Herpes no olho, Herpes Ocular

Muita gente não sabe mas não existe só Herpes Labial e Herpes genital. Também existe o Herpes Ocular e essa infecção é mais comum do que parece e pode ser muito grave também.
Quando falamos de herpes ocular devemos dividir em 2 grandes grupos: Herpes Simples e Herpes Zoster. O Herpes simples é muito mais comum e é a forma como as pessoas geralmente conhecem a doença. Nesse texto falarei da forma herpes simples e no final uma rápida explicação sobre o herpes Zoster.
Herpes Simples Ocular
O herpes é causado por um vírus. Existem dois tipos de vírus do herpes. O herpes vírus 1 ou HSV1 (herpes labial) e o herpes vírus 2 ou HSV2 (genital). A infecção ocular é mais comumente causada pelo tipo 1.
Vírus do Herpes
Como se pega herpes?
O vírus do herpes é transmitido por contato próximo com uma pessoa contaminada. Na verdade, a maioria da população brasileira adulta já entrou em contato com esse vírus em algum momento da sua vida mesmo sem ter tido qualquer sinal disso. O vírus do herpes entra no nosso organismo através da mucosa oral ou nasal e se aloja nos nervos. Eles ficam adormecidos nesses nervos até um momento em que a imunidade da pessoa diminui e ai ele pode reativar e causar a infecção. Na maioria das pessoas o vírus fica adormecido por toda a vida sem nunca causar nenhuma infecção, mas em outras ele reativa e infecciona.
Como o herpes vai parar no olho?
Como explicado acima, o vírus do herpes fica alojado nos nervos. Caso o nervo afetado emita ligações nervosas com o olho, ele poderá ser afetado.
Qual a causa da infecção ocular pelo herpes?
Além da pessoa já ter tido contato com o vírus do herpes (embora nem saiba disso) geralmente a pessoa afetada relata algum fator que desencadeou a doença. Pode ter sido uma virose (gripe, resfriado), um momento de estresse emocional (brigas, morte na família, prova no colégio), algum medicamento utilizado, uma baixa imunológica ou qualquer outro evento parecido.
O herpes ocular pode voltar?
Sim. Essa é a característica do herpes. Infecções recorrentes. Atenção especial deve ser dada para evitar baixas imunológicas e evitar assim crises repetidas da doença.
O herpes ocular afeta os dois olhos?
Geralmente não. Via de regra, o herpes ocular afeta somente 1 dos olhos e as recidivas são sempre nesse mesmo olho. São raros os casos relatados de infecção por herpes nos 2 olhos.
Quais os sintomas do herpes ocular?
Olho vermelho, fotofobia, irritação ocular, sensação de corpo estranho e lacrimejamento excessivo são sintomas mais típicos do herpes ocular. Diminuição da visão pode ocorres de forma leve ou de forma muito grande.
Os sintomas acima são inespecíficos e podem simular uma simples conjuntivite ou outras doenças oculares. Por isso algumas vezes o diagnóstico é feito de forma tardia atrasando o inicio do tratamento e isso ressalta a importância de consultar o oftalmologista sempre que apresentar esses sintomas.
Formas de Herpes Ocular:
O herpes pode afetar os olhos de diferentes maneiras e em diferentes partes do olho:
Pálpebra: aparecem vesicular nas pálpebras, com inchaço e vermelhidão. Geralmente é auto limitada e não causa baixa de visão
Córnea: é o principal local de ação do herpes e pode causar uma importante diminuição da visão. Causa lesões em forma de dendritos (ramificações) que são bem característica dessa doença, a chamada ceratite hérpetica. O herpes pode afetar só a porção superficial da córnea (ceratite epitelial) ou suas porções mais internas (ceratite estromal). Essa diferença vai afetar o tratamento a ser prescrito pelo médico e o prognóstico do caso. A forma estromal geralmente deixa cicatrizes e são mais graves.
Íris: o herpes é uma das causas de uveíte, que é uma inflamação da parte do olho chamado íris e trato uveal. A uveíte herpética pode ser uma inflamação grave e também aumentar a pressão ocular.
Retina: A infecção da retina pelo vírus do herpes é muito rara, só ocorre em pacientes com grave imunodeficiência (AIDS ou câncer) e não tem relação com as outras formas de herpes descritas acima. Não entrarei em detalhes dessa forma de herpes (retinite herpética) nesse texto.

Qual o tratamento para o  herpes ocular?
O tratamento do herpes deve ser iniciado o mais rápido possível. Por isso é importante que pessoas que já tenham tido herpes ocular procurem seu medico assim que os sintomas acima descritos apareçam.
O tipo de tratamento a ser feito vai depender de qual parte do olho foi afetada.
O antiviral mais usado é o aciclovir (zovirax®), na forma de pomada ou comprimidos. Outras opções são o valaciclovir (valtrex®) e o famciclovir. Esses dois últimos só existem na forma de comprimidos e tem uma posologia mais fácil mas são mais caros. A eficácia é semelhante entre os 3 medicamentos. Recentemente foi lançado um outro antiviral na forma de pomada, ganciclovir.
Quando a infecção é só nas pálpebras, pode se optar por não fazer nada ou começar antiviral pomada para proteger o olho.
Quando a infecção já atingiu a córnea (ceratite herpética) o tratamento deve ser iniciado com o antiviral pomada ou comprimido. O aciclovir deve ser usado 5 vezes por dia e o valaciclovir só 2 vezes ao dia.
Dependendo do tipo de infecção causada no olho, o médico pode precisar usar antiinflamatórios corticoesteróides na forma de colírios. Entretanto os corticóides podem piorar a infecção pelo herpes e só devem ser usados nesses casos sob estrita orientação médica.
A uveite herpética deve ser sempre tratada com antivirais por via oral e também com corticóides.
Em alguns casos de infecção corneana superficial o médico pode fazer um procedimento chamado debridamento, em que, com o auxilio de um cotonete ou uma espátula, ele retira as células mais superficiais da córnea facilitando a ação dos medicamentos e a cura do processo.
Caso depois da infecção ter sido controlada o paciente fique com alguma cicatriz que atrapalhe a visão podemos pensar em fazer alguma cirurgia para recuperar ou melhorar a visão. Cirurgia com laser ou transplante de córnea são opções mas os resultados nem sempre são muito animadores.
Existe vacina para o herpes?
Sim. Nos últimos anos tem sido lançado algumas vacinas para o herpes, algumas já disponíveis comercialmente mas com um custo muito alto. Nos próximos anos, a maior disponibilidade dessa vacinas poderão revolucionar o tratamento do herpes ocular.
Você pode ler mais sobre a vacina para o herpes, no texto abaixo
http://en.wikipedia.org/wiki/Zostavax

Herpes Zoster

O herpes Zoster (HZ) é uma infecção causada pelo mesmo tipo de vírus que causa a catapora. O HZ é uma doença tipica de pessoas idosas ou com grave imunodepressão. Ela causa lesões tipo vesículas na pele e que são muito dolorosas. Pode afetar qualquer região do corpo e quando atinge o rosto pode acometer o olho e causar as mesmas lesões do herpes simples descritas acima. O tratamento é feito com os mesmos medicamentos mas com dosagem dobrada.

Quer saber mais sobre outras formas de herpes, com herpes labial ou herpes genital?

então leia o blog MDSAUDE do Dr. Pedro Saraiva e da Dra. Renata Campos
Você sabe o que é Degeneração Macular? Você sabia que essa doença é a principal causa de cegueira em pessoas idosas? Então leia o texto a seguir
Quer saber mais sobre conjuntivite alérgica ou coceira nos olhos? Leia o texto abaixo

Sobre wendelteste

blog de teste
Esse post foi publicado em aciclovir, ceratite herpetica, herpes, herpes no olho, herpes ocular, herpes simples, herpes vírus, herpes zoster, vacina para herpes, valaciclovir, zostavax, zovirax. Bookmark o link permanente.

194 respostas para Herpes no olho, Herpes Ocular

  1. Boa Tarde.
    Tenho uma virose no olho esquerdo. Estou a ser medicada com : Predniftalmina + Ganciclovir + Floxedol. Comecei este tratamento há 4 dias. Mas vejo poucas melhorias. Os cantos dos olhos continuam vermelhos e a palpebra edemaciada.É normal?
    Mónica Fernandes

  2. Monica

    Se é herpes o que vc tem, em 4 dias ja ocorre melhoras dos sintomas mas nao totalmente.
    Tem q esperar de 7 a 10 dias para uma avaliação melhor

  3. Anonymous disse:

    Se a cegueira acontecer so acontece num olho ou nos dois?

  4. Resposta ao comentario acima

    O herpes geralmente acomete somente um dos olhos

  5. Alexandre,
    Minha esposa está utilizando o aciclovir a mais de 30 dias e os sintomas são os mesmos do começo o que pode ocorrer.

