais especifico

  226. Robson

    O diagnostico clinico da toxoplasmose pode ser confundido com outras doenças mas a lesao é muito caracteristica entao raramente há essa confusao

  227. rafael disse:

    Rafael brito
    dr.O Bactrin F é eficaz de verdade contra o Toxo?
    n cicratizou ainda tenho cura?
    obr.

  228. Leelins disse:

    ola doutor, meu nome é leticia e tenho 16 anos, e adguiri a toxo na gravidez e atingiu minha retina, pelo o que entendi do dr. que ja fui varias vezes a cicatriz é no meio da retina devo enchergar entao 50% em cada olho, e o ultimo dr que eu fui, ele me dissse sobre o tratamento com celulas tronco, e fiquei empolgada, pq nao vejo a hora de tirar isso de mim :( , pq essa lesao veio com uns defeitos no meus olhos , as vees da uns desvios, o olho treme direto e qando fico nervosa treme mais ainda, o dr. disse que é td por causa da lesao pq eu ja quis fazer a cirurgia de estrabismo mas n da é a lesao q faz isso, ela n consegue captar a outra parte da visao ai entao treme, e issome encomoda mto , eu queria saber quantos anos mais ou menos esse tratamento com celula tronco ira ser usada ? espero q o mais rapido possivel n aquento mais :/ isso me atrapalha qando pego van onibus ler o quadro do colegio e em materia estética tbm :/ , e se qando chegar esse tratamento se eu for usa-lo, saira todos essas inperfeiçoes ? tremor os desvios de vez enquando .. ! obrigada desde ja !

  229. Rafael

    O bactrin F é eficaz sim contra a toxoplasmose

    Poderia tentar o tratamento convencional com sulfadiazina + pirimetamina

  230. Leticia

    é impossivel dizer em quando tempo o tratamento com celulas tronco estará disponivel. Mas acredito que não deva demorar tanto assim. Talvez entre 5 a 10 anos

  231. RĄPĦĄΣL disse:

    Olá doutor, descobri que tenho Toxoplasmose à quase 2 meses quando constatei uma mancha escura na visão periférica do olho esquerdo assim que acordei. Já terminei o tratamento e minha visão está mais limpa, porem a mancha continua. No inicio apareceu uma grande mosca volante no olho, mas com o tempo sumiu.

    Agora no fim do tratamento, surgiram novas moscas, cerca de 3 no olho esquerdo e algumas muito pequenas no olho direito. Minha ofto disse que a infecção havia cicatrizado, mas porque as moscas voltaram? É normal?

    Outra coisa, andando na internet vi uma matéria falando sobre um remédio que combate a malária chamado JPC-2056, que é muito eficiente também contra a toxoplasmose. Você tem alguma informação sobre esse medicamento?

  232. Beto Felix disse:

    Dr. Renato, meu nome é Roberto tenho 28 anos e tive toxoplasmose em 2007,afetando a parte periférica da minha visão nos dois olhos, pois bem, fiz o tratamento com daraprim, sulfadiazina 500g e enfol, quando terminei o primeiro tratamento sentia muita tremedeira nas mãos, somente isso como um efeito colateral. No ano seguinte procurei a Fio Cruz e foi dito que esse tratamento é feito de ano em ano independente se está ativo ou não e são os mesmos remedios, sendo que nesse segundo tratamento, ao término de urinar expelia um pouco de sangue, parei com os rémedios e voltou ao normal. Nesse segundo foi passado um colirio, que ao usá-lo fiquei uns 40 minutos enxergando tudo embassado e só usei uma vez, esses medicamentos foram adquiridos na Fio Cruz, mas desculpe por não lembrar do nome desse colirio. Minha pergunta é, realmente esse tratamento é feito todo ano e com os mesmo medicamentos, mesmo não estando com o igg ativo? Quais os exames que devo fazer para ficar despreocupado e com qual frequencia? Perdi parte da visão periférica do olho direito e esquerdo, bom mesmo assim isso não me atrapalha em nada, acabei adquirindo fotofobia e as vezes vermelhidão e acumulo de secreção na vista, mas sem ardencia ou incomodo. Embora isso, possuo uns riscos somente na visão direita que aparecem de vez em quando e as vezes sinto q minha vista estivesse embassada e ao fechar e abrir isso desaparece. Será que mesmo tendo um certo tempo que não tomo os rémedios, há um tratamento que eu possa recuperar a visão de ambos os olhos? Outro detalhe é que essa perda de periferica com o passar do tempo continua estática, há chances de aumentar? agradeço sua ajuda e obrigado.

  233. Raphael

    esse pontos podem aparecer mesmo sem a doença ter voltado

    Nao tenho conhecimento sobre a eficacia desse medicamento na toxoplasmose. Mas posso te garantir que ele ainda não está sendo usado clinicamente

  234. Roberto

    Para a toxoplasmose que SÓ atingiu os olhos não há a necessidade de repetir o tratamento todo ano, a não ser, logico, que a doença tenha voltado

    Da mesma forma, a sua perda de campo visual só vai aumentar se a doença voltar. Caso contrario continuará da mesma forma

  235. Raphael disse:

    Olá Dr Renato, obrigado pelas respostas. Tenho mais algumas duvidas.

    Nos casos de toxoplasmose ocular, a chance de ter a visão totalmente comprometida é muito grande? Ou seja, há muitos casos da toxoplasmose ter deixado uma pessoa, mesmo com imunidade boa e procurando tratamento periodicamente, completamente cega?