  6. Alexandre

    o aciclovir já fez o papel dele. Nem precisa mais usar a nao ser em doses menores profilaticas.
    Agora deve ter que usar alguns outros medicamentos. Tem algum medico acompanhando? converse com ele

  7. Gevan disse:

    Dr.tive recentemente uma especie de proptose ocular no olho direito, diagonosticada pelo o quinto médico que procurei,os outros disseram que era alergia,infecção,e até possivel hipertireoidismo, fiz tumografia,mas o ultimo médico disse que era uma infecção na glandula lacrimal,ainda sinto algo estranho no meu olho, mas suportavel.Agora estou com varicella, e vi alguns dos seus comentários, posso ter tido herpes ocular?estou tomando aciclovir…

  8. Katiana

    As infecçoes da glandula lacrimal podem ocorrer por diversos motivos mas nunca ouvi que o herpes fosse uma das causas. Nao acho q tenha relaçao nao, mas em medicina, nem sempre podemos afirmar com certeza as coisas

  9. Anonymous disse:

    Dr. Renato, boa noite,
    Foi diagnosticado Herpes na cornea de minha esposa a mais de 30 dias.
    Ja tentamos:
    Aciclovir oral(Zovirax 200mg e 400mg).
    Zovirax creme 5x ao dia.
    Valtrex Valaciclovir 500mg.
    Duas Raspagens e o virus continua resistindo.
    O que fazer?
    Ja fomos em 9 Oftalmologistas,4 oftal. conceituados disseram ser herpes, o restante ficaram na duvida. Estamos desesperados.

    Rodrigo Cesar
    Salvador-Ba

  10. Rodrigo

    Acho bem dificil o virus do herpes ser resistente a esses antivirais. A outra opçao seria o famciclovir. Mas eu nao teria tanta certeza se é necessario usa-lo ou se o problema é outro. O herpes deixa algumas sequelas na cornea que sao dificeis de ser tratados. Já não é mais o virus mas as sequelas que ele causou. Entao o tratamento é diferente.
    Em Salvador, vc já foi na clinica COLP (71) 3235-1031 ? Procure a Dra. Tatiana ou Dra. Thais.

  11. Anonymous disse:

    Dr. Renato,
    Obrigado pela atenção, ainda não fomos na COLP, mas vou ligar amanha. 28/09
    Quem esta acompanhando agora é Dr. Alexandre Príncipe ( Clinica Santa Luzia ), ele está achando estranho tb essa resistência, vamos mandar uma amostra da raspagem para Lab. em SP.
    O problema é que começou incomodar em Janeiro e ela vinha usando MAXINOM(corticoide) a 3 meses.
    Ele disse que está superficial, porem muito afetado. Boa noite e obrigado pela indicação.

    Rodrigo

  12. Ivete Sandra disse:

    URGENTE !!!minnha mãe esta com herpes na córnea e disse que o médico informou que ela já perdeu 90% da visão, não sei mais o que fazer ela tomou esse aciclovir o médico mandou tomar 155 comprimidos em 25 dias ela acabou agora dia 24/09/2010 e não melhorou nada, não sei o que fazer vc não poderia me ajudar de alguma maneira , sei la indicar alguém….

  13. Ivete

    O tratamento está certo (aciclovir 400mg 5X ao dia). As vezes apesar do tratamento o herpes deixa sequelas importantes na visao
    Ela ja voltou no medico depois do tratamento? AS vezes é necessario usar alguns outros medicamentos…

  14. Joyce disse:

    Olá,
    estou a 2 semanas com um canto levemente avermalhados, as vezes incomoda, como se tivesse algo, fui ao médico e disse que era conjuntivite, me receitou colirio por 5 dias, parou de incomodar por alguns dias, mas logo volta a incomodar. Pode ser o caso de ter herpes??

    Grata
    Joyce

  15. Ivete Sandra disse:

    Dr.Renato
    Obrigada por me responder, ela já voltou sim e o médico disse que ela a herpes ja esta cicatrizando, porém ela já não encherga mais desse olho,eu não sei mais o que fazer ,será que fazer transplante de córnea não adiantaria???

  16. Anonymous disse:

    herpes nos olhos da dor de cabeça na parte do olho afetado?
    meu olho ñ lacrimeja,tem tipo um abcesso na parte onde sempre da terçol e quando viro a cabeça tipo pra ver o q tem atras de mim no lado do olho afetadoele doi no local?
    quando abaixo a cabeça também!
    me ajuda
    obg

  17. Anonymous disse:

    Por favor preciso de ajuda urgente. Minha mãe já passou por 5 médicos no Banco de Olhos de Porto Alegre/RS e nenhum deles conseguiu ajudar ela está com ceratite, e cada médico receitou medicamentos diferentes. porém ela continua com o olho esquerdo bem inchado, vermelho, doendo muito e não abre, e o olho direito está começando a ter os mesmos sintomas. Não sabemos mais o que fazer por favor se tiver alguma indicação de profissionais do RS por favor me indique. muito obrigada espero retorno

  18. Joyce

    Até pode ser herpes, mas o herpes te lesões bem tipicas e se o medico nao fez esse diagnostico é pouco provavel de essa ser a causa

  19. Ivete

    Dependendo da lesao, o transplante é a unica opçao. Mas só deve ser feito depois de passado um bom tempo desde a infecçao pelo herpes, porque pode causar uma recidiva da doença.
    Então tente tranquiliza-lo e passar esperança.
    Se nao resolver com os colirios, depois de um tempo (longo) ele pode tentar o transplante

  20. Ao anonimo de 30 de setembro

    Pelo quadro relatado nao parece herpes.
    A dor ocular é comum a diversos doenças do olho
    procure um oftalmo

  21. Ao anonimo de 30 de setembro

    Infelizmente nao tenho ninguem para te indicar em POrto Alegre

    Sugiro optar por um dos medicos e seguir o tratamento dele. Evite trocar de medico e de remedios com frequencia

  22. Anonymous disse:

    tinea curris tem cura?

  23. ADRIANA disse:

    QUAL É O NOME DESSA VACINA, E QUAL SERIA O PREÇO MEDIO DELA?

  24. ADRIANA disse:

    DA VACINA DA HERPES…OBRIGADA

  25. Adriana

    A vacina que está disponivel comercialmente é para o Herpes Zoster. O nome dela é Zostavax.
    As outras, até onde eu saiba, estão só em estudo

  26. Anonymous disse:

    Dr. Renato a Herpes Na Palpebra pode voltar em outra parte do olho? Qual a incidência?
    E com relação a vacina, pra quem já tem Herpes adianta alguma coisa?
    Ah, e quem tem Herpes Genital pode ter Ocular? É o mesmo tipo de Vírus?

  27. Leonardo disse:

    Boa noite Dr.Renato meu filho tem herpes ocular mas fiquei mesmo curiosa caso seja preciso realizar um transplante de corneas em media quanto tempo de espera ?Ele tem 11anos e Herpes a 4anos .Aguardo sua resposta .

  28. evertonfg disse:

    Boa noite Dr. Renato eu tive herpes no olho e muita sensibilidade a luz em 2006 fiquei 6 meses entre descobrir oq era e procurando medicos em São Paulo, usei a pomada aciclorir e tomei elexir para ajudar e minha vista ficou um pouco embaçada mas sumiu. Em 2008 ela voltou e o medico falou para voltar a usar a aciclovir em 10 dias sumiu agora em 2010 ela voltou eu usei a pomada aciclovir e usei via oral tambem o olho melhorou mas a sensibilidade a luz não resolveu e a vista embaçou mais ainda e isso faz 2 meses e os medicos aqui no paraná não sabem oq fazer e agora Dr?

  29. Ao anonimo

    1 – sim. Pode voltar. Quem teve herpes na palpebra, tem o virus alojado nos ganglios nervosos e pode apresentar novas crises de herpes e em outras partes do olho
    2 – a vacina serve tambem para quem já teve herpes. Tenta evitar novas recidivas
    3 – o herpes genital é causado pelo tipo 2 e o herpes labial e ocular pelo tipo 1. Apesar disso, pode ocorrer casos em que os virus causam a outra doença (i.e., o tipo 2 causar herpes ocular)

  30. Leonardo

    o transplante de cornea para quem teve herpes ocular, deve ser realizado no minimo 1 ano após a ultima crise de herpes

  31. evertonfg

    Dificil dizer sem te examinar. Se os médicos que te acompanham não sabem, eu entao…fica dificil opinar

    Talvez usar corticoide colirio… mas só sob orientação e supervisão do seu médico

  32. Dr, meu filho vem apresentando todos os sinais de herpes , com presença de pústulas ,discreta hiperemia em conjuntiva , com crostas na região do supercílio , posso utilizar aciclovir creme dermatologico do laboratorio EMS ? temos feito antissepsia com sf0,9% ou água boricada mas nao tem obtido melhora , como devemos proceder? Muito obrigado.

  33. Roberto

    use aciclovir pomada solução OFTALMICA, e nao a dermatologica

    Consulte um oftalmologista

  34. Muito Obrigado Dr Renato .

    Forte abraço

    Roberto

  35. Anonymous disse:

    Dr Renato.
    Tive herpes ocular em 2009 e já se manifestou novamente agora em 2010.
    O oftalmologista me receita aciclovir pomada e comprimido de 6 em 6 horas. Agora estou preocupada pq quando começou melhorar o olho esquerdo comecei sentir no olho direito. Será q só o aciclovir resolve?
    Obrigada
    Margarida

  36. Rodrigo Peluca disse:

    Parabens,pelo artigo! Excelente!Rodrigo Peluca

  37. Margarida

    provavelmente nao deve ser herpes no outro olho
    Como escrito no texto, a doença só costuma acometer um dos olhos
    Veja com seu medico o que pode estar causando esses outros sintomas

  38. Anonymous disse:

    DR. Minha filha tem 8 anos e está com herpes ocular estou usando a pomada zovilax 3% ofitalmica estou morrendo de medo dela ficar com a visão comprometida e ela esta com as palpebras muito irritadas cheia de lesões posso passar a pomada normal

  39. ANGELA disse:

    ESTOU COM MEUS OLHOS LEVEMENTE DOENDO MAS MUITO VERMELHO PAREÇE QUE TEM ALGO DENTRO DELE..E QUEIMA DOS LADOS MINHA VISAO ESTA ENBAÇANDO….OQUE FAÇO POR FAVOR ME AJUDA ESTOU COM MEDO

  40. A mãe anonima

    O tratamento está correto. Aciclovir pomada 5 vezes por dia. E continue indo no oftalmologista para ele avaliar se há lesoes na cornea

  41. Angela

    Visite um oftalmologista com urgencia
    Vai querer tentar adivinhar ou ir a um medico?