    As recidivas são muito comuns? Ou há muitas pessoas que não teve nenhuma recidiva após adquirir e tratar a doença? Como posso saber se estou começando a ter uma recidiva? Seria algo espontâneo?

    É normal a toxoplasmose atacar outras partes do corpo? E sobre algum acompanhamento periodico ou algum exame, o que o Dr sugere? Não sei se é necessário ao menos fazer exame de sangue, ou de IGG e IGM 2 vezes por ano…

    Agradeço pelas respostas.

  236. oi dr renato

    após alguns dias de terminar o tratamento, minha visão do olho esquerdo (na qual a toxoplasmose atacou) ficou um pouco embaçado, e vejo várias manchinhas, como se fossem moscas transparentes. É normal?

    E no mesmo olho, quando olho rapidamente pro lado e volto, eu vejo uma espécie de semi-arco preto e branco rodeando o final da visão periférica, que desaparece em questão de um quarto de segundo. É muito rapido que ele aparece e some, e sempre aparece quando movo o olho, mais visivel quando fecho o olho ou estou no escuro. O que poderia ser?

    obrigado

  237. Raphael

    O acompanhamente deve ser a cada 6m com o exame de oftalmologia. Nao precisa de exame de sangue
    A recidiva aparece com os sintomas (no texto acima tá escrito).
    Há casos de uma unica crise comprometer muito a visao da pessoa e casos em que ocorrem varias crises e a visao nao piora tanto. Varia em relaçao ao local da retina que foi atingido

  238. evavirgem disse:

    Olá Dr. Renato,tenho 30anos, vejo pontos pretos no flutuantes no olho direito e quando fecho o mesmo, pecebo o ponto cego no centro do olho, fui no oftalmo e ela fez o exame de fundo de olho sem dilatar a pupila e disse que não tenho nada no olho e que os pontos flutuantes são devido ao estresse , estresse causa isso?
    Eva

  239. Eva

    pode causar sim, mas o ideal seria ela ter feito um ultrassom e dilatado a pupila

  240. Angela Suzana disse:

    Caro Doutor,
    Tenho um filho com 31 anos que apresentou embaçamento da visão direita e após examoes foi diagnosticado com toxo ocular. Estamos todos “em choque”, vemos os depoimentos e lemos na internet que há grande probabilidade de perda da visão. Ele nos relatou que quando tinha 25 anos, estudante de faculdade, num exame de vista de rotina, foi informado pelo médico que tinha uma cicatriz de toxo ocular, mas o médico perguntou se ele enxergava bem, mas não não alertou sobre a doença e a gravidade, o que poderi ter evitado que hoje ele estivesse nessa situação! O que podemos fazer ? quais as chances de melhora?

  241. Angela Suzana disse:

    Doutor Renato,
    Continuando, minha nora, com quem meu filho vive há três anos tem 2 gatas, e desde que ela e meu filho mudaram para Santos, ele tem cuidado dos animais, inclusive limpando a “caixa de areia”. O meu filho não tem toxoplasmose congênita, a dele foi adquirida. Será que o contato com as gatas (na limpesa da caixa de dejetos) pode ter dado origem ao aparecimento da toxoplasmose ocular?

  242. Angela

    ele até pode ter pego dos gatos mas a maioria dos casos é congenita mesmo. As vezes a pessoa nem sabe, a mãe nao teve sintoma nenhum na gravidez e ela nao sente nada na visao. Mas tem um cicatriz no fundo do olho (como o outro medico comentou) a a qualquer momento a doença pode ativar e causar a inflamaçao

    Infelizmente, nao tinha nada que o outro medico pudesse ter feito p evitar da doença ativar.

    Agora, é tratar e esperar a inflamação sumir p ver se a visao foi afetada ou não

  243. rafa disse:

    Boa noite,

    Prezado Doutor Renato.

    Meu nome é rafaela, tenho 31 anos, a três anos foi diagnosticada que tenho toxoplasmose ocular no olho esquerdo.
    Em 2004, tive um pequeno acidente doméstico, uma gota de gordura quente caiu no olho esquerdo, no momento ardeu e lacrimejou. Na época não dei muito importancia e não fui no oftamologista. No final de 2005, tive minha primeira gestação, fiz meu pré-natal, e com isso realizei o exame toxo, obtive o seguinte resultado IgG positivo e IgM negativo, a medica me orientou que eu estava imune, porque já tive contato o com bicho infectado, e já criei defesa contra ele. Portanto, eu não teria com que me preocupar com esse problema.
    Em 2006, meu filho nasceu, e um a dois anos depois não me recordo direito, comecei a perceber que no meu olho esquerdo havia uma mancha turva que me impedia enxergar claramente alguma parte de objeto,isso somente qdo eu tampo o olho direito, caso contrario enxergo normal sem nenhuma dificuldade.
    Com isso, fui no oftamologista, no primeiro momento me informou que tenho uma cicatriz que provavelmente permanente causada por toxoplasmose. O medico solicitou alguns exames, que obtive esses resultado:
    Imunologia = IgG positivo (61,4UI/mL e IgM negativo (0,82UI/mL)
    Mapeamento OE: ausencia de lesões predisponentes ao selocamento da retina na periferia, papila de contornos, dimensões e aspectos normais, macula sel alteração, cicatriz coriorretinite inferior, vasculatura retiniana normal.
    Mapeamento ODÇÇ tudo normal
    Isso foi em 2008, no qual não retornei ao medico, pois mudei de cidade e fui só adiando uma nova consulta. No mesmo ano, anoite derrepente comecei a enxergar em toda a imagem pontos pretos flutuantes, na hora fiquei assustada mais depois de algumas horas foi diminuindo esses pontos, e mais uma vez eu fui adianto uma nova consulta, reconheço que errei, que deveria ter procurado um medico.
    Em fim, devido ainda permanecer uns três a quatro pontos preto, na semana passada procurei um medico e reletei tudo que aconteceu nesses ultimos sete anos, e o medico me disse que tenho mesmo taxoplasmose ocular, me solicitou novos exames, como campimetria computadorizada e agora estou aguardando o resultado do exame. De principio o medico me disse, que não tem nada que possa fazer, que devido a cicatriz, ocorreu uma pregas na membrana do olho, que faz refletir essa imagem turva, que uma cirurgia não seria indicado, pois poderia agravar mais, o que poderia fazer, é ,a cada seis meses consultar um oftamologista e ficar atento as crises.
    Dr é isso que eu não me conformo, pois os pontos pretos flutuantes seria um sintomas da crise a medica que me disse, ocorreu a três anos atrás, e depois disso eu não sentir nenhuma alteração,a não ser a permanencia de alguns pontos pretos flutuantes que percebo que estão a cada dia mais claros. É regra ter essas crises e é possivel transmitir para o olho direito e pode ocorre o aumento dessa cicatriz ou perda da visão parcial ou total do olho esquerdo?
    E como Sr pode me explicar no caso meu filho, realizou o exame toxo e o IgG e IgM ambos deu negativo, devido o meu resultado fiquei preocupada com ele e resolvir fazer o exame comedo que poderia ter, e não tem.
    Na realidade eu não consigo aceitar o diagnostico, devido os resultados que eu havia feito em 2005, como já realatei.
    Se possivel, o sr possa me explicar melhor essa minhas dúvidas.Me responda qdo puder, desde já agradeço aua atenção.

    obrigada!!

  244. Rafaela

    Seu quadro está todo normal. Voce já devia ter o germe da toxo no seu corpo (por isso o IgG positivo). Ele causou a cicatriz que por sorte não é na macula, entao sua visao nao piorou, só ficou os pontos pretos. Nao há nada a fazer por enquanto. Só acompanhar e qualquer outro sintoma, voce deve voltar no seu medico

    Como voce nao pegou a toxo durante a gravidez (IgM negativo) voce nao passou ela pro seu filho

  245. oi doutor renato!
    ha 3 semanas descobri ,que estou com toxoplasmosse ,e prejudicou minha visao oe .atraves da uveite ,estou fazendo o tratamento certo .estou tomando prednisona,daraprim;suladrin,e o colirio maxidex;mais nao estou vendo resultado , minha vista continua enbaçada,e com os pontinhos preto .quanto tempo este enbaçamento melhorara.
    obrigada paula

  246. Paula

    o tratamento está correto.
    Em geral a doença regride com 2 a 3 semanas apos o inicio do tratamento
    Converse com seu medico p ver se ficou alguma sequela

  247. cabeludo disse:

    dr. renato obrigado pela atençao , vc nao sebe de um site que poça mostrar avaços com celulas tronco em cicratrizes na retina ,todos os tipo de cicratrizes da a mesma dificuldades de visao ? a cor da cicratriz tem diferença em completimento da visao?

  248. Cabeludo

    nao conheço nenhum site que vai te fornecer informações mais concretas sobre esse assunto

    A cor das cicatrizes nao influencia na visão, apenas a localizaçaõ delas

  249. bruno disse:

    Boa tarde Doutor Renato e a todos que acessam esse blog.
    Tenho toxo a mais de 15/20 anos “estabilizada”,
    contudo de um tempo para ca, percebi algumas
    modificações na minha visão, ou seja, as vezes
    a minha vista direita coça, vejo algumas
    bolinhas transparentes e elas estão se espalhando cada vez mais na minha visão.
    Eu não sei qual é a opinião do senhor doutor, mas eu acho que voltou a minha toxo. O que acha?
    Em pararelo a isso eu preciso urggeentemente de
    endereços de clinicas ou hospitais aqui no rio
    para eu poder fazer exames de fundo de olho e
    exames de sangue.
    Por favor, me ajudem a encontrar uma clinica ou hospital particular que faça esses exames de
    acompanhamento desta doença no Rio de Janeiro.
    Conto com a sua ajuda do doutor e de seus
    blogeiros… Ok? muito obrigado.
    FBR

  250. Bruno (FBR)

    Pelos seus sintomas não acho que a sua toxo tenha voltado não. mas só com o exame de fundo de olho é possivel saber.
    No Rio, te sugiro a clinica IBOL ( http://www.ibol.com.br ) aonde voce pode consultar as Dra. Daniela Socci ou Dra. Patricia Correa
    Todas as 2 são especialistas nessa area da oftalmologia