  42. Anonymous disse:

    Dr estamos usando zovirax 0,03g pomada oftamológica receitada por um especialista,para uma criança de 2 anos o olho estava azulado pois bem melhorou mas ontem as 11:00 o olho começou inchar preocupando toda família a menbrana do olho estava deladada detalhe(ocasionou um sagramento rapido)por favor me resda urgente!!!b desde já muito obrigado.

  43. Anonimo

    Retorne ao seu medico
    Nao tenho como avaliar sem examina-lo

  44. Anonymous disse:

    sim,já retoranamos muito obrigado!!

  45. Anonymous disse:

    Dr:estou com herps no lado do nariz,é provavel que em contato ela possa atingir o olho?

  46. Ao anonimo acima

    SIm, O acometimento da regiao lateral do nariz é um dos principais fatores de risco para o herpes atingir o olho.
    Voce deve fazer o tratamento do herpes com o aciclovir e ficar atento aos sinais de acometimento ocular (veja texto acima.) Se eles parecerem vá ao oftalmo logo

  47. Eder disse:

    Dr. Renato,
    Estou com herpes ocular e foi diagnosticado ontem(28/10) por um oftamoligista. Estou passando a pomada Zovirax Aciclovir e um colirio de nome Fresh Tears 5x ao dia desde hoje. Gostaria de saber se esse tratamento e rapido e eficaz, pois me caso no sabado que vem dia 06/11 e preciso muito estar totalmente curado. Existe alguma outra forma onde eu possa acelerar esse processo?
    Obrigado.

  48. meiri disse:

    Boa noite, eu tive herpes na córnea, qd criança, fiz tratamento durante muitos anos,e fiz transplante há 18 anos.. nunca voltei a enxergar bem.. mais de uns dias pra cá, estou tendo muitas dores no olho operado e do lado deste olho na cabeça.. o Sr acha q a herpes possa ter voltado, eu pensei em comprar um colírio proprio e usá-lo, sera q fará mal.. desde já agradeço… abraços

  49. Anonymous disse:

    Boa Noite Dr Renato,
    Gostaria de saber se alguém que já teve Herpes Ocular pode realizar cirurgia de miopia. Em caso negativo, por quê?
    Obrigada

  50. Eder

    Seu tratamento está correto. nao tem como acelerar…
    Voce deve estar mesmo estressado com o casamento hein? Para abrir um quadro de herpes…

    Boa sorte

  51. Meiri

    É possivel o herpes voltar mesmo depois do transplante. Mas pode ser tantas outras coisas…
    eu nao usaria qualquer colirio, antes de um médico te examinar

  52. Ao anonimo

    sim, quem já teve herpes pode operar miopia. Mas há um risco de recidivar o herpes
    Eu só operaria se tivesse mais de 1 ano desde a ultima crise e usaria aciclovir na dose profilatica depois da cirurgia

  53. Eder disse:

    Dr. Renato,
    Me parece que dois dias após o tratamento o herpes já está melhorando, meu olho não está mais vermelho e já desinchou bastantem, porém estou com uns machucados na palpebra e ao lado de olhor. Existe alguma pomada cicatrizante que posso passar no local para ajudar.
    Obrigado.

  54. Eder

    Nao tem não. O tratamento é só esse mesmo

  55. Anonymous disse:

    Dr: boa tarde!!
    minha irmaziha de 2 anos teve herps ocular pois bem, ela teve alta mas a iris esta espandida,(maior que a outra) gostaria de saber o que houve desde já muito obrigado

  56. Ao anonimo acima

    Essa dilatçaõ da pupila pode ser devido aos efeitos dos colirios (nesse caso volta ao normal depois de parar os colirios) ou as vezes por ação do proprio virus do herpes.
    Mesmo nesse ultimo caso, geralmente isso nao afeta a visao
    Mas em geral, qualquer

  57. Anonymous disse:

    Dr Renato.
    mas é normal que pupila fique com essa dilataçao pois quando sai em dia claro ela fecha ligeiramente o olhinho,sera que pode ter havido alguma sequela?

    desde já meu muito obrigado!!

  58. Anonimo

    Ai já fica dificil responder. Só o medico que tratou ela pode responder, examinando-a

  59. Anonymous disse:

    dr renato por favor tive herpes na palpebra e estou tratando da maneira correta com meu oftalmo ..mas um olho no caso esquerdo esta mais fechado que o direito…existe algo a fazer para voltar ao normal igual sempre foi…um igual ao outro ??? e porque fica assim ?? sera que vai ficar para sempre???

  60. Anonymous disse:

    de uns dias pra ca tenho uma leve dor dentro do olho as veses da umas fisgadinhas isso ocorre nos 2 olhos , meus olhos estao vermelhos , nao coça no olho so as veses no canto dos olhos, nao lacrimejo tbm. a chance de eu esta com herpes ocular? eu tenho herpes genital

  61. paula j de oliveira disse:

    boa noite tive herpes labial a uma semana e agora estou com feridas pelo corpo e no olho esquerdo no mesmo lado onde tive a herpes labial o que seria isso?

  62. Anonimo do dia 19

    Isso é decorrente do herpes
    tem que aguardar para ver como vai ficar

  63. Anonimo do dia 20

    Pode ser mas seus sintomas sao bem comuns…varias doenças podem causar isso
    Vá no medico

  64. Paula

    Pode ser herpes tambem
    Te aconselho a ir num clinico geral e num oftalmologista

  65. hemerson disse:

    Ola doutor sou bruna e meu bisavo tem 98 anos e esta com herpes ocular ou zoster bem parecida com foto acima so um pouco mais inchado esta tomando aciclovir e esta inchando o outro olho tambem
    pode dar nos doi olhos ?
    quanto tempo demorara pra sarar e desinchar tudo ?

  66. hemerson disse:

    ah doutor ele tambem ja teve varicela quando crianca essa herpes pode ser desse virus que se alojou e agora se manisfestou ?
    bruna

  67. Bruna

    o herpes zoster só acomete um dos olhos (o olho do lado das lesoes da pele). O outro olho está inchado só pela inflamação local mas não está com herpes
    o tratamento está certo porém a recuperaçao pode demorar um pouco, entre 7 a 14 dias.
    Pode ter relaçao sim com a varicela

  68. Li disse:

    Dr Renato,
    Em agosto deste ano quando acordava sentia o olho esquerdo com a visão turva, mas ao longo do dia a visão ia melhorando. Fui em uma clínica bem renomada de Porto Alegre e fiz Topografia e Paquimetria, a a Dra que me atendeu disse era possível ser Herpes Ocular. Me receitou dia 29/10/10, Aciclovir 1cp 5x ao dia por 10 dias e Florate 1gt 4x ao dia por 15 dias e depois ir reduzindo as gts. Nunca mais tinha me dado a visão turva, porém ontem e hoje acordei com a visão daquele olho turvo. Será que fui mal diagnosticada? Ou a Herpes voltou em um mês, sendo que fiz o tratamento correto?

  69. Li

    O herpes pode ter voltado sim
    O fato de ter melhorado com o tratamento inicial é um sinal de que pode ter sido herpes mesmo
    retorne ao seu medico o mais rapido possivel

  70. Li disse:

    Dr Renato,
    retornei ao meu médico ele me pediu para repetir alguns exames, só me disse que minha córnea estava um pouco endurecida. Nos dias que senti minha visão turva tinha usado lentes de contato. Será que a córnea não ficou irritada por causa da lente, já que não fiquei mais com a visão turva depois destes dias que a usei. Tb gostaria de saber, se existe algum risco de cegueira, caso eu esteja gravida, pois sei que não poderei tomar nenhuma medicação. Existe algum exame que detecte a herpes?
    Eliane

  71. Eliane

    pode ter sido da lente de contato tbem
    Mesmo gravida é possivel tomar os remedios que combatem o herpes
    Nao há um exame especifico para esse diagnostico (pelo menos não do herpes ocular) e geralmente não é necessario

  72. Tiago disse:

    Dr. Renato, parabéns pelo texto. Muito auto explicativo. Muito obrigado tb pela atenção q tens dado à esses casos. Tb tenho herpes e sei o q essas pessoas acima estão passando. Qualquer informação já ajuda a entender como o vírus funciona e como nos afeta. Só acho q faltou informações sobre como prevenir recidivas… No meu caso, da primeira infecção (20050 e dessa última, agora em 2010, só tá resolvendo com corticóide. A ceretite q tenho é estromal e causou lesão na córnea. Ainda estou em tratamento desta última com corticóide e volto na sexta agora para o oftalmo ver como reagiu ao corticóide.

    Muito obrigado.

    Tiago, São Paulo, baixada santista.

  73. Tiago

    Na verdade nao tem muito como evitar recidivas mas vou tentar explicar algumas coisas sobre o assunto no texto
    Abraço

  74. L disse:

    Qual a probabilidade de herpes labial passar a herpes ocular (por exemplo quando se coloca lente de contacto depois de passar a mão na boca)?
    E qual a probabilidade de labial passar a genital?
    Obrigado.
    Um abraço de Portugal.
    LBM

  75. LBM

    O virus do herpes fica localizado no ganglio nervoso da regiao do pescoço. Desse ganglio, ele pode ir para o lábio ou para o olho. Nao vai ser voce tocar na boca e levar a mao ao olho que vai “transmitir” a doença). O vírus já está lá, ele apenas vai decidir para onde vai, olho ou boca.

    Para passar a ser genital é mais dificil, pois o ganglio nervoso é outro.

    Abraço
    (portugal tem grande numero de visitas no meu site)

  76. Dr.Renato,
    Tive herpes ocular a primeira vez aos cinco anos e durante muito tempo era recorrente.Hoje estou com 27 anos, já tem cerca de 15 anos que não se manisfesta.Fiquei com umz cicatriz sobre a córnea, e meu olho lacrimeja. Já tentei por três vez fazer a desobstrução, mas não adiantou. Ultimamente minha palpebra tem ficado como se fosse blefarite.
    Isso é o herpes se mannisfestando novamente?
    O médico que cuidou de mim na infãncia, falou para nem pensar em usar qualquer pomada que possua cortisona, mas sempre me indicam colirios e pomadas com cortisona, para tudo.

    Obrigada pela ajuda!

    Patrícia

  77. Patricia

    Essa manifestação muito provavelmente não é do herpes. Voce realmente deve evitar usar cortisona, mesmo com tanto tempo desde a ultima vez que teve herpes. na verdade, deve pesar o risco/beneficio.
    Leia o texto de blefarite desse blog para ver algumas dicas de tratamento

  78. Dr. Renato. Obrigada pelo auxílio.
    E você indicaria a cirurgia personalizada para correção da miopia e astiguimatismo? Ou no meu caso, não seria recomendável?
    Obrigada. Patrícia.

  79. Patricia

    Tendo certeza que o herpes nao recidivou nos ultimos anos, eu indicaria sim a cirurgia de correção de grau. Mas com o cuidado de usar aciclovir em dose profilatica no pós operatorio

  80. luis disse:

    Dr. estou com catapora aos 20 anos de idade, as vesiculas saíram por todo meu corpo inclusive na beira do meu olho direito e nos órgãos genitais,posso ficar com sequelas, pode voltar a aparecer outras vezes como herpes genital?

  81. Luis

    é raro mas as vezes a catapora tinge os olhos
    nao deixe de visitar um oftalmo para avaliar seus olhos

    O virus da catapora pode causar o herpes zoster e nao o herpes comum que é o que causa o herpes genital. Entao nao tem esse risco

  82. monypva disse:

    Olá! fui em 2 oftalmologistas e ambos falaram coisas diferentes =/
    Eu estava sentindo umas dores q ocorriam do nada no meu olho esquerdo, tipo qdo cai um cilios dentro, e ficava lacrimejando. Ao procurar um especialista ele olhou e falou q era uma infecção causada pelo vírus da Herpes.
    O outro depois de 2 dias e eu usei o aciclovir pomada e um outro colírio, falou que a lente tinha machucado o meu olho esquerdo e q era p eu ficar sem usar a lente por uns 2 ou 3 meses se possivel. Agora não sei o q pensar e o q fazer.
    É possivel detectar a herpes ocular apenas olhando os aparelhos? ou tem q ser feito algum exame?
    Obs. eu tenho herpes em outras partes do corpo.
    ah! depois q eu não usei mais a lente, meu olho nunca mais deu problema.
    O q vc me sugere Dr?

  83. Monypva

    Dificil dizer
    Para diagnosticar o herpes no olho, nao precisa de nenhum exame especial, só o exame oftalmologico normal
    Pode ter sido as duas coisas
    Eu esperaria o tempo necessario sem a lente e depois voltaria a usar
    Hoje é impossivel dizer o que foi

  84. monypva disse:

    Então Dr. procurei uma terceira opinião após 8 dias de tratamento do tal herpes e ele falou q não viu nenhuma lesão na córnea e q herpes costuma deixar cicatriz mesmo q ela já tivesse melhorado. Eu tb achei estranho prq no mesmo momento q eu tirei a lente meu olho nunca Maia doeu. E se fosse herpes acredito q continuaria doendo mais uns dias. O q vc acha? Obrigada

  85. monypva

    pelo visto deve ter sido relacionado a lente mesmo

  86. Ricardo disse:

    Olá Dr.
    Tenho herpes genital, que se manifesta de maneira pouco frequente e bastante discreta.
    Há alguns dias, passei a sentir ardência, desconforto, forte sensação de “corpo estranho”, fraca dor e vermelhidão, além de incômodo nos cílios, em ambos os olhos. É possível que se trate de herpes ocular, mesmo sem qualquer outro sintoma mais visivelmente identificável? Ou seria apenas uma reação normal (olhos secos) devidos à leitura excessiva e muitas horas de trabalho no computador?
    Obrigado pela atenção!

  87. Ricardo disse:

    Esqueci de dizer que os sintomas descritos já perduram por quase 3 semanas.
    Obrigado!

  88. Geovana disse:

    Olá, Dr. fui diagnosticada com herpes ocular há 6 anos, a doença não reincidiu, porém tenho uma dúvida, se eu contrair herpes labial o herpes ocular terá mais possibilidades de reincidir?

  89. Ricardo

    COmo os sintomas são nos 2 olhos é pouco provavel de ser herpes. geralmente o herpes só atinge um dos olhos.
    mas para ter certeza só examinando

  90. Geovana

    Nao. As 2 coisas nao se complementam

  91. monica disse:

    fui no meu oftalmo hoje e ele supos que eu tenho herpes ocular. no começo tratamos como uma simples ulcera, mas é a terceira vez que ela volta. comecei a usar zoviraz pomada e comprimido. será que estamos no caminho certo?

  92. KLEVERSON disse:

    doutor meu nome e kleverson tenho 21 anos

    fui no medico achando que tinha conjutivite
    e o medico tabem acho e no segundo dia depois voltei pq nao tinha melhorado o olho esquerdo
    e no novo diagnostico foi constatado herpies eu nunka tive isso nos olhos e nao me lembro de ter tido em outro lugar antes foi constatado no comeco dae me prescreverao aciclovir 400mg 105cp
    5x ao dia durante 21 dias mas esse 400mg e uns 400 reais dae comprei de 200mg dae o farmaceutico falo pra min toma 2 vezes entao seria 10 por dia por ser 200mg
    esse herpies pode fika sequelas ou perda de visao mesmo sendo diagnosticado cedo??? e esse
    tratamento com ciclovil e eficas cura o olho??
    agora ate to conseguindo deixalo o olho aberto mais ontem nao estava conseguindo deixalo aberto a luz ou abrilo doia muito e normal???
    obg doutor pela atencao;;;

  93. Paulo disse:

    Meu nome é Paulo tenho 32 anos e vivo em Portugal, tenho herpes e em ambas as vistas normalmente (tanto surge numa como em outra) normalmente uma vez no verão e outra no inverno, já aconteceu ter mais de duas vezes no ano, já desisti de tomar seja o que for pois já tenho isto desde os 14 e tome ou não algo a dor dura sempre uma semana depois desaparece, fico com uma marca branca na área afectada que desaparece com o tempo… toda a gente pensa que estou louco e que devo ir ao médico mas já o fiz dezenas de vezes e nunca me deram nada nem que aliviasse nem que curasse… sempre volta e normalmente quando o tempo muda. A forma que encontrei de minimizar o periodo de dor aguda foi colocar de imediato uma pala, mantendo o olho fechado, normalmente fico ok em 4 a 5 dias assim. As melhoras a todos os que sofrem deste mal, espero um dia me livrar deste mau estar.

  94. Monica

    Acho q vcs estão no caminho certo
    3 ulceras no mesmo olho não é comum e pode ser um sinal de herpes
    Vamos ver a resposta que vc terá ao medicamento

  95. Paulo

    Pela sua historia nao tenho certeza que é herpes. Nao é comum essa doença acometer os 2 olhos, embora isso possa ocorrer eventualmente

  96. Kleverson

    O tratamento está correto e é eficaz
    Mesmo assim, dependendo do local aonde o herpes atinge, pode haver sequelas sim

  97. jose disse:

    dr. renato oliveira

    ja alguns anos que tenho tido herpes, mas aparece geralmente na zona labial so tendo aparecido nomeadamente 2 vezes perto da zona ocular, neste momento estou com herpes na palpebra, ja esta a melhorar mas a minha visao reduziu um pouco, a minha pergunta é se quando estiver totalmente tratado se a visao recupera ou fica na mesma..

  98. monica disse:

    oi dr renato o tratamento com zovirax não deu certo não tive nenhuma melhora é normal?