  251. Luan Sartori disse:

    Dr Renato, sou de Cuiabá MT, tenho 20 anos e sou estudante de Direito, há mais ou menos 1 ano eu fazia tratamento de isottretinoina (roacutan)e comecei a notar que meu olho direito estava estranho meio embaçado, como eu já tinha míopia e estigmatismo resolvi fazer uma consulta e minha Dra me disse que poderia ser Toxoplasmose fiz os devidos exames e constataram positivo, fiquei muito triste pois não poderiam mais usar o roacutan pois ele deixava minha imunidade muito baixa o que ocasionou a presença de toxo na minha visão , enfim comecei o tratamento, usei corticoide, sulfa enfim diversos remédios por 3 meses nossa o resultado foi fantástico me senti com a visão recuperada, logo, após 2 meses tive uma gripe e uma febre de 40 graus , consequentemente 3 dias após meu olho voltou a ficar embaçado, comecei então a tomar os remedios novamente , cerca de uns 10 comprimidos por dia, estes destruíram meu paladar não aguentava nem mais beber água, então solicitei a minha dra que não aguentava mais, então comecei a tomar a CLINDAMICINA que tamém foi ótimo mas o preço era exorbitante quase abusivo, enfim refiz novos exames, e a dra constatou que a doença estava estabilizada e que era pra me cuidar atraves de vitaminas para minha imunidade não abaixar, já fazem 3 meses que estou perfeito , mas com so tem uma coisa que me encomoda que são esses pontos pretos e moscas volantes que lesionaram ainda mais, e o pior que ocorre nos dois olhos, ela me disse que ocorreu lesão no vítreo , enfim minha visão nunca mais foi a mesma, se eu soubesse que o roacutan era tão violento jamais teria tomado! mas enfim ninguem carrega um fardo mais pesado do que se pode carregar .

  252. bruno disse:

    Doutor Renato
    Pesquisando esse site…
    encontrei um blog e analisei um assunto que me
    chamou muito a minha atenção. Porque?
    Porque parece que é o que eu tenho visto em minha vista direta, ou seja, parece ser “moscas
    volantes”. Que maL eu lhe pergunto: O que são?
    Pq esta aontecendo comigo? Tem alguma coisa
    haver com a toxo que eu tive? É grave? O que o senhor tem a me dizer sobre o assunto?
    Aguardo retorno doutor…
    FBR

  253. Luan

    Felizmente sua doença foi bem tratada. As moscas volante voce vai aprender a conviver com elas

  254. Bruno

    as moscas volantes sao as degenerações do vitreo e tem relaçao com a sua toxoplasmose. em geral não é grave enão representa ameaça a sua visão
    Nao deixe de consultar o oftalmologista

  255. Leonardo disse:

    Leonardo Souza
    Desde a infância,tive dificudade de enxergar com o olho esquerdo,quando fui ao oftalmologista ano passado,ele constatou que tenho toxoplasmose,e disse que a mesma estava cicatrizada,mas será que tenho chance de ainda fazer algum tratamento e enxergar melhor?

  256. Leonardo

    a medicina ainda nao tem como melhorar a visao perdida pelas cicatrizes da toxoplasmose
    Mas nao perca a esperança. Quem sabe daqui a alguns anos

  257. simone disse:

    eu tive toxoplasmose na gravidez,meu bebe nasceu com muitas sequelas,corro o risco de ter toxoplasmose ainda?ele tem 5 anos ja o bebe

  258. Simone

    Voce pode ter novos quadros de toxoplasmose mas dificilmente voce passará para o seu filho em caso de outra gravidez

  259. Susyane disse:

    Olá Dr:Renato
    meu nome é SUSI tenho 38 anos

    vou passar o que esta no meu exame desde que nasci tenho:
    Reflexao: od-5,50:-3,50×15 (0,05p)
    oe-5,50:-2,50×150(0,1p)

    Biomicroscopia AO: sem aiteraçoes
    Fundoscopia AO:lesão de Coriorretinite atrófia em mácula bilateral.

    MEO:
    Estrabismo convergentee mistagmo rotacional.

    tenho miopia.

    gostaria de saber se atraves desse exame tem como saber se tenho uma chance de melhorar a visao?

    ja passei por varios medicos
    e minha medica disse: que o estrabismo tem como operar e a miopia tambem, mais ela tem medo de operar por causa da rotaçao dos meus olhos.
    por favor me ajude
    vou dexar meu e-mail
    susy_joaom@hotmail.com

    desde ja agradeço a atençao e se puder me oriente por favor

  260. Susy

    o problema principal é a lesao atrofica na macula…. isso que atrapalha sua visao e infelizmente nao temos como resolver

  261. gabriela disse:

    Dr eu peguei toxoplasmose, diz uma médica, que quando eu era pequena! e ja tenho 19 anos! eu sei que não tem cura mas há alguma possibilidade de qualquer melhora? porque com o óculos resolvem muito pouco, mas é muito bom. esses dias eu coloquei o óculos de um amigo, 1 grau mais forte e melhorou muito muinha visão! nunca ouvi da boca de um médico que eu tenho essa doença, ma sminha mãe já! e ela me garante.. e como meu problema não resolvia com óculos fortes.. então acreditei! TENHO MUITAA DIFICULDADE MESMO! não reconheço o rosto das pessoas do outro lado da rua! me ajude

  262. gabriela disse:

    ah, mais uma dúvida doutor, como eu tenho toxoplasmose, há alguma possibilidade de eu passar a doença para meus filhos, quando os tiver?