  99. jose disse:

    esqueci-me de dizer que o medico oftalmologista nao detectou nada no olho mas que olho esta um ligeiramente vermelho

  100. Jose

    Se o seu medico nao disse que a cornea foi afetada certamente sua visao retornará ao normal

  101. Monica

    O zovirax deve ter combatido o vírus mas talvez tenha ficado alguma sequela, tipo uma cicatriz
    veja direito com o seu médico o que foi q aconteceu

  102. Dezza disse:

    Meu filho tem seis anos e desde o tres anos ele vem tendo um vermelhao no olho e no começo foi tratado como conjutivite e nao melhorava levei ele em outro oftalmo e ele m disse q era herpes e ele trato com zovirax e fez tratamento com leucogen por tres meses e agora começo toma vitami..mais em menos d dois meses apareceu denovo…sera q eh herpes?o olho dele dentro tbm fica vermelho..obrigado e agradeço c pudeer responder

  103. Fabiano disse:

    Dr. Renato,
    No dia 10 de janeiro comecei a ver ramificações no olho direito, no dia seguinte já enxergava meio embaçado, quando procurei o oftalmo na quarta,diagnosticou a herpes,com necrose aguda no olho direito e disse que estava em estágio avançado no esquerdo, me internou para tratamento venoso com aciclovir, fiz o tratamento durante 14 dias e continuei mais 14 em casa 5x dia 400 mg.Junto com o medicortem 20 mg 1x dia. Com tdo isso não tive melhora nenhuma no olho direito, eles dizem que fez efeito apenas no esquerdo (onde não tive nehum sintoma) e agora está marcada a cirurgia, mas dizem que as expectativas não são animadoras, posso solicitar um transplante de córnea nesse caso?Desde já agradeço sua atenção
    Mariana.

  104. Fabiano disse:

    Esqueci de colocar que na quinta feira após a consulta, o dia em que fui internada, já não enxergava mais nada! E agora essa última semana, fiz um ultrassom, e descobriram que a retina está descolada.
    Obs: Falo do perfil do meu marido…
    Obrigada
    Mariana

  105. Dezza

    Pela historia que vc conta pode ser herpes sim. Mas os sintomas sao muito inespecificos (isto é sao parecidos com o de outras doenças) e por isso só o exame clinico pelo médico é que pode determinar se é herpes ou não

  106. Mariana

    O seu quadro foi mais grave. Trata-se de necrose retiniana aguda causada pelo Herpes. O tecido atingido foi a retina e não a cornea e por isso o transplante de cornea nao vai adiantar.
    Essa doença é bastante grave e as sequelas podem ser irreversiveis
    Voce deve investigar alguma baixa da sua imunidade

  107. Lucia disse:

    Dr Renato.Obrigada por suas informações.Dr. Operei da catarata há 4 meses, e após 15 dias meu olho começou a lacrimejar e o médico diagnosticou Herpes. Passei a utilizar vários colírios, inclusive o zovirax. Até troquei de médico para ter uma outra opinião mas este me disse que não poderia diagnosticar algo que já estava num processo de cura, embora visse uma infecção. Disse que já havia usado corticóides demais e me passou , agora maxilerg. Acontece que sinto coceira dentro do olho , e até na entrada dos ouvidos, em certas horas, coceira insuportável. Será mesmo herpes? Pode ter passado para os ouvidos? Também tenho muito medo de transmitir para meu neto de apenas 6 meses. È fácil essa transmissão? O Sr conhece um oftamo que poderia me indicar em Bauru, onde moro, ou na região? Muito obrigada. Lucia

  108. Lucia disse:

    Em tempo. O que o Dr recomendaria contra a coceira nos olhos? Poderia fazer algum exame laboratorial para diagnosticar melhor? Esse mal pode passar para o sangue? Muito obrigada. Lucia

  109. Lucia

    Vc nao tem como transmitir isso para o seu neto
    A coceira nos olhos e nos ouvidos pode ser alergia a alguma coisa ou até a algum remedio
    Vc deve procurar um alergista
    Procure lavar os olhos com soro fisiologico gelado que alivia a coceira. E há antialergicos colirios melhores do que o maxilerg (relestat a patanol por ex)

    Pelo seu quadro pode ter sido herpes sim mas é dificil dizer sem te examinar

  110. Lucia disse:

    Caro Dr. Renato.Agradeço imensamente sua rápida resposta .Fiquei muito feliz pelo netinho, que ajudo a cuidar. Porisso minha preocupação com um contágio da doença. Vou seguir seus sábios conselhos. Onde fica sua clínica? Quem sabe não poderia um dia marcar uma consulta para uma avaliação sua? Se não for distante demais, é claro. Muito , muito obrigada. E que Deus lhe dê muita saúde , amor e paz . Lucia

  111. Fabiano disse:

    Obrigada Dr. Renato!
    Em relação a baixa de imunidade, fiz o hemograma completo e estava tudo ok, o médico não solicitou outros exames, oq o sr. sugere? No caso de não recuperar, meu olho pode mesmo atrofiar? quanto tempo demora para isso acontecer?
    Obrigada.
    Mariana

  112. Mariana

    Até um teste de HIV seria util.
    A recuperaçao da visao nesses casos é dificil mesmo

  113. deby_vaneski disse:

    Bom dia Dr. Renato?

    Meu pai teve herpes na cornea do olho faz 1 ano, estava estabilizado mas agora voltou. Ele já teve mais perda de visão e sente muita muita dor. Eu ouvi falar de uma vacina que poderia ajudar no caso dele. Gostaria de mais informações sobre essa vacina??

    Obrigada

  114. Blog do jean disse:

    Bom dia Dr.
    Fui diagnosticado com herpes palpebral.
    O Dr. indicou Aciclovir pomada 3% 5X ao dia por 14 dias em conjunto com um colírio (caboximetilcelulose 0,5%) 1 gota 5X ao dia após 30 min do uso da pomada.
    Iniciei o tratamento agora, gostaria de saber se após o tratamento quais as chances dela voltar em outras regiões do olho! Fiquei bastante apreensivo de ter alguma perda da visão no futuro. Existe algum cuidado que eu possa ter para que essa doença não volte, seja na forma de medicação, alimentação, etc??
    Parabéns pelo trabalho e pela ajuda no blog.
    Jean

  115. Blog do jean disse:

    esqueci de informar. Estou com herpes labial juntamente com essa palpebral e ontem estava com uma inflamação no canto do Nariz, parecendo uma espinha. Isso tem alguma relação?? Existe algum com o percentual de pessoas que são acometidas por herpes palpebral e que no futuro desenvolvem problemas na visão?? é comum desenvolver perda na visão??

  116. Deby

    Essa vacina, além de muita cara e nao estar disponivel facilmente, é recomendada para casos em que há muitas recidivas.
    Acho que seu pai ainda pode ficar com o tratamento convencional mas converse mais sobre isso com o oftalmo dele

  117. Jean

    O tratamento está correto. Sim voce pode ter novas crises de herpes porque essa é a forma dele agir. Provavelmente nao atingirá o outro olho.
    O fato de vc ter tido herpes labial junto tem uma relaçao importante com o acometimento ocular.
    Para tentar evitar novas crises voce tem que manter sua imundade boa…boa alimentaçao, diminuir o estresse… em alguns casos o medico pode optar por usar medicaçao profilatica mas isso só é feito em casos mais graves

  118. Blog do jean disse:

    obrigado pelas respostas Dr. Renato!
    Caso ocorra novas crises, elas podem ocorrer na região ocular, ou se manterá nas palpebras??
    Nao entendi a relação importante que o sr citou sobre eu ter simultaneamente na pálpebra e nos lábios!! Isso é um agravante??
    minha outra dúvida é com relação as perdas na visão. Quando ocorre apenas nas pálpebras não afeta em nada a visão, correto??
    Mais uma coisa.. comecei o tratamento faz 2 dias. Na boca já está cicatrizado, porém no olho ainda dói no canto. Essa sensação de dor normalmente passa em quanto tempo após o início do tratamento?? Grato pela ajuda Dr.
    Jean

  119. Jean

    a associaçao é pq quase sempre que afeta a parte lateral do nariz, afeta o olho tambem
    Se pegar só a palpebra nao tem problema mas pode pegar o olho em si, e ai, a visao pode diminuir

  120. Bruna disse:

    tive herper ocular a 6 anos, e perdi parcialmente a visão, agora estou com conjuntivite no mesmo olho. Comecei usando o colirio Maxitrol, depois fui ao oftalmo e ele me recomendou Zymar e Still, usar os dois intercalando os horarios, mas não estou vendo resultado, tenho muita coceira e vermelidão. Tenho medo q algum desses medicamentos possam prejudicar ainda mais a visão ou fazer voltar a herpes! quanto tempo leva mais ou menos pra conjuntivite melhorar, estou fazendo o tratamento certo?

  121. wilton disse:

    wilton disse….Dr.boa noite …..estou com herpes no olho o oftalmo passou aciclovir e zovirax pomada 5 vezes ao dia, a dois anos tive uma conjutivite e foi mal curada segundo o oftal deu infiltraçao no cornea agora deu herpes o que eu faço Dr.? obrigado sera que tem alguma cirugia que possa melhorar?

  122. Bruna

    o medicamento q poderia atrapalharo herpes era o maxitrol
    Os outros 2 nao atrapalham

  123. Wilton

    Nao tem cirurgia p o seu caso nao
    tem q tratar a infecção do momento, seja o herpes ou a conjuntivite

  124. Jackeline disse:

    Há mais menos quinze dias eu estou com o olho direito que coça muito e doi tbm. Já usei Neocortin,não resolveu,Cloridato de ciprofloxacino+desametasona, melhorou um pouco e por último, Cloridato de nefazolina,este último ardia meus olhos.
    Enfim, até hoje tenho os mesmos sintomas e não sei mais o que fazer. Me ajude por favor.
    Att,
    Jackeline Pacheco.

  125. jackeline

    Esses colirios foram passados por oftalmologista?
    Se nao foram, consulte um

    Te sugiro parar o que vc está usando e usar só soro fisiologico gelado até procurar uma orientaçao medica

  126. Vanessa disse:

    Dr. Roberto, para que serve solução hipertônica 5% colírio? foi receitado por um médico para um amigo que está com herpes ocular. Ele está passando aciclovir pom. oftalmica e tomando aciclovir cpr. Em média, o tratamento dura quanto tempo?
    Vanessa Cavalcante, Primavera do Leste MT

  127. Blog do jean disse:

    Olá Dr. Renato.

    Estava com herpes palpebral desde quarta (após o feriado) fiz o tratamento que o médico prescreveu e a princípio melhorou. Ontem, porém, minha vista voltou a doer um pouco quando fecho os olhos, a palpebra inferior está inchada e avermelhada internamente. Voltei ao pronto socorro oftalm. e o médico informou que se trata de bactérias (deu um nome que eu esqueci) e prescreveu tobracin d 3x por 5 dias na forma de pomada. na consulta o médico perguntou se doía quando ele enconstava o dedo, e no momento não doía. agora sinto uma pequena dor interna na parte de baixo quando fecho os olhos. Poderia ser herpes ocular?
    Outra dúvida, o médico prescreveu a forma pomada. Poderia trocar para a forma de colírio?? existe alguma diferença?? Pergunto isso pque acho muito mais discreto sendo colírio, além do que penso que exista vantagens nessa forma. Além de não ter o contato do dedo (bactérias) no olho, penso que a forma líquida penetre melhor no local afetado. Estou certo, ou existe casos em que o tratamento correto deve ser com pomada??
    Agradeço a ajuda.
    Jean

  128. Vanessa

    Meu nome é Renato e não Roberto
    O Nacl 5% é para diminuir um inchaço que a palpebra dele deve estar tendo
    o tratamento dura no minimo 10 a 14 dias. No minimo

  129. Jean

    a pomada tem um efeito maior do que o colirio por ficar mais tempo em contato com o olho

    Quanto ao resto fica dificil dar uma opiniao. Pode ser varias coisas…

  130. iraci disse:

    Olá Dr.Renato
    Meus sogro esta com herpes zoster , está em tratamento .Procurei a vacine contra herpes mas não encontrei e nas clínicas me disseram que não tem conhecimento dessa vacina , o sr. teria indicação de clínicas que fazem essa vacina na região de Campinas ou até mesmo em São Paulo?
    Saber o valor aproximado da vacina ?
    Aguardo resposta .
    Grata
    Iraci

  131. Iraci

    Como disse em comentarios anteriores… a vacina é um tanto quanto experimental e pouco utilizada ainda. Nao conheço aonde vc pode fazer e nem o custo (mas imagino que seja bem alto)

  132. Daxter disse:

    Olá, herpes ocular pode diminuir a acuidade visual, obrigado.

  133. daxter

    POde sim, depende do local que ele acometer a da resposta ao tratamento

  134. Ana Paula disse:

    Dr. tenho herpes labial há muito tempo. Faz duas semanas que tenho uma coceira insuportavél em um olho. Depois de alguns dias de apenas coceira apareceram bolinhas, muito parecido com a herpes labial, na palpebra. Me assustei com a idéia de ser herpes ocular, pois os sintomas são exatamente iguais ao herpes labial. Fui ao médico e ele informou que herpes ocular não provoca coceira e que seria uma alérgia ocular. Recomendou usar Patanol-S (30 dias) e Flutinol(20 dias). Mas o que me deixa preocupada é que os sintomas nos labios são exatamente iguais ao aprensentado nos olhos. Existe algum perigo? Realmente herpes ocular n apresenta coceira?

  135. Ana Paula

    herpes ocular nao costuma causar coceira. Mas só isso nao é suficiente para dizer que não é herpes.
    De qq maneira siga o tratamento que ele passou e veja o resultado

  136. anaspmv disse:

    Olá Dr Renato, obrigada pelo blog!!!
    Uso lentes de contato há mais de 15 anos, sendo os últimos 10 lentes rígidas. No final de janeiro, numa noite notei um ponto dolorido na minha palpebra superior esquerda. Amanheceu muuuuito inchado, sem secreções, coceiras ou vermelhidão, apenas o ponto dolorido e inchado. Procurei um oftalmo que disse ser um microtrauma nesse olho e me receitou Loteprol que usei sem ver grandes resultados pois o inchaço persistiu por uns 4 a 5 dias, tendo regredido depois(fiquei uma semana sem lentes).
    Novamente, há uns dois dias notei esse mesmo ponto dolorido, no mesmo olho só que na pálpebra inferior. Não inchou como da outra vez, apenas o ponto dolorido que apenas uma piscada mais forte já dói. Nas duas situações o ponto dolorido não é visível e não são sobre os cilios. Tenho herpes genital, isso poderia ser herpes ocular?
    Desde já agradeço, Ana

  137. Ana

    Nao tem cara de herpes não. Raramente o herpes atinge 2 vezes a palpebra. É mais provavel ser um terçol pequeno ou coisa parecida

  138. Marcos disse:

    Dr.minha mãe descobriu recentemente que possui herpes ocular e toxoplasmose, qual o perigo neste caso?

  139. Marcos

    Uma doença não interfere com a outra.
    O risco é só de cada doença em si.
    Leia o texto de toxoplasmose desse blog

  140. Marcio disse:

    Dr. Renato

    Eu tenho herpes na boca, e estive com ploplemas de saude, com isso os caroços na boca aumentaram, e estou sentindo um encomodo no olho esquerdo, como se estivese lacrimejando e irritado, eu estou lavando ele com solução fisiológica e água gelada. o que devo faser para tratar.

  141. Marcio

    voce tem que ir no oftalmo. Se tiver lesao de herpes no olho ele vai te passar o tratamento correto

  142. Marcos disse:

    Dr. Renato, o olho dela estar com a retina deslocada e com 4 rachaduras. foi provocado pela herpes ou pela toxoplasmose, o quadro é reversivel e qual a medida a ser tomada o tratamento ou cirurgia?

  143. Marcos

    O descolamento da retina pode ter sido consequencia da toxo ou mesmo nao ter relaçao nenhuma com essas doenças. O herpes dificilmente causaria esse problema.
    O tratamento é cirurgico ou entao só laser
    Leia o texto de descolamento de retina desse blog
    http://www.medicodeolhos.com/2010/09/descolamento-de-retina-causas-sintomas.html

  144. criisinha disse:

    Dr. Renato, os sintomas da primeira foto começam a aparecer apos quanto tempo sem ser medicado?

  145. Criisinha

    para chegar naquele estado, leva em média 3 a 5 dias

  146. Marcos disse:

    Dr. não temos condiçoes será que poderia ajuda-la?

  147. Olá Dr. a 3 meses ando aflita, começou numa manha que acordei com a visão embaçada e eu pensei que fosse por causa de uma gripe forte que tive, mais dai passado 2 dias acordei com uma mancha no meu olho esquerdo que mais parecia uma mosca a voar, fui as urgências e a Ofital disse que poderia ser toxoplasmose ou tuberculose, dai começou meu o meu tormento,me passaram umas gotas para anestesiar e me aplicaram um injeção, perguntei se era cortisona mais ela não me respondeu, fui pra casa e uma semana depois voltei a medica com o resultado de umas 60 análises e um raio x que a única coisa que acusava era imune a toxoplasmose,e imune a munonucliose, o raio X estava tudo OK,bem mais o meu olho ainda estava na mesma.agora ainda tinha a dor forte no local da injeção. bom hoje já se passaram quase 4 meses e continuo na mesma sendo que já fiz um TAC que retira a suspeita da tuberculose. mais um fato que não me sai da cabeça é que toda medicação que me passaram que contem cortisona me deixa ainda pior.( pomada- PREDNIFTALMINA,gotas oftálmica-DEXAVAL)foi-me indicado também BACTRIM FORTE E mais gotas-FRISOLONA FORTE,a pergunta que não sai da minha mente é, será HERPES OCULAR ou não, é porque os sintomas são realmente parecidos com os depoimentos acima e o fato dos médicos não terem a certeza se é toxoplasmose me deixa muito preocupada porque já perdi 50% da visão do olho esquerdo, vivo em Portugal. Espero resposta.
    Obrigado! Tatiane

  148. DR.esqueci de mencionar o fato de que quando esta muito calor,saio ao sol ou ate mesmo o vapor do ferro de passar faz-me sentir como se o olho estivesse sempre úmido e e as tais manchas não são visível para todos , apenas eu e o OFTALMOLOGISTA é pode ver. e agora já não tenho uma mais duas manchas grandes e mais vários pontinhos ( imagina um espelho velho todo riscado! é assim que enxergo)
    grata pela atenção, Tatiane

  149. DR.esqueci de mencionar o fato de que quando esta muito calor,saio ao sol ou ate mesmo o vapor do ferro de passar faz-me sentir como se o olho estivesse sempre úmido e as tais manchas não são visível para todos , apenas eu e o OFTALMOLOGISTA é que pode ver. e agora já não tenho uma mais duas manchas grandes e mais vários pontinhos ( imagina um espelho velho todo riscado! é assim que enxergo)
    grata pela atenção, Tatiane

  150. profazilma disse:

    Dr. Renato. Minha sobrinha de 4 anos teve herpes na perna há 2 meses. Infelizmente, na quinta-feira o olho estava vermelho e inchado., pensamos ser terçol. Dois dias depois, apareceram bolhinhas e pude concluir que era herpes. As bolhinhas estavam na pálpebra inferior, como não sabia da gravidade e era fora do olho, liguei para a pediatra que passou um colírio e pediu que a levássemos ao médico. levamos-a no dia seguinte ao oftalmologista que confirmou que era a herpes de Zoster. Receitou a pomada e o colírio que estávamos usando. Não sei o nome, pois os remédios estão na casa de minha irmã. O médico marcou um retorno para amanhã quinta-feira e disse que a herpes não tinha atingido a córnea e que ela estava com uma leve conjutivite. Estamos aplicando o colírio de hora em hora, como o médico receitou. Toda hora o olhinho lacrimeja. O que mais podemos fazer? Será que ela corre risco de perder a visão? Estou muito preocupada! Por favor dê-me uma opinião!
    Desde já agradeço,
    Andréa.