  263. Gabriela

    Voce pode ter tido toxoplasmose e nao ter tido sequela nenhuma.
    Talvez o seu problema seja só de grau.
    Consulte um medico e pergunte a ele se a sua dificuldade p enxergar é só devido ao grau do oculos estar fraco ou se é pela toxo

    Quanto a sua outra pergunta…tem um topico lá no texto que fala exatamente sobre o risco de passar p o seu filho. Leia lá

  264. isaque disse:

    pocha eu tenho isso e inda bem que n é muito avançado e achei interessante tudo isso sobre a doença foi bom pq eu aprendi mas da doença que eu tenho tomara deus q um dia que haja uma solução ou uma cura para essa doença tão terrivel

  265. Luiz Henrique disse:

    Warlei
    Boa noite, fui diagnosticado com toxo ocular ha uma semana. Tenho tomdado dois compri de sulfa de 6 em 6h(total de 240), colírio maxiden de 4 em 4h na 1° semana, na 2° sem de 6 em 6h e depois de 12 em 12h. Prednisona, 2 comp pela manhã na 1° sem, 1,5 na 2°, 1 na 3° e 0,5 na 4° sempre uma vez por dia pela manhã. Pirimetamina, 3 comp no 1° dia, 2 no 2° dia e 1 por 30 dias. Acabei de completar a primeira semana de tratamento. Segundo o medico, o cisto ñ atingiu a mácula, mas foi perto do nervo óptico. A visão do meu olho esquerdo está embaçada, vejo pontos pretos, tá como se fosse uma lente de óculos suja e o olho ainda tá um pouco vermelho. No início doía, mas já não incomoda mais. Com esse tratamento, feito corretamente, esses pontos pretos e o embaçado vão sumir? Ainda segundo o médico, eu terei sequelas. Exercícios fisicos podem atrapalhar o tratamento ou piorar a situação? Ficar ao computador ou TV prejudicam ainda mais visão(não to com fotofobia)?

  266. Warlei

    seu tratamento está perfeito. COntinue com a medicação

    Infelizmente pelo local que foi atingido algum tipo de sequela voce deverá ter. Talvez a visão nao fique perfeita como era antes

    Evite exercicios extenuantes ou outras coisas que possam diminuir a sua imunidade

  267. Tagote disse:

    Prezado Dr. Renato,

    Parabéns pela iniciativa e paciência em esclarecer dúvidas dos pacientes e atingidos por diversas enfermidades oculares. Desde que perdi minha visão por toxoplasmose (visão 20/400 no OD), tenho encontrado os mais diversos tipos de pacientes e pessoas com os mesmos medos, frustrações profissionais, etc. em decorrência da toxo e da baixa acuidade visual.
    Assim, paranizo a sua tranquilidade,paciência e calma em ajudar os mais diversos pedidos de ajuda por este site (pedidos que são quase súplicas quando se está para perder a visão de um olho).

    Aproveito o ensejo para lhe perguntar: a visão subnormal (20/400) pode ser considerada visão monocular?

    Novamente, parabéns e muita satisfação em conhecê-lo vitualmente (vou procurá-lo no IBOL, rs).

    Tadeu.

  268. Tadeu

    Sim. Visão 20/400 é nivel 3 de classificação e sendo o outro olho normal se classifica em H54.4 do CID10, que é igual a cegueira legal em um olho. Portanto visão monocular

  269. tamiris disse:

    Doutor estou com a visao embaçada e pontos pretos no olho esquerdo. o oftalmo fez o exame do fundo do olho e disse que minha retina esta inflamada e receitou sulfa, prednizona daraprim e colirio, mas no exame de sangue deu igg 36.4 ui e igm nao reagente. sera que estou mesmoo com toxo? Nao consigo nem trabalhar, estou muito preocupada.

  270. Tamiris

    Se vc ler novamente o texto vai ver que mesmo com IgM negativo é possivel sim voce estar com toxoplasmose

    Use os remedios e aguarde

  271. Leticia disse:

    oi ja tive toxplasmose ocular,e com meu olho esquerdo,ñ consigo enchergar mt bem,ja faz uns 10anos e morro de medo q um dia essa doença volte.

  272. marta disse:

    Oi meu marido foi diagnosticado com toxosplamose,fiquei muito preocupada,visto q trabalha como motorista,gostaria de saber se dependendo do tamanho da lesão pode usar oculos?pois tem que renovar a carteira em agosto…aguardo resposta obrigada

  273. marta disse:

    Mas uma duvida doutor estou gravida de 4 meses posso pegar do meu marido…meus exames mostraram q nunca tive obrigado

  274. Marta

    Voce nao pega do seu marido mas como está gravida tem que tomar muito cuidado. Os modos de transmissao estão escritos lá no texto

    Quanto ao seu marido, dependendo da local da cicatriz pode ter dano da visao e ai as vezes o oculos nao ajuda

  275. tamiris disse:

    Bom dia Doutor, estou ha duas semanas em tratamento de toxo no olho esquerdo, hoje pela manha percebi doois pntos pretos no olho direito. minha consulta com o oftalmo eh só na quinta que vem, tem problema em esperar?, pensei em passar o colirio no olho direito tbm, to muito preocupada.

  276. Tamiris

    Voce nao deve pingar o colirio no outro olho sem saber se é o mesmo problema
    Precisa consultar o médico antes

  277. Alexandre disse:

    dotor se eu ficar com uma vista prejudicada por causa da toxoplamose, eu posso dirigir,trabalhar em ponte rolante,ou tenho que entra no inss por não conseguir exeser minha função no trabalho

  278. Alexandre

    Depende do tamanho do prejuizo causado a sua visao pela doença.
    O medico do INSS que vai determinar isso