  151. Tatiane

    O herpes e a toxoplasmose se manifestam de forma muito diferente no olho e é dificil os medicos confundirem as duas doenças. Portanto, nao acredito que seja herpes
    Pela sua historia parece ser uma uveite de causa indeterminada. Muitos casos de uveite são assim: apesar de fazer todos os exames nao chegamos a um diagnostico definitivo

    Leia esse texto sobre o assunto
    http://www.medicodeolhos.com/2010/10/uveite-ocular.html

  152. Andrea

    Nao ter atingido a cornea é um otimo sinal. Agora é só manter o tratamento e esperar ficar normal
    E sempre que o olho ficar vermelho ou irritado, correr para o oftalmo

  153. Olá Doutor, meu nome é Débora e é a quarta ou quinta vez que eu tenho herpes… duas vezes eu tiva na boca na parte de cima e as outas nos olhos. Na primeira vez que eu tive no olho, foi muito constrangedor. Começou com uma coçeira nas pálpebras e no outro dia começou a inchar, inchou tanto que minhas pálpebras parecia que estava caindo por cima do olho… mesmo com o inchaço veio as bolinhas de água e as coceiras insuportáveis… ficou assim por mais de 2 semanas… Usei aciclovir e não adiantou muito! Tem algum outro remédio melhor do que esse?

  154. Jonatan

    Existem o valaciclovir e o famciclovir. Mas sao muito caros e a eficácia é parecida com o aciclovir

  155. Aline disse:

    Olá, Dr.Renato, gostaria de parabenizá-lo pelo blog e agradecer a atenção que tem dado a todos nós.
    Tive Herpes ocular em 2004, porém não tive nenhuma outra crise, tomo todos os cuidados com a minha saúde a fim de não comprometer a minha imunidade, mas ultimamente ando muito preocupada em ficar cega, eu posso ficar cega dos dois olhos? Uma única crise seria capaz de comprometer 100% a visão ou só as crises recorrentes têm esse potencial? A vacina para o herpes é usada já no Brasil?

    Grata!

  156. Aline

    Nao se preocupe tanto assim
    O herpes na imensa maioria dos casos só atinge um dos olhos.
    Uma unica crise pode comprometer mais a visao do que varias crises seguidas. Mas nunca chega a um ponto de perder totalmente a visão
    a vacina ainda não está sendo usada para esse objetivo
    Relaxe

  157. legalcz disse:

    Pedro Lucas!

    Dr. Renato,em primeiro lugar tudo de bom pra o senhor! Olha tive uma cirse de herpes bem gravde,demorou muito a sarar. Dias antes dessa crise sentir uma dor tremenda no meu olho esquerdo,dias depois tive a crise (herpes nos lábios) tomei os comprimidos e passou tanto a crise como a dor no olho!Hoje não estar nem com oito dias que fiquei melhor e estou percebendo que já estar querendo dar outra crise nos meus lábios e uma dor novamente em meu olho esquerdo! pelo Amor de Deus essa dor no olho pode ter ligação com a herpes? o que devo fazer?me responda por favor! estarei esperando sua resposta! Por favor não me deixe de responder! estou extremamente procupado!

  158. Pedro Lucas

    é raro o herpes acometer ao mesmo tempo os lábios e os olhos mas até pode ocorrer
    Na duvida procure um oftalmo pois só com o exame ele poderá dizer se os seus olhos tambem estão com herpes o não

  159. Raissa disse:

    O meu caso começou na infância. Quase todas as vezes que eu ia pra praia, clube e tomava mto sol, ficava vermelho a área dos meus olhos como se fosse uma herpes. Uma vez por ano geralmente aparecia. Depois ficou uns 3 anos anos sem aparecer. Por volta dos 14 anos tive mais uma vez. Ano retrasadondo aos 17 anos fiquei 40 dias na praia, como tomei mto sol, tive novamente. Ano passado tbm , final do ano quando usei um produto no rosto no tratamento de acne ( clindoxyl gel ) meu rosto ficou extremamente vermelho e surgiu novamente essa '' alergia ''. Ninguém consegue entender o que é, já fiz exames, muitos dermatologistas a maioria fala que é uma alergia ou herpes. Mas é estranho, pq só me da na presença do sol, ou quando usei esse produto e esquentou muito meu rosto! E agora no momento estou novamente com essa ' alergia ', pq utilizei um produto para acne (Epiduo gel ) e esquentou demais! Meu rosto está a mais de 10 dias descascando ! E demora cerca de uns 40 dias pra sumir completamente da área dos olhos, isso quando não aparece tbm, próximo onde se localizam as olheiras, perto do nariz. Por favor,preciso saber exatamente o que seria isso!

  160. Nenive disse:

    Nive
    Dr. Renato! Tenho herpes com certa frequencia no nariz. Sempre passo aciclovir e logo passa.Agora, como estou amamentando, não passei e continuo com as bolinhas. Há tres dias, meu olho direito tambem ficou vermelho ,com coceira na palpebra direita e secreção. Passei Tobrex e melhorou. Vc acha que pode ter sido da herpes? Uso lente de contato. Elas ficam contaminadas? Posso passar para o meu bebe? Por favor, me responda! Estou preocupada!

  161. Raissa

    exatamente o que é isso eu nao tenho como dizer

    mas nao parece ser herpes
    Tem mais cara de alergia mesmo. E se for alergia voce tem que se proteger muito do sol, usar sempre protetores solares, evitar usar produtos na pele ao redor dos olhos, maquiagem etc…

    alergia não some. sempre que se expor a causa da alergia voce terá os mesmos sintomas

  162. Nive

    pode ser herpes sim
    as lentes nao ficam contaminadas
    E voce pode passar p o seu bebe se ele tocar nas lesoes
    Consulte seu oftalmo assim que possivel

  163. blogger disse:

    DR renato;MINHA FILHA TEM O VIRUS HERPES NO OLHO DESDE OS 10 ANOS,MAS DE UNS 5 ANOS PRA CA SE MANIFESTA QUASE QUE 2 OU 3 VEZES AO ANO,ELA TEM 25 ANOS AGORA,NO FINAL DO ANO 2010SE MANIFESTOU FORTE,COMO EM 2007 ONDE PERDEU MUITO A VISAO,CADA VEZ QUE ABAIXA IMUNIDADE DEVIDO QUE ELA E MUITA NERVOSA,VOLTA,ACICLOVIR ,VALACICLOVIR,ATE TIMULINA FOI APLICADA NELA,SERA QUE A VACINA AJUDARIA ELA CONTRA ESSE VIRUS QUE A DEIXA CADA VEZ MAIS ABATIDA?ESSES MEDICAMENTOS DA FAMILIA ACICLOVIR NADA FAZ MAIS EFEITO,NESSE MOMENTO ELA ESTA COM ELE MANIFESTADO,SE PUDER ME DAR UMA LUZ ,ME AJUDA,SOFRO MUITO COM ELA,FICO IMPOSSIBILITADA MESMO ATENDENDO .
    DESDE JA AGRADEÇO,LUCIA

  164. Gloria Vani disse:

    Dr. Renato, tenho 54 anos e desde os 17 sofro com a herpes simples, primeiro começou na palpebra esquerda (tb tenho na pálbebra direita) e 2 anos depois tive uma infiltração na córnea esquerda. A da pálpebra tenho recidivas constantemente(pois uso maquiagem e tb me exponho muito ao sol, tenho certeza que isso agrava) porém convivo bem e não me afeta muito, pois a crise é sempre branda, começa com uma coceirinha e depois dá um inchadinha como uma picada de mosquito, não aparecem bolhas visíveis, só eu noto. Já a córnea, apesar de não me atacar constantemente (em média de 3 em 3 anos), é sempre estressante pra mim, já tenho cicatrizes, e me incomoda bastante, enxergo mal desde a primeira vez. Fico muito nervosa e acho que isso piora. Quando era mais nova quis entrar pra fila de transplantes, mas me disseram que não poderiam fazer já que o olho direito não tinha a doença e eu enxergava bem, e não poderia e não iria obter uma córnea nova pra enxergar bem dos dois olhos, porém, com a idade já não enxergo bem do esquerdo e gostaria que o senhor me dissesse se é possível eu me candidatar a um implante. E como fazer. Desde já agradeço. Gloria

  165. Auto Quintas disse:

    Durante uns 2 meses tive herpes ocular (na palpebra direita) que nenhum dos 3 medicos a que me dirigi (um deles oftalmologista) me conseguiu diagnosticar…passados esses 2 meses fui a um outro que me diagnostico e começou tratamento, o resultante foi ter ficado com duas ulceras, que agora são cicatrizes herpeticas… entretanto ja fiz tratamentos com Ronic e Virgan o que me fez melhorar imenso, o problema foi quando tive que parar o tratamento, e agora (por exemplo hj) alem do olho estar vermelho ao lado da cicatriz tenho coceira e dor no olho…
    Existe algum tratamento eficaz para melhorar as cicatrizes? Laser, medicamentos, gotas (que não tenham cortisona…) ?!

    Obrigado

  166. Auto Quintas disse:

    outros dados que me esqueci de mencionar, o herpes apareceu me na palpebra em fevereiro deste ano, tenho 25 anos, tenho muita sensibilidade á luz tenho de andar sempre com oculos de sol.

    Mesmo estando na praia com oculos será que o sol ou o cloro da piscina prejudica a minha condição?

    Obrigado!

    Patrick

  167. Lucia

    pode ser que a vacina ajude sim o problema é que ela nao esta disponivel comercialmente na maioria dos lugares

    Quando ha crises repetidas, o ideal é fazer profilaxia, usando o aciclovir numa dosagem mais baixa e todos os dias

    E as vezes o que está incomdando nem é mais o virus do herpes em si mas as complicaçoes que ele causou

  168. Gloria

    é possivel sim. Basta procurar um oftalmo e ver se vc tem indicaçao mesmo
    Em casos de herpes a chance da doença voltar apos a cirurgia é relativamente grande. Entao tem que considerar isso tambem

  169. Patrick

    Sobre essses tratamentos para lesoes residuais do herpes na palpebra eu ja nao sei dizer
    Melhor procurar um dermatologista

  170. Auto Quintas disse:

    Bom dia,
    Dr. penso que o problema agora não é o herpes na palpebra, mas sim as cicatrizes que ficaram mesmo no olho (na cornea) não ha forma de tratar !?

    Será que esta irritação no olho são desenvolvimentos do herpes? ou será “apenas” irritação pela cicatriz (o que me foi dito pelo ultimo oftalmologista que visitei)

    Obrigado!

    Patrick

  171. Patrick

    as cicatrizes na cornea só somem fazendo o transplante de cornea
    Nao ha outro modo delas sumirem completamente

  172. Auto Quintas disse:

    Eu sei que completamente só fazendo transplante Doutor, mas não ha nenhum tratamento que pelo menos faça acalmar esta dor / desconforto?

    Ha alguma tendencia para melhorar com o tempo ou a tendencia é sempre piorar?

    Obrigado!

  173. Auto Quintas disse:

    Desculpe postar tanta vez seguida mas hoje tive de ir de “urgencia” ao oftalmologista, que me receitou novo tratamento…

    7dias 5 vezes por dia Aciclovir
    4x por dia Ronic
    4x por dia Virgan…

    E pela primeira vez desde ha alguns meses que me voltou a falar do virus…

    O problema será portanto do herpeS? ou das cicatrizes que ficaram desde as ulceras herpeticas?!

    Estou bastante confuso…

    Obrigado!!!

  174. Aline disse:

    Dr. Renato, se o herpes ocular é uma infecção causada pelo vírus do herpes simples (HSV) do tipo 1, significa que contrair herpes labial poderia reativar o herpes ocular? eu acabo me afastando das pessoas por conta de acreditar que caso elas tenham herpes labial isso possa desencadear uma nova crise do herpe ocular, medo é infundado?

    Obrigada!

  175. Patrick

    se ele passou o tratamento com aciclovir é pq ele acha q é o virus
    Eu nao tenho como opinar pois nao estou vendo seu olho. Confie em quem está te examinando

  176. Aline

    seu receio é infundado
    Voce ja tem o virus no seu corpo. Ele esta alojado nos ganglios nervosos do seu corpo
    Ele voltará a ter atividade ou nao dependendo de varios fatores

    Nao tem como vc se contaminar novamente

  177. Augusto

    Desculpe mas fui obrigado a retirar seu comentario
    Embora o tratamento possa ser eficaz ainda nao é aprovado cinetificamente e nao posso ter propaganda dele no meu site
    Espero que entenda

  178. vanessa disse:

    eu tive herpes pela primeira vez aos 10 anos. e veio novamente com 21 anos mas no msm ano deu denovo. hoje enxergo bem embaçado e arde muito sp posso sair de casa com oculos escuros mas msm assim a ardencia é grande.. sera q tem algo p melhora a ardencia?

  179. Vanessa

    alguns colirios lubrificantes ou antiinflamtorios podem ajudar
    Converse com seu medico sobre isso

  180. Thaisa disse:

    Minha írmã de 5 anos está com suspeita de herpes no olho, pelo menos foi isso q o médico nos falou. Só q ele não prescreveu aciclovir e sim Tobradex. Estou angustiada! A pálpebra dela tá inchada e com algumas “pipoquinhas” próximas da região do olho, mas não no canto dos olhos. É possível q seja apenas uma conjutivite. A hipótese de uma póssivel perda visual me deixa desesperada!Ah, o médico examinou o olho e n observou nenhuma lesão na córnea. Mas se o tratamento n for o adequado o quadro pode mudar?

  181. Thaisa disse:

    Ah, a parte branca do olho está bem vermelhinha.

  182. Thaisa

    Ele foi no oftalmo? É importante que sua irma seja vista por um oftalmo e nao só pelo pediatra

    Se a cornea nao foi atingida a chance de ter sequela nao visao é minima

  183. tata disse:

    ola,,, ja tive uma conjuntivite ha quase dois meses atras,,,o oftalmo que eu estva fazendo o tratamento me passou um monte de colirio,,,tobradex,florate,tobrex,pomada epitegel e nenhum resolveu,,,,resolvi mudar,, ontem sabado 20/08/11 fui em outro oftalmo,,,e ele examinou e disse que esse problema no olho esquerdo era uma herpes ocular,,,edeixou uma cicatriz na minha cornia,,,e perdi 40%da visao do meu olho esquerdo,,,e tbem disse que pode voltar e me passou aciclovir pomada ofltalmica p passar mas tenho medo de perder minha visao futuramente por causa dessa herpes…por favor me de uma opniao???

  184. Tata

    é dificil te dar uma opiniao pois nunca te examinei e nao sei as condiçoes da sua cornea hoje

    mas o tratamento está sendo feito entao tem que aguardar

  185. dani disse:

    Dr. Renato
    meu bebe teve herpes na palpebra com 10 dias de nascido e já comecei fazer o tratamento com oftalmo com pomada ciloxan ele sarou mas o olhinho continua menor que o outro isso é normal e vai voltar ao normal …gostaria de saber pois estou preocupada ele não gosta de sol tbm…

  186. Aline disse:

    Devo agradecer por todas as nossas dúvidas que são sempre esclarecidas com muita boa vontade e clareza pelo Dr. Renato, nós que sofremos desse problema, temos muito medo de perder a visão e muitas vezes é difícil obtermos uma informação correta.
    Dr. Reneto, sei que é impossível prever se essa doença pode voltar, mas se possível gostaria de saber se mesmo depois de 7 anos após a primeira infecção há grandes chances de uma segunda? mesmo com a interferência da medicação é possível que o herpes leve à cegueira? como fica o aspecto estético do olho caso ocorra a cegueira, me perdoe por tantas perguntas ao mesmo tempo, mas essas dúvidas me deixam bastante preocupada.

    Muito obrigada!

  187. Dani

    se a lesao sarou mesmo com o tempo a palpebra volta ao normal
    é preciso acompanhamento frequente com o oftalmo

  188. Aline

    geralmente as recorrencias ocorrem nos primeiros anos apos a 1a infecção
    Mas nada impede que ela ocorra muitos anos depois (a chance é menor mas pode ocorrer)
    Dependendo do local afetado pelo herpes mesmo com a medicaçao correta pode haver sequelas na visao
    Cegueira total é dificil mas pode haver algum prejuizo

  189. Aline disse:

    Dr. Reneto, fico muitíssimo grata pela boa vontade de nos ajudar, meus parabéns pelo blog e por todos os esclarecimentos. Deus lhe abençoe.

  190. Ellen disse:

    Eu tive herpes em 2008 e agora em agosto de 2011 tive outra vez, estou em tratamento ainda, usando Aciclovir, Optive e Fred Fort, aparentemente minha cornea esta normal… A pergunta é eu passo para alguem essa herpes??

  191. Ellen disse:

    Esqueci de mencionar, estou com herpes ocular desde 21/07/2011 desde então estou em tratamento, no começo foi somente aciclovir com o optive, agora reduziu o aciclovir, pois tomo de 12 em 12hs e continuo com optive de 4/4hs e fred fort agora de /4hs. Vou continuar os medicamentos até 12/09/2011 pois é o retorno no oftalmo, pois o dr quer acompanhar o desenvolvimento pois ficou sequelas. Sei que estou no caminho certo, porem tenho dúvidas sobre a doença mais fico com “vergonha” de perguntar ao médico. Gostaria muito de saber se posso passar isso a alguem.
    obrigada Ellen

  192. Ellen

    vc nao tem q ter vergonha nenhuma
    é importante saber de tudo sobre a sua doença
    o seu tratamento está corretissimo

    O herpes NAO transmite facil como uma conjuntivite comum

  193. Ellen disse:

    Oi dr. Renato,
    será que o sr poderia me informar quais são as formas deu transmitir a herpes ocular para alguem? Eu nunca tive herpes em outra região do corpo, posso passar a ter?
    Obrigada desde já.

  194. Ellen

    o herpes é transimitido por contato direto, necessitando geralmente de um contato mais intenso. P.ex., beijo, sexo etc…

    normalmente o herpes só se manifesta em uma regiao mas nada impede de ocorrer em outras partes do corpo tambem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s