  279. Bom dia vi em seu site que vcs são especialistas em toxoplasmose ocular, fui infectada qdo esta utero de minha mãe e dia 27/11/2010 o cisto eclodiu passando para minha outra vista tive pressao intraocular que foi a 40 e fiz tratamento com diamoxx, metiocortem e bactrin F e minha pupila ficou enorme só que meu medico vem me acompanhando desde a data acima e me receitou pingar no olho afetado pilocarpina 2% a pupila diminui bem e pra ajudar estou com começo de catarata so que medico disse que deu aderencia na minha pupila e que ela não vai voltar ao normal so com cirurgia ele disse q so vai operar se a catarata aumentar eu gostaria de saber se existe algum medicamento que volte ou tratamento porque devido a luz intensa minha dor de cabeça que eu tenho enxqueca esta acabando cmg….sou de guaratingueta sp / tenho 27 anos ….por favor me explique mais sobre a aderencia da minha pupila. Qual a probabilidade deu voltar a ter isso novamente morro de medo de ficar cega pq ja nao enxergo direito com uma vista

  280. Olá, Dr. Renato.
    Sou Jean, a duas semanas tive embaçamento da visão, moscas volantes. Ao ir ao oftalmo, somente para ver grau, este me disse que tenho astigmatismo leve e miopia, tudo bem. sendo que, antes dessas duas semanas,eu enxergava perfeitamente.
    depois fui fazer exames mais detalhados e vi que tenho toxoplasmose sem lesões na mácula.
    o meu oftalmo disse que não sabe porque ganhei do dia pra noite 2 graus no OE (o da toxoplasmose) e 1,25 no OD.
    fico na dúvida se o óculos vai fazer eu melhorar esse grau e eu enxergar como antes.
    fiquei com miopia e astigmatismo por causa da toxoplasmose?
    posso fazer cirurgia para miopia e astigmatismo tendo toxoplasmose.

    abraços Dr. Renato!

  281. tamiris disse:

    Boa tarde Dr, desde que começei o tratamento ha 15 dias com sulfa,corticoide e daraprim tenho inchado muito e sentido muitas dores nas pernas. isso eh normal do medicamento? qual o tempo ideal que deve tomar os medicamentos?
    obrigado

  282. Jean

    a toxo não parece ter nada a ver com a mudança de grau
    Tente avaliar a sua glicose (as vezes isso pode mudar o grau)
    Não consigo pensar em outra coisa, já que os exames que voce fez mostraram a região da mácula normal

  283. Tamiris

    Isso pode ser decorrente do corticoide
    O tempo de tratamento gira em torno de 3 semanas mas depende da reação da lesão
    O seu médico é que vai dizer a hora certa de parar os medicamentos
    Comente com ele sobre esses efeitos que voce sente

  284. Bom dia vi em seu site que vcs são especialistas em toxoplasmose ocular, fui infectada qdo esta utero de minha mãe e dia 27/11/2010 o cisto eclodiu passando para minha outra vista tive pressao intraocular que foi a 40 e fiz tratamento com diamoxx, metiocortem e bactrin F e minha pupila ficou enorme só que meu medico vem me acompanhando desde a data acima e me receitou pingar no olho afetado pilocarpina 2% a pupila diminui bem e pra ajudar estou com começo de catarata so que medico disse que deu aderencia na minha pupila e que ela não vai voltar ao normal so com cirurgia ele disse q so vai operar se a catarata aumentar eu gostaria de saber se existe algum medicamento que volte ou tratamento porque devido a luz intensa minha dor de cabeça que eu tenho enxqueca esta acabando cmg….sou de guaratingueta sp / tenho 27 anos ….por favor me explique mais sobre a aderencia da minha pupila.

  285. Obrigado Doutor.
    poxa, vejo alguns depoimentos de melhora no quadro da toxoplasmose.
    minha glicose está ok. chequei!
    será que enxergarei como enxergava antes? sei que é difícil (ou impossível) dizer isso, mas preciso perguntar, pois antes enxergava muito bem.
    estou tomando somente o Bactrin F por 1 semana.

    pra eu ler preciso me esforçar um pouco, meus olhos ardem.
    sei que fica difícil o senhor dizer, mas queria saber se com o óculos ficarei bem, se enxergarei perfeitamente. meu oftalmo disse que o grau dos meus olhos nao tem nada a ver com a toxoplasmose.
    ou seja, devo usar óculos pra ver melhor.

    desculpa tanta pergunta e tanta história, mas é que meu médico é muito incerto, vou eu entro pra ver. ás vezes sinto meus olhos arder, isso incomoda.

    Muito obrigado Dr. Renato pela atenção!

  286. esqueci de comentar eu ando sentindo umas pontadas na minha vista que foi afetada e anda meio embaçada sera que esta voltando a taxoplasmose ou é por causa da catarata que esta aumentando…tenho mto medo de passar por tudo que passei foi dificil ficar sem enxergar

  287. Jonas disse:

    Boa tarde,
    Em caso de recidiva, existe remissão espontânea?
    Obrigado

  288. Polly disse:

    Boa noite Dr.

    Gostaria que me tirasse uma duvida… tenho um primo de 19 anos que vem sentindo dor no olho direito, visão embaçada,quase n enchergando nada do olho direito, quando foi hoje pela manha foi a consulta com oftalmo que disse que ele perdeu a visao do olho direito mas n soube dizer o motivo. Qual o procedimento que ele deve fazer? Quais as chances de ser taxoplasmose ocular? QUais exames necessarios pra um diagnostico preciso? Quais outras doenças podem ser?
    Desde já muito obigada.

  289. Lola/Fernanda

    o seu medico está correto no raciocinio dele
    Essa aderencia foi causada pela inflamação intensa do seu olho e além de dificultar uma possivel cirurgia de catarata faz com que a pupila fique num formato diferente
    Infelizmente não há muito como resolver isso
    Alguns colirios na fase aguda da doença podem ajudar mas nessa fase que voce está é pouco provavel

  290. Jean

    se os oculos vao melhorar a sua visao depende do grau que voce tem e do comprometimento causado pela toxo
    Acho que voce tem que usar os oculos e testar
    Nao há outro jeito

  291. Jonas

    a remissão espontanea é rara e geralmente deixa sequelas. O tratamento é sempre indicado

  292. Polly

    os exames necessarios para o diagnostico, os sintomas etc… estão todos lá em cima no texto
    Pode ser um monte de doenças nao tenho como avaliar

  293. Cristina disse:

    Boa noite, tenho 31 anos, descobri que tive toxoplasmose em 2006, em uma consulta onde tinha a intensão de operar meus olhos na época sabia apenas da miopia e do astigmatismo. Sendo surpreendida pela toxoplasmose, fiz os exames e já havia sicatrizado. O médico foi bem sincero em me afirmar que perderia a visão em pouco tempo e não tinha como fazer a cirurgia.Me desesperei, só estava com 20% da minha visão no OD. Descedi procurar por outro médico que me deu muita atenção e pediu exames que eu nunca tinha feito, o meu caso foi estudado por uma junta médica e aprovada a minha cirurgia.Em 2007 fiz a minha cirurgia e foi um sucesso, o meu residuo de grau é mínimo, recuperei 90% da visão do OD, hoje tenho uma vida normal não uso óculos, faço acompanhamento e sou uma pessoa muito feliz. Agradeço a Deus por ter colocado em meu caminho profissionais competentes que puderam me ajudar.

    Cristina

  294. rosangela disse:

    Dr Renato
    bom dia! meu filho teve exame reativo para toxoplasma gondii as mais de 6 anos, hoje ele tem doze anos, na época não apresentou lesão ocular, mais desde os sete anos ele apresenta sempre os olhos vermelhos, mas não reclama quanto a visão será que devo me preocupar?

  295. Rosangela

    esse olho vermelho NAO deve ser devido a toxoplasmose

    Leve seu filho regularmente ao oftalmo para exames de rotina e fique despreocupada

  296. Digo disse:

    Dr. tenho doze anos, entrei aqui no pc pra vê esse negocio que tenho no olho(Toxoplasmose),tomo vários remédios, Suladrin entre outros, Dr a minha dúvida é a seguinte: Caso com remédios não cure a Toxo, existe cirurgia,óculos ou algo do tipo que cure isso????

  297. Digo disse:

    Doutor tenho doze anos, entrei agora no pc (23:10) pra saber uma coisa sobre a doença que tenho no olho esquerdo (Toxoplasmose Ocular), a dúvida é a seguinte doutor: Caso todos os remédios não funcionem e me deixe com a visão embasada ou algo do tipo, cirurgia, óculos lente e etc…. resolvem??? Rodrigo

  298. Digo disse:

    ixi mandei duas mensagens nem vi *_* rsrs foi malz.

  299. Digo disse:

    Há e doutor desculpe o incomodo de várias mensagens apenas minha, mais lembrei de uma coisa, tenho muita intolerância com os medicamentos, e queria saber se existe medicamento para isso com seringas, na veia, ia fazer mais efeito e não ia ter aquele gosto ruim do remédio com tomo, é comprimido, mais um verdadeiro mutante que só de encostar na língua fica um gosto que sai depois de horas, prefiro uma seringa-da >.> Obrigado.

  300. Digo

    Não há injeçoes, só comprimidos mesmos.
    A cura da toxoplasmose é com os remedios ou as vezes com uma aplicação de laser (só serve para alguns poucos casos)

    Nao existe cirurgia para isso

  301. Ola doutor estava em tratamento de toxo por 30 dias!minha visao melhorou. Mas a tres dias minha visao embaçou de novo.Fui ao meu oftalmo e ele disse q Ñ era nada . Fui em outro oftalmo e ele viu um pqna inflamaçao em outro foco.me passou medicaçoes de novo! isso eh comum acontecer.sera que minha visao vai desembaçar?

  302. Tamiris

    Pode acontecer recidivas do quadro
    Provavelmente voce vai ter a mesma resposta que teve ao primeiro tratamento

  303. Olá Dr., tudo bem ? me chamo Jéssica, tenho 17 anos, e descobri à 3 meses que tenho toxoplasmose! E como a infecção foi totalmente cicatrizada, não há nenhuma possibilidade de recuperar a minha visão, eu sei!
    Mais será que com um transplante de córnea eu não conseguiria recuperar pelomenos um pouco da minha visão? Estou com medo que a doença possa afetar a minha vida profissional, pois já que tenho 17 anos, logo começarei a trabalhar, e tenho medo de ser prejudicada! Atenciosamente – Jéssica Rodrigues.

  304. Jessica

    Infelizmente o transplante nao vai ajudar em nada
    O transplante é da cornea e seu problema é na retina. AInda nao existe transplante de retina

    Mas a medicina está evoluindo muito rapido e pode ser que em poucos anos já tenhamos algum tratamento eficaz para o seu problema

  305. Diego disse:

    Bom dia Drº Renato meu nome é Diego da Conceição Silva e há 6 anos atrás tive toxoplasmose na vista esquerda, quando fiz o mapeamento na clinica Santa Beatriz o meu médico disse que uam parte da minha visão tinha cicatrizado não tinha como recuperar, e a vista direita normal não precisava tomar rémédio algum, ontem percebi que a minha vista direita está um pouco trurva com pontos e uma cicatriz pequena, já fui ao médico ofto, e ela pediu para tomar o rémédio coticortem 20mg, e em seguida fazer o mapeamento, você achq que pode ser coisa séria, o meu trabalho é de frente para o computador estou com dificuldades de com esta turvação, você acha que é muito sério o meu problema, durmo pensando na minha situação pois tenho uma fámilia para criar, estou um pouco tenso com isto até sair o resultado…

  306. Diego disse:

    Bom dia Drº Renato meu nome é Diego da Conceição Silva e há 6 anos atrás tive toxoplasmose na vista esquerda, quando fiz o mapeamento na clinica Santa Beatriz o meu médico disse que uam parte da minha visão tinha cicatrizado não tinha como recuperar, e a vista direita normal não precisava tomar rémédio algum, ontem percebi que a minha vista direita está um pouco trurva com pontos e uma cicatriz pequena, já fui ao médico ofto, e ela pediu para tomar o rémédio coticortem 20mg, e em seguida fazer o mapeamento, você achq que pode ser coisa séria, o meu trabalho é de frente para o computador estou com dificuldades de com esta turvação, você acha que é muito sério o meu problema, durmo pensando na minha situação pois tenho uma fámilia para criar, estou um pouco tenso com isto até sair o resultado…

  307. Diego disse:

    Bom dia Drº Renato meu nome é Diego da Conceição Silva e há 6 anos atrás tive toxoplasmose na vista esquerda, quando fiz o mapeamento na clinica Santa Beatriz o meu médico disse que uam parte da minha visão tinha cicatrizado não tinha como recuperar, e a vista direita normal não precisava tomar rémédio algum, ontem percebi que a minha vista direita está um pouco trurva com pontos e uma cicatriz pequena, já fui ao médico ofto, e ela pediu para tomar o rémédio coticortem 20mg, e em seguida fazer o mapeamento, você achq que pode ser coisa séria, o meu trabalho é de frente para o computador estou com dificuldades de com esta turvação, você acha que é muito sério o meu problema, durmo pensando na minha situação pois tenho uma fámilia para criar, estou um pouco tenso com isto até sair o resultado…

  308. Diego

    tem q fazer o mapeamento nao tem jeito
    e se for a toxo, iniciar o tratamento logo

  309. cupido telemensagens disse:

    BOM DIA MEU NOME É RICARDO TENHO TPXO DESDE CRIANÇA,HOJE TENHO 34 ANOS ATÉ 2002 TINHA SÓ NO OLHO DIREITO,EM 2002 O MEU OLHO ESQUERDO FOI AFETADO EU ESTAVA LENDO E VI QUE UMA FMAÇA CUBIA PARTE DA LETRAS QUE LIA,FUI NO OFITALMO ELE MANDOU QUE TOMA-SE METICORTEM EU TOMEU POR MAIS OU MENOS 15 DIAS E A MINHA VISÃO PIOROU,PASSEI EM OUTRO ELE ME DIZE SUA VISTA NÃO VAI VOUTAR MAIS NO QUE ERA,PORQUE O OFITALMO TINHA ME PASADO ´SO O METICORTEM,DES DESTE DIA MINHA VISTA NUNCA MAIS FOI A MESMA JA SE PODE SE FAZER UM TRAMPLATE DE RETINA?

  310. Ricardo

    nao existe trasnplante de retina. Só de córnea

  311. ana disse:

    ola!
    tenho 23 anos e descobri que tenho toxoplasmose ocular,fui ao medico e ele mandou eu fazer um tratamento de 35 dias com os medicamentos, meticorten 20mg, sulfadiazina 500mg, daraprim 25mg, acido folinico 7,5mg, mas eu passei mal com esses medicamentos e acabei fazendo o tratamento em 27 dias, sera que vai voltar a doença?
    tenho medo q a doença volte mais forte, sera que isso vai acontecer, ou so 27 dias de tratamento pode curar a doença ocular?
    ja agradeço pela a ajuda.

    ana

  312. Ana

    pode ser que nesse tempo seu quadro tenha cicatrizado. é o mais provavel
    Mas volte no medico para ver se houve cura total ou nao

  313. Ju Santos disse:

    Boa Noite Dr,
    Meu nome é Juliana, tenho 25 anos e a 5 anos tenho a toxoplasmose ocular.
    Quando a imunidade do meu corpo está baixa sinto uma grande dificuldade de enxergar,e começo a ver os pontinhos pretos flutuando no meu olho, aí começa tudo de novo, tomo mais de 100 comprimidos.
    Gostaria de saber se posso fazer musculação,sendo que a ultima vez que comecei tiver que parar, estava sentindo muita dor no olho e dificuldade de enxergar.
    Desde já agradeço, abraços.
    Juliana

  314. Juliana

    Teoricamente, eu nao vejo relaçao entre a musculaçao e a baixa de imunidade
    Voce precisa é manter uma boa alimentaçao, um bom repouso (sono) etc…

  315. Ju Santos disse:

    Boa Noite Dr,
    Já tive duas inflamações,qual o risco que eu corro se eu tiver mais.
    Posso ficar pegando peso? Quanto isso me prejudica ?
    Desde já agradeço.
    Juliana

  316. Juliana

    como dito acima… nao vejo problema em voce pegar peso

    o risco de nova inflamaçao vai depender de qual vai ser o local da retina atingido…entao nao dá p saber. Tem q torcer p nao ter mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s